Adwords

Interessado em fazer dinheiro anunciando no Google?

Celular

Produtos do Google para seu celular favorito ou para o iPhone? Você encontra tudo aqui!

Gmail

Considerado um dos melhores Webmails do Mundo, o Gmail não pára de inovar!

Opensocial

Tudo sobre a plataforma de aplicativos para Redes Sociais do Google!

Orkut

Tudo sobre a Rede Social do Google, a mais popular no Brasil!

Início » Geral

Qual será o futuro do Orkut? Mobilidade!

Enviado por em terça-feira, 3 outubro 20068 Comentários
Sem dúvidas, se depender do mau uso e atritos com a justiça brasileira, o Orkut deve desaparecer em pouco tempo.
Mas, vejamos pelo lado evolutivo

Redes sociais são sucesso em todo o mundo, seja Estados Unidos, Brasil ou qualquer outro país onde as pessoas tem acesso à Internet. Se olharmos a tendência mundial, veremos que essas redes estão partindo para a mobilidade. Quer dizer, uma forma de estar em contato com seus amigos a qualquer hora por um dispositivo móvel parece algo realmente tentador e necessário.

Alguns estudiosos acreditam que o futuro nos chama a uma Meta Rede de Relacionamentos, onde todas as suas informações, assim como endereço, documentação e curriculum estariam armazenadas na rede de relacionamento e poderiam ser acessados não só pela Internet como também por dispositivos móveis, que, quer queira, quer não estão tomando conta do mundo. Isso seria, em parte, fantástico, pois aquela história de on-line e off-line teria fim.

O que está por vir?

Se notarmos que quase 70% dos usuário do Orkut têm entre 13 e 30 anos, vamos notar que a tendência a tecnologia e mobilidade está pedindo gritantemente para uma evolução do serviço. Tirando a pedofilia, ilegalidade e criminalidade encontrada no Orkut, o serviço realmente foi uma revolução, principalmente para os brasileiros, que adotaram o site como um serviço diário e indispensável.

Então, seguindo a tendência mundial, o que seria a grande novidades para o Orkut nos próximos anos?

Sem dúvidas, está na hora do Orkut trazer dinheiro à Google, afinal o serviço consome banda e espaço muito grandes para ser um “eterno beta gratuito”. Mas a grande evolução seria a mobilidade.

Realidade

Fugindo das previsões, vamos ver o que realmente pode acontecer. No ano de 2005, a Google comprou um serviço americano chamado Dodgeball, uma espécie de Orkut móvel, disponível em algumas cidades americanas e que realmente tornou-se um novo jeito de se conhecer pessoas. Seria um tanto absurdo a empresa manter esse serviço restrito e como um projeto paralelo, principalmente diante do potencial encontrado no Orkut. Potencial sim, mesmo tendo sua maioria de usuários vindos do Brasil, vamos lembrar que no país temos quase 100 milhões de celulares, um número que pode fazer qualquer serviço móvel bem organizado e de preço acessível tornar-se uma febre.

Antes que pensem que a Google não está conectada com os serviços de telefonia brasileiros, vale a pena lembra que recentemente o Google Calendar ganhou conexão com a TIM, importante operadora brasileira. Isso abre a porta para um crescimento de serviços oferecidos entre as duas empresas, além do interesse e necessidade das outras empresas se aliarem ao gigante das Buscas.

Certamente, antes de começar qualquer coisa aqui, um possível projeto de mobilidade seria implantado nos Estados Unidos, casa da Google. Mas se o projeto for confirmado e a tendência seguida, o sucesso é iminente e a vinda do serviço para o Brasil seria uma questão de tempo.

Conclusão

Diante de tudo o que vimos acima, dá pra pensar em uma nova febre que pode estar desembarcando no Brasil logo. Um Orkut Mobile seria algo realmente interessante. Interesse por isso a Google tem. Base para isso a Google tem. Tecnologia e parcerias tanto Google quanto Brasil têm. O que resta é o projeto tornar-se realidade.

Leia mais:

Popularity: 2% [?]

Fernando Kanarski Google AdWords Certified Partner, atualmente é Analista de Novas Mídias na HouseCricket , onde é responsável por Search Marketing e WebAnalytics.

8 Comentários »

  • Anonymous disse:
    Não querendo ser chato, mas já o sendo, o correto seria ‘iminente’. A palavra ’eminente’ tem outro significado, diferente da ideia que você quis passar.

    No mais, muito interessante o texto. Parabéns.

  • Anonymous disse:
    Outro erro é gratuito com acento. Corrige aí!
  • Estivem disse:
    na minha opiniao essa ideia nao pega no brasil em pelo menos 5 a 10 anos por causa dos preços absurdos e a grande burocracia estabelecida pelas operados de telefones moveis no brasil, sem falar no pouco investimento em relação a outros paises!

    abraçus

  • Paiva disse:
    Com o valor que se cobra por Kb navegado pelas operadoras brasileiras, me desculpe a sinceridade, mas qualquer coisa móvel pela internet no Brasil é utopia por um bom tempo.
  • Estivem disse:
    @paiva
    foi isso msm q eu disse… enkanto o brasil nao mudar mto em relacao a mta coisa agente nao vai p/ frente!

    abraçus

  • Anonymous disse:
    @Bruno

    Só querendo avisar já tem um orkut mobile no Brasil, acessem http://www.jmobi.com.br.
    Po é show funciona legal tem ajuda nas configurações no site tbm…
    Valeu!

  • Robert disse:
    Eu uso o orkut para celular do jmobi. Não é tào caro assim. Tem os valores do GPRS de várias operadoras lá no site, separado por operação.
  • Andre disse:
    Se voces ainda estam procurando orkut mobile t9space tem tudas s comunidades en uma o site e muito bom
    saudades