Goo++: Programação Orientada ao Usuário

Estréio hoje esta coluna aqui no Undergoogle. Estive pensando na melhor maneira para começar e achei que o mais justo seria comentar a explicação do sucesso da empresa campeã das buscas no mundo, cuja existência é o motivo do ótimo trabalho desenvolvido neste Blog.

Quem nunca ouviu falar em Google? Ou nunca viu um computador na frente, ou está cego na Microsoft! Basta analisar os últimos anos e perceber as mudanças que a Web sofreu (para melhor) e contabilizar quantas delas tiveram início por parte da Google. Uma boa percentagem, certamente.

O ponto de partida, como todos sabemos, foi o algoritmo eficaz que Larry e Sergey desenvolveram na graduação. Aos poucos, foi se alastrando e mais adeptos passaram a utilizar o Google Search para suas buscas diárias; tanto as escolares, acadêmicas e profissionais, quanto as buscas por entretenimento, diversão e questões de saúde.

Contudo, certamente não foi apenas esse método extraordinário de “varrer” a Internet e mostrar resultados relevantes que fez da empresa um modelo mundial. A principal característica que atrai internautas para os serviços do Google, hoje, é a preocupação com o usuário final. Foi aí que criei a brincadeira “Goo++, Programação Orientada ao Usuário“.

Inicialmente, tínhamos um simples buscador, que foi crescendo até ficar bem reconhecido. Depois, novos serviços foram sendo desenvolvidos e o conceito de Google passou a ser mais amplo, não sendo associado apenas a um sistema de buscas muito potente. A partir daí, novidades e mais novidades pipocavam na Intenet dia após dia, diversas com a assinatura Google.

Aos poucos, tudo foi se consolidando. O melhor email, um dos melhores provedores de blogs, um dos mais avançados álbuns online associado ao funcional software para edição e organização de fotos, um dos melhores agregadores de feeds, a melhor agenda online, a maior rede de relacionamentos no Brasil, o mais popular software para visualização do mundo via satélite, entre vários outros.

Hoje, a empresa sediada na Googleplex em Mountain View – Califórnia, melhor empresa do mundo pra se trabalhar, com filiais em diversos países e megaplanos para o futuro tecnológico, é um modelo de esforço a ser seguido e uma estrela que poderá brilhar muito forte ainda.

Meus objetivos com esta coluna serão simples. Quero criar tutoriais à medida do possível, comentar novidades do mundo Google, vislumbrar possíveis invenções e contar com a sua participação. Agradeço aos editores do Undergoogle pelo convite e ao nosso rei das buscas pelos bons feitos à humanidade.

Daniel Fernando Pigatto cursa bacharelado em Ciência da Computação na Universidade Regional Integrada de Erechim/RS, reside na mesma cidade e é editor de dois blogs: Ponto Flutuante – página pessoal, com artigos de classificação geral; e Wekta – página colaborativa voltada ao underground da tecnologia.

Popularity: 1% [?]

9 ideias sobre “Goo++: Programação Orientada ao Usuário

  1. Párabens, muito bom!!
    Só descordo sobre ‘um dos melhores agregadores de feeds’, utilizo o netvibes desde antes do google reader e ele é bem mais bacana! 😛
  2. Um blog sobre Google, queria que falasse sobre oq?

    Ficou muito bom, gostaria de ver mais artigos deste tipo por aqui. É bom pra quebrar a rotina!

  3. Até o Undergoogle daqui a pouco vai ser pago, o blog está tão fraco que devem estar querendo algo no mesmo sentido. rsrsrs
  4. Ulisses, obrigado! 😉

    Pedrin, foi exatamente por isso que coloquei que o Google Reader é “um dos melhores agregadores de feeds”. Não falei que era o melhor porque uma afirmação dessas seria forte demais. Tenho certeza que o Netvibes é igualmente bom! 🙂

    Obrigado pelos comentários construtivos! 🙂

  5. O Google é o símbolo da Web 2.0. Eles sabem o que a Internet precisa e cada vez nos surpreendem mais. Parabéns pela sua iniciativa.
  6. Ótimo site sobre o Google. O todo poderoso Google sempre ajudando os internautas e criando aplicações muito úteis e superiores aos outros

Os comentários estão fechados.