A Busca Universal expande as possibilidades publicitárias da Google?

A Google pode até tentar usar palavras marketeiras para tentar explicar a radical mudança ocorrida no coração do seu algoritmo de busca, com o lançamento do “universal search” na semana passada. Mas a verdade, nua e crua, é a expansão de possibilidades publicitárias que esse novo mecanismo é capaz de apresentar.

Com o novo algoritmo de busca, não são mais apenas os dez sites mais relevantes que são disponibilizados na página de resultados de busca. Os resultados agora apresentam artigos de notícias, fotos, listas locais com mapas, livros, imagem e vídeos.

Pode parecer estranho, imagens, vídeos e muito mais nos resultados de sua busca sem nenhum banner publicitário poluindo a página. Mas não é nenhuma maluquice da turma de Moutain View, esses novos recursos da busca do Google – principalmente os recursos gráficos – prometem revolucionar o mercado da publicidade e do marketing dentro das buscas do Google no futuro.

Os resultados de busca são a coluna de sustentação do sucesso da Google, qualquer tipo de material não textual foi restringido pela grande ameaça de frustrar seus usuários e ferir o conceito principal da ferramenta. A missão sempre foi não ser mau e como conseqüência não trair a confiança de seus usuários. Mantendo seus internautas fiéis, clicando nos resultados e algumas vezes em anúncios. Essa é a receita para o crescimento econômico fenomenal da Google.

O grande problema para essa estratégia sempre foi não conseguir atingir os grandes anunciantes – grandes marcas – que preferem anúncios mais elaborados do que as três linhas de texto oferecidas pela Google. A empresa já testou anúncios em vídeo e muitas empresas já utilizam os vídeos postados nos sites da Google para realizar o marketing viral. O marketing viral se transformou em um grande sucesso, se a nova busca seguir esse caminho certamente veremos novas formas de publicidade em vídeos e imagens surgir e, sem dúvida, a Google vai cobrar por isso.

Vídeos e imagens presentes nos resultados de buscas também abrem a porta para a exibição de mais elementos gráficos. Para aqueles que sempre pensaram em ter anúncios gráficos dentro do Google se preparem que estamos perto desse momento.

Tenho lido muitos artigos nos quais os concorrentes da Google declaram que a nova busca universal não tem nada de novo. Sim, isso é verdade. A Google, e seus concorrentes, realmente já efetuam buscas por esse tipo de material há anos, mas nunca os exibiram de uma forma tão clara e direta para seus usuários, como a Google está fazendo agora.

O mais importante nisso tudo é, a Google gora abre novas portas, possibilitando a veiculação de materiais gráficos expandindo o horizonte dos anunciantes. Podem ter certeza além de todas as novas possibilidades publicitárias a gigante de Moutain View demonstra mais uma vez um pioneirismo que será seguido por todas as demais concorrentes do mercado de buscas. Aguardem!


Diego Cox é Editor do Blog Reflexões Digitais e Analista de Produtos da Globo.com

Popularity: 2% [?]

2 ideias sobre “A Busca Universal expande as possibilidades publicitárias da Google?

  1. Pingback: Busca Universal: Google vs Yahoo vs Ask | underGoogle - Tudo sobre Google!

  2. Pingback: Você está preparado para a Busca Universal? | underGoogle - Tudo sobre Google!

Os comentários estão fechados.