Adwords

Interessado em fazer dinheiro anunciando no Google?

Celular

Produtos do Google para seu celular favorito ou para o iPhone? Você encontra tudo aqui!

Gmail

Considerado um dos melhores Webmails do Mundo, o Gmail não pára de inovar!

Opensocial

Tudo sobre a plataforma de aplicativos para Redes Sociais do Google!

Orkut

Tudo sobre a Rede Social do Google, a mais popular no Brasil!

Início » Geral

Orkut e Talk se integrando…

Enviado por em terça-feira, 7 novembro 200623 Comentários
Silenciosamente o Orkut já está se integrando ao Google Talk. Para fazer o Talk funcionar, é preciso que o usuário ative o compartilhamento de contatos entre o Orkut e o Google Talk que aparece ao entrar na rede de relacionamentos.

Após ativar o recurso, o usuário deve baixar a última versão do Google Talk. Este, por sinal, agora conta com o botão Scrap. E assim que chegam novos scraps, o Talk exibe um alerta.

No Orkut, as novidades são muitas. A começar pela indicação, por uma bolinha verde, para os usuário que já estão com o Talk habilitado no Orkut. Ao visitar o profile de um amigo que já tem o chat habilitado, você encontrará um botão “bate-papo” que automaticamente estabelecerá uma conversa através de uma janelinha do Talk. E a mensagem pessoal do Google Talk, ou música que ele estiver ouvindo, aparece logo abaixo da foto.

Já o Gmail ganhou todos os contados do Orkut. Isso quer dizer que da minha listinha de 150 contatos, fiquei com mais de 500! Isso pode aumentar consideravelmente o tráfego de correntes e e-mails indesejáveis nas caixas de entrada dos usuários, mas por outro lado poderá fazer o Orkut cair no gosto popular em outros países, além de popularizar a dupla Gmail e Google Talk no Brasil.

Mais imagens das novidades (clique para ampliar):


Viu mais algo novo? Comente!

Agradecimentos ao Wendely Leal, Gabriela Davila e Steven Conte.

Popularity: 19% [?]

Fernando Kanarski Google AdWords Certified Partner, atualmente é Analista de Novas Mídias na HouseCricket , onde é responsável por Search Marketing e WebAnalytics.

23 Comentários »

  • gabeee disse:
    jah baixei e to testando 😀
  • Meneses disse:
    tem novidades no código fonte da página inicial do orkut… hehehe
  • Anonymous disse:
    Orkut ñ precisa mais de convite
  • FiReHaWkZ disse:
    Essa integração, apesar de popularizar o Google Talk no Brasil, vai trazer outra onda de spam no orkut.
  • Dériqui disse:
    é “habilitado”.

    E a profecia Orkut + GTalk se cumpre! =D Espero que varra o MSN do Brasil… mas o GTalk precisava ter suporte a Webcam pra termos certeza distoxy

  • Anonymous disse:
    abilitei aki.. vo usa agora pra ve como funciona.. parece ser bem intereçante.. gostei.. =]~
  • Luan Borges disse:
    Estou usando e estou gostando. Já mostra resultados: várias pessoas estão online do Gtalk!
  • Simon disse:
    Em fase de adaptação! Vamos ver como vai se comportar quando ficar mais popularizado!! Por enquanto esta tranquilo!!!
    Será mais um ataque ao reino MSN, hehehe!!!
  • Anonymous disse:
    para as pessoas que ainda não estão cadastradas no serviço, aparece um box anunciando a novidade, assim que loga a conta.
  • Paulo Sant' Ana disse:
    Só lamento que o Google Talk não funcione em Win98.

    Já aconteceu de eu recomendar a várias pessoas e quando iam instalar descobriam que não podia rodar pq era só para Win2k/XP+. :/

  • Erick X. disse:
    humm……… vou acreditar de verdade qdo ele estiver funcionando como o Gmail+Talk 😉 Orkut+Talk será o biiicho!
  • Harlley disse:
    Misericórdia! O MSN já era por exemplo. Realmente o google vai dominar o mundo. hehehe
  • Anonymous disse:
    As modificações aconteciam enquanto eu navegava o.o’..

