Adwords

Interessado em fazer dinheiro anunciando no Google?

Celular

Produtos do Google para seu celular favorito ou para o iPhone? Você encontra tudo aqui!

Gmail

Considerado um dos melhores Webmails do Mundo, o Gmail não pára de inovar!

Opensocial

Tudo sobre a plataforma de aplicativos para Redes Sociais do Google!

Orkut

Tudo sobre a Rede Social do Google, a mais popular no Brasil!

Início » Geral

A Google já domina o Mundo

Enviado por em terça-feira, 15 novembro 200524 Comentários
Caros, não vou fazer previsões, nem me basear em sonhos aqui, quero somente falar que o Google não vai dominar o mundo, pois ele já o domina. Antes de gerar qualquer conflito e um anti-Google fazer comentários anônimos com ataques ao blog e à Google, vou garantir aqui que estou me baseando em fatos reais e que são inegáveis.

Eles sabem o que queremos!

Ter um sistema de buscas é, perigosamente, saber o que as pessoas gostam, onde elas gostam de ir, o que elas ouvem, comem, bebem e lêem. Pense que milhares de pessoas passam diariamente pela home do google.com e depositam naquela caixinha de busca todos seus desejos, dúvidas e esperanças. Assim o Google sabe o que você quer, procura ou espera. E isso não é nenhum segredo, basta visitar o Google Zeitgeist; ali há um ranking semanal dos termos mais buscado nos Estados Unidos e no mundo. Alguém ainda duvida que a empresa saiba do que gostamos e do que precisamos? Imagine se a empresa lançar um produto, como por exemplo um sorvete, ela saberá, antes de entrar no mercado, qual o sabor que o público tem preferência, como eles gostam que o sorvete seja servido e onde elas preferem comprá-lo. Essas informações não seriam obtidas por pesquisas superficiais, mas sim por informações diárias depositadas por todos os tipos de pessoas de todo o mundo no serviço de buscas da empresa. Isso é ou não dominar o mundo?

Para que comprar um jornal impresso ou esperar uma revista mensal, se você pode achar notícias em tempo real sobre qualquer assunto no Google News? O serviço de notícias da empresa está revolucionando o mercado de notícias, deixando seus usuários bem mais informados e também fornecendo ao gigante das buscas tudo o que as pessoas gostam de ler, quais as empresas ou pessoas que geram mais notícias e quais os assuntos que ganham mais destaque na mídia.

Eles sabem quem somos!

Mais de dez milhões de perfis criados no Orkut. A Google tem acesso ao perfil de todos que tem acesso ao Orkut, e essa base de dados, que cresce diariamente, mostra como as pessoas se comportam, o que gostam e como se relacionam. O Blogger também mostra à empresa tudo o que as pessoas pensam. Não é a toa que a empresa criou o BlogSearch, ela sabe que o futuro pertence ao compartilhamento de informações e como atualmente os blogs tem se tornado uma das principais fonte de informação alternativa no mundo. A empresa está investindo neste meio para colher frutos a médio prazo e concentrar uma base invejável de informações.

Como assim, já dominou o mundo?

A Google conhece nossos hábitos, desejos e dúvidas, portanto, qualquer produto que ela lançar será sucesso. É fato: as buscas revelam o que realmente é sucesso ou o que não tem poder de atração sobre os usuários. Assim não precisamos mais nos assustar com o lançamento de serviços inovadores, pois temos que lembrar que a empresa sabe onde está pisando, ela sabe agradar os usuários, não só por ter alguns dos maiores gênios da informática e internet em seus corredores, mas por saber o que as pessoas gostam.

É previsível que o futuro encontra-se na internet e que a Google dominará o mundo a não ser que outro mecanismo de busca consiga tirar proveito de suas estatísticas e ter sucesso igual ou superior ao que a Google obteve nos últimos anos. Enquanto nenhuma outra empresa toma iniciativas realmente grandes e inovadores a Google continua dominando o mundo e lançando serviços inovadores e que agradam ao público, fazendo com que seu capital cresça assustadoramente a cada novo trimestre.

Medo?

