7 coisas que faltam nos serviços da Google

Nem tudo neste mundo é perfeito. Por isso, acredito que muita coisa ainda falta para os serviços da Google. Embora alguns deles sejam até premiados por sua qualidade, algumas alterações ou novidades poderiam deixar os serviços mais interessantes:

#1 Gmail com visualizador de PDF: O e-mail surpreendeu quando criado e continua inovando de tempo em tempo. Algo que realmente é necessário e seria muito bom é um leitor de PDF’s completo. Visualizar arquivos como página web não é muito confortável. Tecnologia e parceria com a Adobe a Google já têm. Exemplo disso é a capacidade do Google Docs exportar arquivos em PDF. Além disso, um modelo para o leitor já existe; basta visualizar um livro no Google Books. O que falta é uma integração. Dá pra imaginar a facilidade de receber e abrir PDF’s on-line e com formatação igual à original?


#2 Google Video e Youtube com legenda: O Google Video já suporta Closed Caption, mas a hipótese de suportar diversas legendas enviadas pelos usuários parece uma idéia tentadora, ainda mais para quem não fala inglês. Já que usuários logados podem comentar, colocar vídeos de resposta e favoritar (no YouTube), porque não inserir legendas também? Sim, algo perigoso em termos de qualidade, mas o Wikipedia também parecia algo perigoso no início.

#3 Busca em Feeds no Google Reader: É vergonhoso o leitor de Feeds do Google não ter uma busca interna. Realmente algo bem complicado na hora de localizar uma notícia entre seus Feeds. Categorias para os favoritos também seria interessante não?

#4 Mais integração para o Google Notebook: A idéia de um bloco de notas no navegador é interessante, mas a integração realmente deixa a desejar. O módulo para Google Desktop é lento, e falta integração com Gmail. Realmente a idéia é boa, mas falta integração. Uma Lista de Tarefas seria algo bem útil no sisteminha de anotações do Google.

#5 Picasa Web com edição on-line: Para completar a suíte de aplicativos para escritório, por que não o Picasa Web poder editar fotos? Sistema para isso o Google tem, basta ver o exemplo do Google Pages: nele, quando você adiciona uma imagem, ela vai para uma página de edição onde o usuário pode cortar e redimensionar a imagem.

#6 Conferência no Google Talk: O Jabber suporta, só falta o cliente Google Talk suportar conversas por conferência. Realmente uma falha no Talk, uma vez que conversar com mais de uma pessoa, seja por áudio ou teclando é algo realmente útil e produtivo.

#7 Gadget e uma página mais leve no Analytics: Fiquei frustrado esses dias por não encontrar um Gadget do Analytics para o Google Desktop. Realmente é interessante para um Webmaster ansioso, como eu, ficar acompanhando as estatísticas do site o dia todo. Ter o Widget do Adsense é uma maravilha, mas sinto falta de um do Analytics.

E para você, o que falta nos serviços do Google?

Popularity: 2% [?]

15 ideias sobre “7 coisas que faltam nos serviços da Google

  1. #7 Gadget e uma página mais leve no Analytics.

    Cara experimente a extensão para o Firefox, “adsense Notifier”. É muito bom para acompanhar os ganhos! 🙂

  2. 1) Falta o editor padrão do Gmail (tanto para a produção, quanto para a recepção de textos) ser o Google Documentos. Além disso, poderia a planilha ser um opcional de uso no aplicativo. Assim, teríamos, como no Gmail em Inglês, a opção de gravar os textos anexados em formato original ou formato Google e também de fazer as mensagens diretamente em formato Google e não no editor padrão do Gmail.
    2) Outra coisa que falta é um produto para “backup on-line” de arquivos, o tão esperado G-Drive ou Google Drive.
    3) Faltam também as criações dos aplicativo de apresentações e de banco de dados on line, para se completar o Google Office.
    4) Por final, falta ao Google lançar versões “offline” do Google Textos e Planilhas, para que eles se tornem mais populares.
  3. Sinto falta de poder receber avisos das agendas secundárias do Google Calendar. Na prática, só a agenda principal “funciona”, pois é a única que avisa por e-mail sobre os compromissos. Ou seja, de nada adianta organizar tudo em tópicos separados!
  4. Integração do Blogger com o Orkut ou ao menos a opção Blog no orkut.

    Mais espaço para fotos no orkut ou então a integração ou criação de algo como o fotolog para ele.

    Integração do Calendar com o Orkut.

  5. No GMail falta uma opção de criar assinatura padrão com suporte a formatação (logo da empresa, por exemplo).
    Atualmente, só assinaturas de texto puro são permitidas 🙁
  6. Falta 2 coisas importantissimas no gmail …

    1º – IMAP

    2º – uma assinatura pra cada conta criada num unico login do gmail …

    do resto estah otimo

  7. Falta criar um Google Store em português e com taxas bem abaixo! Pra Google Maníacos seria uma loja e tanto hehe

    São tantos serviços qque acabei “descobrindo” um novo hoje na página do Google Store, esse aqui para empresas. Vcs já conheciam?

  8. tudo isso junto com o orkut

    Picassa web albuns
    Google calendar
    Blogger no Orkut ou a função igual ao do joga

    time de futebol no perfil.

    edição de imagens em albuns

    chat em comunidades
    videos e albuns em comunidades

    etc….

  9. A mais importante e mais relevante pra mim de todas as idéias apresentadas é o buscador de feeds pro Google Reader. É a coisa que mais sinto falta, mas sei que deve ser implantada em breve, sendo que o Google ainda é um projeto do Google Labs.
  10. Pesquisas dentro das comunidades do orkut.
    Como é que o orkut, “filho” do Google, que é campeão em se tratando de pesquisas, não tem essa função dentro das comunidades.
    Quem já tentou achar um assunto dentro de uma comunidade com muitos tópicos sabe o que eu estou dizendo…

Os comentários estão fechados.