Chega de criar! É hora de Integrar.

Há pouco mais de uma semana, o co-fundador da Google, Larry Page, declarou que a sua empresa deve parar de produzir novos produtos e deve se dedicar a integração dos seus mais de 50 serviços.

Visitando o Google Movies, buscador de filmes disponíveis em cinemas americanos, notamos que a integração já começou há tempos e deve ser o ponto alto nos serviços da Google a partir de agora. Através do serviço, dá pra buscar salas de cinema em qualquer lugar dos Estados Unidos diretamente no Google Maps além de analisar comentários de outros internautas sobre o filme.

O mais interessante nesse produto é a integração com o IMDb e a Apple, para maiores informações sobre os filmes e exibição de Trailers.

Outra integração notável é a junção de Gmail, Calendar e Talk.

Não podemos esquecer da recente junção entre Writely e Spreadsheets, formando o Google Docs, que segundo rumores deve ser integrado ao Google for Your Domain, uma série de ferramentas oferecidas a empresas.

Lendo comentários aqui no blog e em toda a internet dá pra pensar em mais:

  • Receber por email e abrir planilhas, documentos de texto e em PDF no Google Docs & SpreadSheets parece algo realmente próximo e possível. Falta só um Google Presentation para fazer uma frente completa ao Office da Microsoft.
  • Ler e-mail e acompanhar feeds tornaram-se algo tão vicioso que uma integração entre Gmail e Reader deve ser inevitável (iniciativa já existe, mas ainda não oficial).
  • Talvez a idéia utópica de Sistema Operacional possa ser substituída por uma página personalizada mais integrada aos serviços da empresa, tornando o uso das mais de 50 ferramentas uma coisa clara e fácil e dispensando o uso de sistemas operacionais caros.
  • Integração entre programas offline e Páginas da web pode ser uma grande sacada. A exemplo do que acontece já com o Picasa e o PicasaWeb essa integração pode ajudar usuários que ainda não tem banda larga.
  • Embora a página personalizada seja uma grande idéia para a centralização dos serviços, não podemos esquecer que o Gmail realmente é o xodó de muitos usuários. Então integrar um serviço diretamente ao Gmail é uma medida de sucesso, seja qual for o serviço.
  • GMail Chat e ferramentas de colaboração do Google Docs para edição simultânea de documentos.
  • Picasa Web e Google Maps para localização geográfica de fotos.
  • Blogger e Google Pages, para edição eficiente de sites.
  • Uma solução de armazenamento integrada para cada usuário, que guarde documentos de todos os serviços da empresa.

Empresas como Apple e Microsoft construíram seus impérios através de plataformas de aplicativos integrados, que comprovadamente fornecem uma experiência mais rica e intuitiva ao usuário. Chega a hora do Google fazer botar a mão na massa, serviços bons ela já tem.

Tem alguma previsão? Discorda do artigo? Comente!

Agradecimentos ao leitor Steven Conte.

Popularity: 1% [?]

5 ideias sobre “Chega de criar! É hora de Integrar.

  1. Até que enfim repararam que é necessário integrar todos os serviços. Eu já estava ficando perdido no meio de tantos produtos “isolados”. Espero que assim a Google não tome o mesmo caminho da Microsoft com seus 300 serviços “Live” que a maioria praticamente desconhece.
  2. Pingback: 2007: O ano da Integração, aquisições e Mobilidade | Undergoogle - Tudo sobre Google!

Os comentários estão fechados.