Adwords

Interessado em fazer dinheiro anunciando no Google?

Celular

Produtos do Google para seu celular favorito ou para o iPhone? Você encontra tudo aqui!

Gmail

Considerado um dos melhores Webmails do Mundo, o Gmail não pára de inovar!

Opensocial

Tudo sobre a plataforma de aplicativos para Redes Sociais do Google!

Orkut

Tudo sobre a Rede Social do Google, a mais popular no Brasil!

Início » Destaques, Geral

Como fazer mini-aplicativos para Orkut utilizando a API OpenSocial

Enviado por em sábado, 3 novembro 200712 Comentários

Lançada oficialmente na última quinta-feira, a API OpenSocial da Google permite que qualquer pessoa, em poucos minutos, desenvolva mini-aplicativos e ferramentas interessantes para o Orkut e uma vasta rede de comunidades que já utiliza a sistema (Engage.com, Friendster, hi5, Hyves, imeem, LinkedIn, MySpace, Ning, Oracle, Plaxo, Salesforce.com, Six Apart, Tianji, Viadeo e XING).

Para iniciar a construção de qualquer aplicação utilizando a API do OpenSocial, você deve visitar a documentação oficial (por enquanto, apenas em inglês) e entender como um Gadget utilizando esta API deve ser construído. Lá você encontrará tutoriais e exemplos que o ajudarão a construir rapidamente seus mini-aplicativos.Para iniciar o desenvolvimento de aplicações para o Orkut, é necessário que você solicite autorização para utilizar o SandBox. Após ser aceito no serviço, novas funcionalidades irão aparecer na sua conta do Orkut, permitindo a visualização de mini-aplicativos além da possibilidade de construir e utilizar outros mini-aplicativos criados pela comunidade.

O leitor Afonso França já foi aceito e nos enviou algumas telas do SandBox dentro do Orkut, além de algumas dicas de como proceder para construir os mini-aplicativos. Veja:




Mais imagens podem ser encontradas no site do Google Code, juntamente com alguns tutoriais.

Após fazer um gadget no formato XML, é só publicá-lo em algum servidor e usar a caixa “Add Application by Url” mostrada na primeira imagem da seqüência enviada pelo Afonso.

A aplicação será exibida dentro do Orkut, como pode-se visualizar na terceira imagem, onde para testes ele inseriu a logo do Undergoogle.

Segundo o Afonso, tanto o desenvolvimento quando a exibição das aplicações encontram-se instáveis, justificando a necessidade de autorização para utilizar o serviço.

Aos interessados que forem testando o novo recurso, fica o espaço aberto nos comentários deste post, além de nossa comunidade no Orkut. E lógico, ficaremos felizes de publicar um post, nos próximos dias, com os mini-aplicativos mais interessantes desenvolvidos por nossos leitores.

E para manter-se ligado às novidades, visite o Blog Oficial do OpenSocial API.

Popularity: 53% [?]

Fernando Kanarski Google AdWords Certified Partner, atualmente é Analista de Novas Mídias na HouseCricket , onde é responsável por Search Marketing e WebAnalytics.

12 Comentários »