Adwords

Interessado em fazer dinheiro anunciando no Google?

Celular

Produtos do Google para seu celular favorito ou para o iPhone? Você encontra tudo aqui!

Gmail

Considerado um dos melhores Webmails do Mundo, o Gmail não pára de inovar!

Opensocial

Tudo sobre a plataforma de aplicativos para Redes Sociais do Google!

Orkut

Tudo sobre a Rede Social do Google, a mais popular no Brasil!

Início » Geral

A publicidade da Microsoft é melhor?

Enviado por em sábado, 8 dezembro 20077 Comentários
Há alguns meses, houve um estranho movimento de alguns sites populares da internet: a de trocar o Google Adsense, popular serviço de publicidade da Google, por um inovador serviço de publicidade da Microsoft.

Um dos famosos casos foi da rede social Facebook, que em busca de mais lucros, passou a utilizar os serviços da Microsoft. “Estranhamente”, a rede recebeu 240 milhões de dólares de investimento da gigante do software alguns meses depois, em troca da concessão de apenas 1,6% da empresa.

Outro caso muito comentado foi a troca de sistema pelo Digg.com. Lembra? Essa atitude do Digg sempre deixou muitos analistas desconfiados, de quais seriam as reais intenções da parceria com a Microsoft. Kevin Rose, um dos fundados do Digg, comentou que “A Microsoft é uma jovem empresa no ramo publicitário, e muito inovadora”. Teoricamente, a Microsoft teria um sistema publicitário muito melhor que o da Google, e acarretaria em muito mais lucros ao Digg. Porém, ao analisar os banners publicitários que andam aparecendo por lá nos últimos dias, venho me perguntando se o serviço não será o próximo a receber um “super investimento” da Microsoft.

digg_vista1.jpg

Entre você mesmo lá no Digg e comprove: não há relevância nenhuma na nova forma de publicidade. E ainda não foi dessa vez que a Microsoft conseguiu deslanchar no mercado de publicidade online.

Atualizado: Apesar da Microsoft ser fornecedora exclusiva de publicidade do Digg, parece que a Google ainda não quis largar o osso, e está anunciando na concorrente.

google_digg_docs.gif

Popularity: 1% [?]

Bruno Soares Paulistano, 22 anos, estudante de Engenharia da Computação pela FASP, é desenvolvedor Windows e Web há 5 anos. Gostava de escrever sobre tecnologia nas horas vagas, e criou o Undergoogle junto ao Fernando Kanarski para poder acompanhar de perto a, na sua opinião, empresa de tecnologia mais inovadora dos últimos anos.

7 Comentários »

  • Eu acho que esta questão de relevância no Digg é relativa. Acho que o que rola lá é que empresas grandes “forçam” o anúncio no website, assim como existe no Google Adsense o “Anuncie neste Site”.

    Matéria muito boa, eu queria testar o sistema da Microsoft para ver se tem um ganho maior do que o Adsense, mas acho que no Brasil ainda é meio fraco. Vamos ver no ano que vem.

  • brunosoares disse:
    Pois é Fábio, e esse foi um dos motivos da Google retirar o link “Anuncie neste site” de todos os banners.

    Faz sentido: o AdSense sempre vai colocar os links de maior retorno nos sites. Não há porque tentar ser mais inteligente que o motor do AdSense, que é 100% baseado em cálculos estatísticos.

    Abs.

  • Acho que aí Bruno vale a idéia, quem paga mais fica com o anúncio. Pois assim todos os lados ganham: o dono do site recebe mais, o motor de veiculação recebe mais e o anunciante tem o que quer. Acho que neste ponto a Microsoft(se ela usa isto) sai ganhando.

    Excelente matéria.

    Abraços!

  • lest disse:
    interessante. desconfiava mesmo que havia algo por trás daquela mudança repentina (que cá entre nós, nao apresentava vantagens). com isso e aquela entrevista do CEO acho que finalmente entendí como a M$ pretende ganhar mercado, força bruta; pretendem tomar à força… oque nao deixa de ser muito diferente de como a M$ vem enfrentando concorrentes (e possíveis concorrentes) ao longo do tempo.
  • Eu entendi pelo post que a Microsoft está pagando estas empresas/sites para utilizarem seu sistema de anúncios. Com um aporte de capital deste montante, fica difícil acreditar que a mudança ocorreu apenas por questões técnicas.
  • Brunonar disse:
    O que estão esquecendo de pautar é o interesse maior do Google no “Usuário Final”, ou seja, não no investidor ou no publicante(Que sim, ele estão ganhando e muito com o sistema de relevância do banner entre o conteúdo do site), a Google sempre se preoculpou em que o usuário vai ler e como vai ler, e tenta sempre descobrir do que o usuário quer, de forma simples e completa.
  • Lucas disse:
    Entrei lá e nem consegui ver os links.. estava só o espaço em branco… vou nem comentar! hahaha