O fato da Google saber tudo sobre seus usuários não é motivo de medo grandioso, pois quanto mais a empresa souber de seus usuários, mais flexíveis e agradáveis serão os programas e serviços da empresa. É lógico que certas medidas são necessárias para a privacidade das pessoas, mas antes que alguém saia por aí condenando o Google e apagando perfil no orkut, devemos lembrar que a privacidade, embora polêmica, é uma preocupação da Google e nenhum dado seu será usado para seu mau, até porque o primeiro lema da empresa era “não seja mau”, portanto, embora a empresa queira concentrar todo o mundo em um só lugar, ela não tem objetivo de explorar isso maleficamente, até por que não pode jogar ao vento toda a credibilidade conquistada em seus sete anos de existência.

Popularity: 4% [?]

Fernando Kanarski Google AdWords Certified Partner, atualmente é Analista de Novas Mídias na HouseCricket , onde é responsável por Search Marketing e WebAnalytics.

24 Comentários »

  • Hugo disse:
    “A Grande Google zela por nós!!”

    Acho que esta frase é o motivo de grande medo que todos devemos sentir.

    Acho que não devemos tratar o fato com grande fanatismo. Eu sou fã do Google, admiro a maneira que eles abordam os problemas. Mas o fato deles estarem fazendo acordos com as maiores empresas do mundo e buscando cada vez mais fatias maiores do mercado, isso não é lá muito vantajoso para nós.

    Qualquer um que já leu 1984 tem uma breve idéia do que estou querendo dizer, ter alguém zelando por nós é motivo de admiração e medo.

    Muitos só querem ver “a Google derrubar a Microsoft”, acho que é muita tolice querer que uma empresa se torne a guardiã do mundo só pra ver ela esmagando aquelas que pensamos que odiamos e tomando as dores por nós.

    Esse rápido crescimento da Google é sim um motivo de medo e preocupação não só para as grandes empresas, e sim para nós mesmos. Imagine se a Google se tornar o senhor de todas as empresas, dizer o que todos devem ou não devem fazer baseados em estatísticas de buscas. É isso que somos para eles, meras estatísticas de buscas.

    Devemos ter muita cautela antes de seguir a onda Google, hoje eles estão sendo bonzinhos demais só porque somos nós que alimentamos os bancos deles… Mas quando eles já estiverem em posse de um banco de dados completo não sabemos se usarão a nosso favor ou ao favor de seus próprios interesses. Aí byebye usuário, eles já sugaram tudo que queriam de nós.

    Acho que viajei bastante, mas aí está minha idéia. Tratar o assunto com fanatismo só vai ajudar a eles, pois é isso que eles querem.

  • Anonymous disse:
    ahhhh! Finalmente alguem que comentou alguma coisa que eu queria ter ouvido! Nossa, graças a Deus!
    Eu num sou anti-Google igual falaram no começo do post.. Só por que eu postei umas coisas sobre a Microsoft.. Nada ver…
    É isso que eu queria ter dito.. nossa, julgo esse user aih de cima mais inteligente que eu, pois usou em poucas linhas oq eu keria ter dito, mas num entenderam…
    Esse FANATISMO não traz nada de bom, pois como o blog já disse, o lema do Google é algo como “O universo inteiro”.. Sei lá, algo assim… Depois que eles tiverem tudo, vamos ver como vão ser as coisas.. Quem garante que eles num vão usar as infos a seu bel-prazer? Se eles vão ter TODAS as informações, não vai existir governo que manda-os parar.. Eles vão ser o “governo”… Mais ou menos como uma “ditadura”… Se eles sabem tudo, eles podem controlar o que quiser por meio de chantagem por ex…
    Ah, dexa eu ficar quieto senaum o povo vai falar que eu sou anti-Google soh por q tenho uma visão diferent.. Pois eh.. sempre os de visões diferents sao levados como anormais e loucos.. Vamos ver então daqui alguns anos.
  • Pedro Vilas Boas disse:
    Bom,
    sobre o Google News e qualquer outro site de notícias, ainda não conseguirão arrancar o público leitor de jornais e revistas. Dentre outras razões, uma é pela própria tração;
    outra seria porque muitas pessoas que não trabalham no setor de informática, não tem acesso às noticias. E mesmo que tivessem, ler os títulos das notícias nos “feed readers” é um tanto chato.

