Vocabulário de Googlers

Vamos reunir aqui alguns dos termos mais utilizados no dia-a-dia dos Googlemaníacos:

Google – Nome do mais famoso buscador do mundo, criado por Sergey Brin e Larry Page. O nome deriva do termo matemático googol, que representa o número 1 seguido de 100 zeros, e que foi escolhido para demonstrar a imensidão da web e o desafio do mecanismo em unir toda esta gigantesca web em um só lugar.

Googlear – Ato de pesquisar no buscador Google.

GooglePlex – é o nome do conjunto de construções de trabalho e moradia do Google, em Mountain View – CA (veja imagens). O termo também deriva da matemática e significa 10 elevado a 10 elevado a 100 ou simplesmente 10 elevado a googol.

PageRank – Algoritmo responsável por determinar a relevância ou importância de uma página. Logo, quanto maior for o PageRank de uma página, maior será a chance de seu aparecimento no topo das pesquisas. O termo PageRank tem origem no nome de um de seus fundadores, Larry Page (leia mais).

Google Dance – Tempo necessário para que todas as páginas indexadas pelo buscador sejam atualizadas. Estima-se que em aproximadamente um mês, todas as páginas indexadas pelo Google são revisadas e atualizadas.

Google Bomb – Inserção de posts que intencionalmente contêm uma série de palavras ou frases susceptíveis de atrair visitas através de motores de pesquisa como o Google. Um exemplo é o termo “miserable failure”, que aponta como primeiro resultado para a biografia oficial de George W. Bush.

KiloGoogle – Medida referente a cada 1000 resultados obtidos no Google para um determinado termo.

Google Doodle – Ocasião em que a home do Google recebe logos comemorativas. Isso acontece com as principais datas do ano. Todas as logos comemorativas são feitas especialmente por Dennis Hwang, um Webdesigner de 23 anos, e podem ser encontradas na página Google Holiday Logos.

Backrub – Nome inicial dado ao projeto de busca de Larry Page e Sergey Brin, enquanto freqüentavam a Universidade de Stanford.

Crawler – É o robô responsável pela visitação e indexação de todo o conteúdo da web. O Googleblot é um dos mais eficientes Crawler’s da internet. Para se ter uma idéia, cerca de aproximadamente 4 dias depois de uma matéria ser publicada em um site já é possível encontrá-la no Google.

UnGoogleables – Pessoas que o Google nao encontra. São essoas que levam uma vida normal e usam a internet, mas nao deixam rastros online e não são localizaveis pelo Google.

Conhece mais algum termo e gostaria de colaborar? Envie-nos um e-mail.

Popularity: 2% [?]

4 ideias sobre “Vocabulário de Googlers

Os comentários estão fechados.