Adwords

Interessado em fazer dinheiro anunciando no Google?

Celular

Produtos do Google para seu celular favorito ou para o iPhone? Você encontra tudo aqui!

Gmail

Considerado um dos melhores Webmails do Mundo, o Gmail não pára de inovar!

Opensocial

Tudo sobre a plataforma de aplicativos para Redes Sociais do Google!

Orkut

Tudo sobre a Rede Social do Google, a mais popular no Brasil!

Início » Geral

Conheça o escritório do Undergoogle

Enviado por em sábado, 3 março 20077 Comentários
O Nick, do Digital Drops nos convidou para um Meme que está rolando na Blogosfera: “Como eu Blogo”, e não resisti à oportunidade. Até porque o convite veio em ótima hora, já que um artigo com a mesma idéia estava sendo preparado. Somente fiz algumas alterações e aqui estamos.

Nas próximas linhas você lerá um pouco sobre os bastidores do Undergoogle e como fazemos pra levar informações diariamente a nossos milhares de leitores.

Gostaríamos de mostrar como os serviços da Google ajudam a gerenciar este blog e podem ajudar a gerenciar qualquer site ou blog que trabalha com muitos colaboradores e conteúdo sempre atualizado.

Seja Bem-vindo ao “escritório” do Undergoogle

Como toda empresa, o Undergoogle também tem um sede, reuniões, agenda, telefone e tudo mais. Bem, não é exatamente nada físico, mas é uma empresa completa. Vamos começar pelos sócios. O Undergoogle conta com seus sócios residindo em São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Além disso, dois articulistas: um de São Paulo e outro do Rio Grande do Sul. Uma loucura quando se trata de reunir a galera para uma reunião.

A sala de reuniões: Toda a movimentação nos bastidores do blog, contato, parcerias e decisões são trocadas via e-mail. É aí que entra o Gmail, com suas maravilhosas funcionalidades. Seria impossível administrar o blog em 4 pessoas não fosse a capacidade de juntar os e-mails em conversas e avisar assim que uma conversa aberta foi atualizada. A estabilidade e leveza do serviço ajudam muito na hora de gerenciar as dezenas de e-mails recebidas por dia, respondê-las, arquivá-las e tudo mais. Apesar de utilizarmos e-mails pessoais, muitas empresas virtuais podem desfrutar dos serviços do Gmail utilizando o Google Para Seu Domínio. Assim, dá pra ter Gmail com seu nome e domínio.

Quer “ligar” pra gente? Não tem problema! Como qualquer empresa, também temos nosso contato via voz. Claro que não precisamos de um número telefônico para isto; tudo pode ser feito via Google Talk.

Suporte on-line também fica por conta do Google. Afinal o Gmail é poderoso pra gerenciar mensagens. Chat ao vivo? O Talk também resolve isso!

Conteúdo: Além de material exclusivo, como artigos, Google Master Plan, UnderGoogle Music Search, Lista de Operadores para busca, precisamos ficar ligados com tudo o que a empresa de Mountain View anda aprontando. É uma tarefa que consome tempo. Graças ao Google Reader e a nossos queridos leitores, conseguimos manter uma certa “rotineiridade” nas postagens. Eventualmente, o problema é falta de tempo, mas isso tentamos compensar a cada dia.

Edição e publicação: Ter sócios em lugares diferentes realmente é algo desafiador. E por todos estarem ocupados com outros compromissos o dia inteiro, a sincronia é quase impossível. Por sorte, as ferramentas de colaboração conseguiram manter o blog organizado. No Google Docs temos um enorme “quadro branco” para discutir idéias, planejar o futuro e até escrever artigos, tudo colaborativo e em tempo real. Quanto à publicação ficamos por conta do motor do Blogger. Qualquer um dos sócios ou articulistas entra lá e escreve um post. E dependendo da complexidade do artigo, outro sempre revisa antes de soltar. Mas artigos fresquinhos e que não podem esperar as vezes saem às pressas, e logo depois são revisados.

Rentabilidade e controle: Nem preciso dizer que o controle financeiro fica por conta do Google Spreadsheets. Quanto à rentabilidade do Blog, sua maioria vem do Google Adsense, pelos links patrocinados espalhados pelo blog. Tudo é acompanhado pelo painel do Adsense e pode, inclusive, ser exportado (manualmente) para o Spreadsheets para melhor visualização.

Distribuição de conteúdo e Marketing: O conteúdo é distribuído via Feeds RSS, Newsletters, Digg-like sites, e por nossos próprios leitores. Uma cópia das novidades publicadas é enviada ao Google pelo Sitemaps, que é responsável por indexar o site e trazer mais de 35% dos visitantes via busca. Portanto, embora muita gente já visite nossa “empresa” e conheça nosso produto, novas pessoas sempre estão em contato com ele devido ao grande marketing do Google. Para conseguir ele como marketeiro, você precisa de um conteúdo bom e persuasivo, um layout legível aos buscadores e muita gente testando e indicando seu produto para que sua relevância nas buscas aumente.

Resumindo: Os serviços Google ajudam muito pra tentar manter este blog sempre atualizado. Gmail para reuniões, Google Reader pra agregar notícias, Google Docs & Spreadsheets pra expor idéias e controlar as finanças. Google Adsense para rentabilizar, Google Sitemaps pra distribuir o conteúdo, Pequisa Google pra trazer os visitantes, Google Talk para conversar por áudio e o Blogger para juntar tudinho e manter o Undergoogle há mais de um ano e meio no ar.

Começou com o Fábio Seixas, e pra continuar com a bricadeira do “Como eu Blogo” convido:

*Bloggers

*Podcasters & Bloggers:


Popularity: 2% [?]

Fernando Kanarski Google AdWords Certified Partner, atualmente é Analista de Novas Mídias na HouseCricket , onde é responsável por Search Marketing e WebAnalytics.

7 Comentários »

  • Anonymous disse:
    blah
  • Anonymous disse:
    Meme? Vai começar essa história de problogger aqui também?
  • Anonymous disse:
    varias comunidades do orkut ja aparecem com links patrocinados
  • bruno.soares disse:
    Anônimo,

    Problogger é basicamente alguém que faz do ato de blogar sua profissão. Não é o caso de nenhum dos quatro editores do UnderGoogle, pois realmente não ganhamos muito dinheiro com os anúncios Google.

    Este “meme” é apenas uma brincadeira que está sendo realizada com os maiores blog brasileiros, independentes de serem profissionalizados ou não. 😉

    Abraços

  • Cristiano Mendes disse:
    Boa descrição.

    Não sou um expert no mundo dos blogs por isso queria saber como vocês fazem pra rodar esse blog na plataforma do blogger mas com um layout totalmente livre?

    abçs
    webmaniaco.com.br

  • Nick Ellis disse:
    Obrigado pela resposta ultra rápida! O post ficou ótimo e eu assino embaixo, pois uso todos os serviços citados acima quase que diariamente, menos o blogger, mas eu já usei ele antes.

    O Google Apps for Your Domain é essencial. Parabéns a todos pelo sucesso da empresa UnderGoogle!

    P.S.
    Não liga pra esse anônimo não, com certeza é alguém que não tem mais o que fazer.