    Pro bem e pro mal acabou a paz no GTalk ;x

  • Socrates Golzio disse:
    Isso já era esperado, e seria, corrigindo e é uma jogada de Mestre, quando o Google integrar todos os serviços que ele tem, ele será como a Microsoft é para a maioria dos Desktop hoje, a Google será para internet.
    Imaginar os vários serviços integrados, leva a várias considerações e formas de controle, isso gerará uma enorme polêmica, é claro que eles já pensaram nisso, e por isso a integração esta ocorrendo aos poucos, assim não se sentira como ele “dominará” a internet e como seremos dependentes dele (FATO).
    Sócrates Golzio
  • Anonymous disse:
    Sim… Já era esperado e agora vai ser muito usufruido!
    Eu já imaginava que seria algo do tipo; eu comecei a perceber isso quando eles tiraram o “Google Talk” da lista de “Instant Messengers” (IM) que configuramos na aba “Contact” (Contato) do perfil.
    Acho que, com isso, o número de pessoas usando o Talk vai crescer de forma gigantesca e rápida! Ainda mais se tratando de brasileiros fanáticos por Orkut.
    Vamos ver no que vai dar 😛
    Já notei alguma lentidão no Gmail-Talk e no próprio Orkut… As cores das “bolinhas” (que indicam Online/Busy) que aparecem no Orkut estão meio lerdas 😛 Muitas vezes elas não batem com o real estado em que o usuário se encontra… Basta ficar com o Gmail e o Orkut aberto e ficar checando :) Vão aparecer pessoas Online no Orkut sendo que elas já desconectaram… Isso deve melhorar com o tempo!
    É… É o Google querendo entrar no “mercado” de Instant Messengers 😉
  • vcarvalho disse:
    acho q o google errou feio “jogando” o talk e o orkut num bolo só, esperando que os usuários tão acostumados com emoticons, winks e webcams, passassem a gostar e usar o talk de uma hora p/ outra!!
    claro q muuuita gente vai usar o talk por ser prático, interativo.. mas muuuita gente entra p/ conhecer, fala que é legal mas reclama que naum tem as coisinhas “bonitinhas” – e bem chatas que o msn tem!
    convenhamos que interatividade e praticidade são bastante interessantes e até mesmo fundamentais para uma parcela relativamente pequena dos usuários da web! (nós, que sempre visitamos blog’s sobre tecnologia e buscamos estar sempre a par das novidades!)
    por isso, na minha muito particular opnião, acredito que o google errou!!
    Espero q não, mas acredito que a tendência é essa integração ser mais um dos maravilhosos serviços do google de uso exclusivo de uns poucos fãs que assim como eu, buscam conhecer todos os serviços e usá-los da melhor maneira possível!
    se eles tivessem pelo menos “emporcalhado” um pouco o gtalk com uns emoticons falantes ou videos ou sei lah o q, teriam um grupo de usuários dispostos a trocar de IM muuuuito maior!!

    é uma pena, mas acho q foi bola fora do google!

  • Paiva disse:
    Foi sincronizada a lista de ignorados do orkut, com a dos bloqueados do google talk!
  • Anonymous disse:
    Eu, particularmente, adorei a integração.

    Estou achando o máximo as bolinhas coloridas na frente dos nomes no Orkut, ver no perfil a música que o cara está ouvindo no momento e otras coisas…

    Discordo do tal do ‘«««¥Cvinny¥»»»’ aí, e acho que foi uma ótima jogada do Google. E torço com muita força para que não emporcalhem o GTalk. Se for pra popularizar, que popularize assim, bonitinho sem ser porco!

    Também acharia legal um Orkut+Talk assim como o ‘Gmail Chat’, mas pra isso acontecer seria necessário que a estrutura do Orkut fosse totalmente remodelada. Aquilo só dá certo no Gmail porque o Gmail é praticamente todo em Ajax e quando você clica pra ler uma mensagem a página não é recarregada. No orkut não é assim. Então, teremos de ter mais paciência se quisermos um chatzinho na página do Orkut.

    De momento, a idéia da ‘semi-integração’ foi muito boa!

  • Anonymous disse:
    Ah… Só para constar:
    Agora a operadora de telefonia móvel Claro também está disponível no Google Calendar.
    Não sei se ocorreu só comigo, mas parece que a Tim bloqueou as mensagens SMS que o Calendar mandava ¬¬ Já mandei e-mail pro Google.
  • Sid disse:
    Como já foi comentado anteriormente essa união entre Orkut+Gtalk por um lado foi boa e por outro foi ruim.
    Ruim eu digo pois causa um enchasso no Gtalk e haverão muitos contatos desnecessários e também emails indesejáveis, como foi dito anteriormente. A minha lista de contatos que possuía aproximadamente 50 pessoas pulou para 450, onde muitas delas tenho certeza que nunca irei conversar.
    Mas vamos levar em conta os aspéctos bons. Com essa integração e com a grande popularidade do orkut, acontecerá um aumento no número de usuários do Gtalk o que tornará o programa mais popular, exigindo assim mais investimento no mesmo e conseqüentemente um aperfeiçoamento, o que seria uma grande vantagem para quem usa-o. Além do mais, podemos nos manter atualizados na questão dos Scraps sem precisar ficar no site dando aquele monte de F5.
    Todas essas vantagens já foram comentadas acima. Minha opinião é que isso vai gerar um incentivo a mais para o Gtalk e Orkut.

    Espero q o nosso bom e leve Gtalk não se contamine com aquele monte de Emoticons, Winks e todas aquelas frescuras que enchem a paciência de muitas pessoas…

  • Cab disse:
    Meu e-mail do Orkut não é o que eu uso no Google Talk, por isso nem testei essa integração.
  • wilson disse:
    eu sou e nao tem pra + ninguem
  • WEL GOMES disse:
    E O MAIOR SUCESSO O TALK