Adwords

Interessado em fazer dinheiro anunciando no Google?

Celular

Produtos do Google para seu celular favorito ou para o iPhone? Você encontra tudo aqui!

Gmail

Considerado um dos melhores Webmails do Mundo, o Gmail não pára de inovar!

Opensocial

Tudo sobre a plataforma de aplicativos para Redes Sociais do Google!

Orkut

Tudo sobre a Rede Social do Google, a mais popular no Brasil!

Início » Geral

Coletânea de dicas para o Google Earth

Enviado por em domingo, 14 janeiro 20073 Comentários
A versão final do Google Earth 4 trouxe inúmeras novidades que tornaram a navegação mais divertida. A principal delas veio do recém-adquirido sketchUp , que ganhou uma tremenda atualização. Listamos abaixo algumas dicas para que você se divirta ainda mais com esse excelente software.

Contruções em 3D:

Graças ao recurso Photo Match, a criação de edifícios em 3D com base em fotografias se tornou incrívelmente fácil. Não só facil, como também melhor, já que a fotografia é aplicada como textura, proporcionando desenhos mais leves e fieis ao mundo real. A conseqüência prática disso é o fim (teoricamente) dos prédios cinza-pastel que assolam diversas cidades no Earth. A migração total para o novo padrão, no entanto, depende dos esforços da comunidade de usuários do SketchUp, a 3d Warehouse. Um vídeo sobre o Photo Match foi disponibilizado pela empresa e se encontra disponível aqui. Para ativar a 3D Warehouse, basta clicar no menu abaixo:


Veja também uma demonstração dos novos prédios 3d no Youtube.

A Terra Vista de cima:

Antes e Depois do Bluemarble.

Infelizmente, a Terra vista de cima no Google é desbotada e feia. Serviços de mapas como Yahoo! e VirtualEarth já resolveram esse problema, adotando as imagens da série Blue Marble disponibilizada pela NASA para as menores ampliações. Você também pode adotá-las em seus mapas. Basta fazer o download do arquivo BlueMarbleAddOn e abri-lo. Este mesmo arquivo também oeferece cobertura meteorológica em todo o planeta, disponibilizando imagens das massas de ar atualizadas a cada três horas.

Compare à vontade:

Para os que gostam de comparações ou preferem não fazer o download do programa, o FlashEarth é uma boa opção. O site conta com imagnes de praticamente todos os serviços de mapas disponíveis na web, unidos em uma interface que permite comparar as imagens disponibilizadas por cada empresa. É também o único dos serviços online que permite rodar a imagem, bastando para isso clicar na borda da rosa dos ventos.

Encontre endereços:

O Google ainda não é capaz de localizar pontos no mapa à partir de um endereço no Brasil, mas o apontador faz o trabalho com grande eficiência. O site ainda traz a vantagem de utilizar as mesmas imagens do Earth.

Fotos do mundo:

Ative a camada Panoramio para exibir fotos do local que está sendo visualizado, marcadas por um . Prefere as imagens do Flickr ? Basta fazer o download do Flickr + Google Earth e pronto! As imagens com dados geográficos do Flickr surgirão na tela como pequenos pontos vermelhos.

Navios e Cruzeiros:

Graças aos esforços da comunidade do Google Earth, já é possível saber a posição de alguns cruzeiros praticamente em tempo real. Novamente, basta fazer o download do arquivo e abrir.

Compartilhe suas descobertas:
Basta clicar no botão , localizado na barra de ferramentas, posicionar o seu marcador, definir um nome e em seguida clicar em OK. Um novo ítem surgirá no painel “My Places”. Clique com o botão direito no item e em seguida selecione a opção “save as”.

O programa perguntará onde o arquivo deve ser salvo. Basta escolher uma pasta e um nome para ele e em seguida clicar em OK.

Será criado um arquivo do tipo KML, que contém a localização exata do marcador pode ser aberto por qualquer usuário do Google Earth.

Envie seus achados pra gente!

Mande seus arquivos KML para o UnderGoogle! Os melhores serão escolhidos para publicação no blog na semana que vem.

Você pode montar um tour com o melhor da sua cidade, criar construções em 3D no SketchUp, camadas de dados que se atualizem em tempo real ou simplesmente enviar um local interessante. Use a criatividade, o SketchUp ou a documentação KML disponibilizada pela Google. 😉

O endereço de e-mail para o envio dos arquivos é: undergteam+googleearth@gmail.com

Popularity: 18% [?]

3 Comentários »

  • Estivem disse:
    Eu mandei pra equipe do UGoogle o local exato do desabamento das obras do metro em SP.
    Acho que em breve estara no AR!

    T+

  • Carlos Júnior disse:
    Alguém ai sabe como eu modifico uma informação que está incorreta? Uma daquelas informações postadas por usuários…
  • ygor disse:
    Alguém pode me ajudar?
    eu transformei meu google earth p/ o sistema de coordenadas UTM. queria saber como eu localizo nele um determinado ponto. por exemplo: a coordenada em UTM 554373.07, 8566347.64. como eu faço p/ encontrar esse ponto? e se possível for como eu faço p/ transformar p/ o datum córrego alegre. sabendo-se que o google earth funciona no datum WGS-84. obrigado pela atenção de todos. mande a resposta p/ ygordream@yahoo.com.br um abraço!!!!