    Eu, neste ano de vestibular, baixei um leitor de feeds e coloquei uns canais de notícias muito bons. O problema é que eles sempre atualizam muito e dependendo da freqüência com que as pessoas acessam a internet, as notícias se acumulam. O resultado é a preguiça de ler título-por-título.
    Já numa revista quinzenal eles concentram as noticias mais-mais.

    E o fator mais importante: ler em impressos é muito mais agradável do que na tela. Até as pessoas se acostumarem a ler no cumputador, pode colocar aí umas gerações… fora aquelas que tem dores ou de ficar sentadas mt tempo ou de cabeça, olhos…

    A leitura no computador ainda não é a das mais escolhidas.

    é isso…
    abraços!
    e esse blog é muito bom =)

  • Tech No Logic disse:
    Bom gente… eu só queria deixar um comentário simples… 1º o Orkut não domina o mundo… domina o Brasil, mania q brasileiro tem de achar q se está em português e em inglês… faz parte do mundo inteiro!!!

    o Mesmo eu diria para o Blogger… alguém vê blogs em francês, alemão ou mesmo em japonês a torto e a direiro pelas pesquisas do Blogger???

    Acho q o Goggle.com realmente domina o mundo em BUSCADORES, mas dizer q o Orkut e o Blogger fazem parte desse dominio é exagerar…

    Adoro o google… (isso vai para os Anti-Googles), se os fundadores fossem pessoas tão ruins assim não teriam batido em marcas como Coca-Cola (com legado de anos) em pouco mais de 5 anos de existência… há de concordarem comigo… esses 2 descobriram a famosa “Formula de Ganhar Dinheiro” que todo mundo procura!!!

  • rafael gimenes disse:
    vamos fazer aparecer no top de busca do google Google Zeitgeist “Google is Sux”.

    é facil, arrumar programas q comecem a encher linguiça e deixar a base do google toda fudida ! e irreal.

  • Anonymous disse:
    É… o Google já domina mesmo o mundo DOS BUSCADORES! Já o mundo real… vamos deixar bem claro isso, eles não são um governo, com forças armadas e truculência para assustar o mundo, quanta bobagem. Mais: quem resiste ao charme de uma boa revista numa banca impressa em papel couchê em 4 cores se exibindo para os leitores? Enquanto houver gente andando pelas ruas e passando em frente das bancas…
    Um pouco de cultura detona alguns medos sem fundamento, por exemplo: quando surgiu a fotografia decretaram que os grandes pintores desapareceriam, mas o que o mundo viu foi o surgimento de Picasso, Mondrian, Salvador Dali, Portinari, Di Cavalcanti…
    O Google pode até saber o que querem milhões de pessoas, mas quem decide se compra ou não determinada oferta é o senso crítico de cada um, nada mais.
    Gosto muito do Google, mas é pretensioso demais o título da referida matéria.
  • Danilo disse:
    Meu primeiro comentário aqui no UnderGoogle, mais já visito o blog faz tempo!
    Um óitmo trabalho, continuem assim…

    Bom, uma coisa que falaram nos comentários acima foi que o Google zela pelo bem, segurança e privacidade dos usuários, sim… isso é a mais pura verdade e com isso conseguem cadastros de pessoas (Orkut), saber interesses dos usuários (busca e blogs)…

    Tudo isso é verdade, até agora a Google é realmente o que diz que é e vem crescendo cada vez mais e colocando mais serviços no mercado, e a maioria, senão todos os produtos deles fazem sucesso.

    O que assusta é, o que vai ser daqui pra frente? Que a Google vai “dominar o mundo” eu não duvido, afinal, eles sabem tudo sobre você… só não utilizam isso ainda…

    Existe um jogo chamado Uplink, ele ocorre alguns anos no futuro, e todas as informações, desde o número do seguro social até sua ficha criminal fica em um só banco de dados, controlado pelo governo, ou uma só empresa.

    A Google está fazendo a mesma coisa, armazenando tudo em seus servidores, tanto é que o Bush já requisitou esses dados, diz ele para acabar com a pornografia infantil, é… mas ele também dizia que tinha armas de destruição em massa no Iraque.

