Envie anexos do Gmail no Google Docs

Ainda não foi desta vez que o botão “abrir no Google Docs” apareceu nos anexos do Gmail. Porém, o time de desenvolvimento do Docs & Spreadsheets está trabalhando em uma alternativa, ao menos temporária, que já funciona com arquivos de texto. Para que o sistema funcione, basta seguir os passos abaixo:

  1. Visite a página de upload do Docs & Spreadsheets;
  2. Um e-mail será gerando para cada usuário cadastrado no serviço. Algo como idgoogle-código@prod.writely.com. Copie o endereço e o adicione a sua lista de contatos do Gmail;
  3. Para criar um arquivo no Docs, basta enviar uma mensagem para este e-mail. O assunto será o título do novo documento e o corpo da mensagem será o documento em si;
  4. Em caso de anexos, você pode enviar para este mesmo e-mail um arquivo anexo, esteja ele no seu PC ou seja um arquivo já recebido. Em caso de e-mail recebido, basta encaminhar o e-mail para o endereço fornecido pelo Docs & Spreadsheets;
  5. Após o arquivo ser indexado ao serviço, um e-mail de confirmação será recebido pelo usuário. Caso não receba e-mail, o seu arquivo não foi indexado.

Considerações:

  • O “quebra galho” somente funciona com arquivos de texto. Quer dizer, nada de planilha.
  • Ao adicionar o e-mail aos seus contatos, coloque para ele um nome facil de lembrar, assim fica facil de encaminhar os documentos para ele.
  • O Google Operating System deu uma bela sugestão: Você pode criar um filtro no seu Gmail, que envia automaticamente qualquer arquivo de texto direto para o Docs. Basta encaminhar todo e-mail que contenha as palavras “.doc” ou “txt” e tenha anexo, para o e-mail fornecido pelo sistema.

Popularity: 2% [?]

4 ideias sobre “Envie anexos do Gmail no Google Docs

  1. Apenas uma informação adicional: antes de ser comprado pela Gogoole, o Writely já gerava um endereço para o envio de arquivo por intermédio de e-mail. Portanto, a rigor não há novidade nenhuma. (Zé das Quantas)

Os comentários estão fechados.