Como fazer mini-aplicativos para Orkut utilizando a API OpenSocial

Lançada oficialmente na última quinta-feira, a API OpenSocial da Google permite que qualquer pessoa, em poucos minutos, desenvolva mini-aplicativos e ferramentas interessantes para o Orkut e uma vasta rede de comunidades que já utiliza a sistema (Engage.com, Friendster, hi5, Hyves, imeem, LinkedIn, MySpace, Ning, Oracle, Plaxo, Salesforce.com, Six Apart, Tianji, Viadeo e XING).

Para iniciar a construção de qualquer aplicação utilizando a API do OpenSocial, você deve visitar a documentação oficial (por enquanto, apenas em inglês) e entender como um Gadget utilizando esta API deve ser construído. Lá você encontrará tutoriais e exemplos que o ajudarão a construir rapidamente seus mini-aplicativos.Para iniciar o desenvolvimento de aplicações para o Orkut, é necessário que você solicite autorização para utilizar o SandBox. Após ser aceito no serviço, novas funcionalidades irão aparecer na sua conta do Orkut, permitindo a visualização de mini-aplicativos além da possibilidade de construir e utilizar outros mini-aplicativos criados pela comunidade.

O leitor Afonso França já foi aceito e nos enviou algumas telas do SandBox dentro do Orkut, além de algumas dicas de como proceder para construir os mini-aplicativos. Veja:




Mais imagens podem ser encontradas no site do Google Code, juntamente com alguns tutoriais.

Após fazer um gadget no formato XML, é só publicá-lo em algum servidor e usar a caixa “Add Application by Url” mostrada na primeira imagem da seqüência enviada pelo Afonso.

A aplicação será exibida dentro do Orkut, como pode-se visualizar na terceira imagem, onde para testes ele inseriu a logo do Undergoogle.

Segundo o Afonso, tanto o desenvolvimento quando a exibição das aplicações encontram-se instáveis, justificando a necessidade de autorização para utilizar o serviço.

Aos interessados que forem testando o novo recurso, fica o espaço aberto nos comentários deste post, além de nossa comunidade no Orkut. E lógico, ficaremos felizes de publicar um post, nos próximos dias, com os mini-aplicativos mais interessantes desenvolvidos por nossos leitores.

E para manter-se ligado às novidades, visite o Blog Oficial do OpenSocial API.

Popularity: 53% [?]

12 ideias sobre “Como fazer mini-aplicativos para Orkut utilizando a API OpenSocial

  1. Eu estou lá brincando no sandbox. Segui um tutorial para exibir todos os seus amigos. Mas não aparece nada, a nao ser meu proprio nome e foto do perfil.

    Ou seja, a coisa ainda está realmente “indo”… hehehe

    Vamos esperar. Tem um grande mercado surgindo com o OpenSocial.

    Abraço!

  2. eu fiz um gadget do undergoogle junto com o googlediscovery .. mas ficou so pra eu visualizar melhor heheheeh
  3. Pingback: Internet pra pobre | Fundamental Vídeo-Conteúdo

  4. Pingback: Orkut e OpenSocial

  5. Pingback: » Colheita feliz ensina como ganhar dinheiro no Orkut - OxenTI » Blog Archive

Os comentários estão fechados.