    Já a Google se recusa a dar essas informações, sempre fazendo o papel de bonzinho…

    Não estou dizendo que a Google é ruim, eu sou um assíduo usuário do Google e alguns de seus serviços, o que quero dizer é que eles estão mantendo sua imagem que adiquiriram nesses anos…

    Mas uma coisa que intriga é o que eles pretendem fazer com todas essas informações? Eles sabem tudo sobre quase todos e com isso pode-se “dominar” facilmente…

    “O Bem e o Mal é apenas um ponto de vista.”

    Ou seja, cabe ao Google definir-se aos usuários, alguns vão dizer que é uma conspiração para um Database mundial de pessoas ou então somente um meio de conhecer pessoas.

    O Google é o que diz, mas não diz o que pretende. Isso que assusta.

  • Anonymous disse:
    “para seu mau” ou “para seu mal“? :)
  • Amanda disse:
    Anonymous disse…

    “para seu mau” ou “para seu mal”? :)
    ———————————

    bem – mal

    bom – mau

    😉

  • Marco Aurélio disse:
    O google é simplismente fantastico,sou o maior fã dessa empresa e acompanho ela a um tempo e so tenho a dizer que essa empresa é a melhor.Como idz na reportagem,tudo que la lança ou inventa fa sucesso e se nao fez ainda vai fazer pois ela tem acesso a tudo que a gente gosta,faz,sente ouve e assite e por isso faz produtos com muita perfeição.Ela realmente sabe o que o público quer e precisa por isso crio o gmail,considerado o melhor email do mundo.Tem o melhor buscador do mundo com um precisão de busca e de pesquisa que nehum outro tem e te o melhor site de relacionamento e que é um sucesso.Ele faz tudo com perfeição e por isso é hoje uma das maiores empresas do mundo.

    ”Se vc pesquisou e nao achou no google é porque nao existe”

  • Anonymous disse:
    Pessoal,

    Depois que um único juiz conseguiu bloquear o You Tube, é de se pensar se um site possa ter tanto poder assim.

    Existe um equilíbrio de forças e qualquer um que tente romper isso, gera instantaneamente que o outro lado da balança reaja e suba!

    Se não houvesse tantas distribuições Linux, esse sistema já teria, pela concentração de forças, derrubado a Microsoft.

  • Anonymous disse:
    Hmmmm

    acho que o assunto eh mais simples do que fazem parecer.

    Concordo q o google jah dominou o mundo. Concordo que o google vai dominar mais ainda. Concordo que fanatismo nao leva a nada. Mas nao esquecem que tudo que acontece todos os dias na nossa vida jah eh manipulada por empresas e pessoas mais e mais poderosas… Tem gente que fala que tem medo de ser “controlado” pelo google mas quando um ator ou artista famosos fala algo essa mesma pessoa vai na loja e compra esse algo na mesma hora. Nao vamos ser hipócritas, o google eh so uma empresa como outra qualquer que tem poder e informação… nao existe nenhum robo ou alienigena por tras do google controlando a empresa e desejando exterminar todos os seres humanos (pelo menos acho que nao 😉

    Pra finalizar, penso que mesmo que o google domine o mundo ate que nao vai ser tao ruim assim, afinal de contas alguem vai (ja!) dominar

    E se forem alienigenas tentando acabar com a raca humana que acaba afinal de contas nos somos os verdadeiros destruidores de nosso planeta.

    ;D

  • Anonymous disse:
    É un pouco esagerado dizer que o Google News é tan bó servizo. De feito, o seu funcionamento actual é a mellor mostra do pouco que Google domina o mundo, tan siquera o mundo da información codificada.

    Non coñecía o servizo -calquera outra das probas que a xente de Google fai cos seus usuários, supuxen- e fun probalo. Apareceume a páxina de información de Portugal. En fin, aproximouse, por que a Galiza está ben cerquiña e mesmo falamos un idioma similar, pero é que o radio de interese nesta parte de Europa é moito máis pequeno que 500 kilómetros, e niso nótase que é unha empresa norteamericana.

    Dito doutro xeito: conseguiron o meu click no Google News, pero só terían conseguido o seu propósito -fidelizarme ao seu servizo para obter de min máis información para novos produtos e servizos- se me tiveran mostrado as novas de Galiza, onde por certo se atoparán con que precisarán procesar máis dunha grafía.

    Pero nada, nada… sigamos lanzando FUDs que igual o Finantial Times acredita e suben os seus valores en bolsa…. como estratéxia de marketing anos-90, non estivo mal…

  • Gustavo Bacchin disse:
    Eu acabei de escrever um artigo sobre os últimos dias no mercado de publicidade online. Coloquei em perspectiva todas essas aquisições e o que fica mais claro pra mim é a clara intenção do Google de atuar nas diversas áreas da indústria online: publicação e distribuição (Adwords e Adsense), administração das campanhas (Doubleclick), métricas (Google Analytics) e cobrança (Google Checkout).

    Sites de busca disputam domínio do mercado de publicidade online com série de aquisições

    E também poderíamos discutir a compra da Doubleclick no que se refere à Performics, agência de search marketing, que é parte do “pacote” Doubleclick. Google agora tem sua própria agência de links patrocinados e SEO, hmmm…eles não perdem tempo…

  • L disse:
    Google no caminho certo.
    nada mais
  • criação de sites disse:
    Parabéns a equipe desse post, aos que falam mal do Google é pq gostariam de estar no lugar deles.
    Essa base de sucesso constante, foi conquistada e é mantida com muito esforço e criatividade de seus idealizadores, não é simplesmente um acaso do destino ou sorte de dois universitários…
  • Henrique Londero disse:
    Quer dizer que se eu for me candidatar a uma vaga no google só preciso informar meu nome porque o resto já sabem… rsrsrs

    Ao meu ver, com tanta informação assim, vai virar a maior empresa de consultoria do mundo.

    Vende-se informação, dá meia dúzia ai!

  • sobrinho js disse:
    eh……..
    mas o mundo só vai virar uma MM (master mind) quando a base que capta/armazena os dados de TODAS as ferramentas de busca estiverem integradas.
    Ao digitar alguma coisa no campo de busca e este conteúdo for exatamente igual ao de outros usuarios aparecerá uma listagem com o conteudo semelhante e os outros usuarios on line com a opção de contata-los via chat/voz/webcam.
    Vc terá a opção de busca em tempo real ou histórica pois poderá contatar quem busca naquele momento ou que embora não esteja on line vc pode interagir posteriormente ou ……….
    não optar por falar com seu CL (clone eletronico).
    Claro, um MM é muita pretensão quando o mundo tem pouco mais de 6 bilha de neguinhos e só um tiquinho deles estão on-line.
    Achar que o mundo vai ser dominado pelo google é substimar quem curte o mundo off-line, convenhamos, é bem melhor…. e mesmo que domine não ocorrerá sem a colaboração do mundo….
  • Apaixonado disse:
    Vamos ver o que vai suceder…
    Não tarda, começará a comprar empresas, donas dos serviços de relacionamentos amorosos como AllHappyDates.com e date.com.
  • […] E o Google continua colocando em prática seus planos de dominar o mundo. […]
  • […] Google – Domains the World 16 08 2008 Estava lendo um post de um blog até bem conhecido (que inveja T.T xD), o UnderGoogle, Que dizia sobre a dominação do Mundo por parte da Google, ótimo post, me baseando nele, vou criar um post sobre isso também. Link Para o post da UnderGoogle […]
  • […] como este site aqui, diz que o Google não dominará o mundo, pois já o […]
  • […] Desde o meio do ano passado, eu comento que eu acho que a Google perdeu o foco quando se abriu demais para praticamente todas as áreas e aplicativos da internet. Isso se deu quando, em uma lista de e-mails, um colega disse “o google vai dominar o mundo, tem um navegador, um buscador, um e-mail, o google earth, google maps e os googles * da vida, só faltava ter um sistema operacional e um celular”. Na minha resposta eu comentei sobre o Android e sobre o G1, ou seja, não falta nada. […]
  • […] Hoje o Google tem como maior concorrente a Yahoo, mas tire suas próprias conclusões. Vai demorar para o Google dominar o mundo? Há quem diga que já. […]