Google Adsense para Rádios

Lançado hoje (16) o Google AdSense(TM) for Audio. Uma rede de anúncios, disponível para o mercado americano, que já conta com a participação de Broadcast Electronics (BE), ENCO Systems e LAN International’s VIERO. Também, entre os parceiros a Clear Channel, maior rede de rádios americana.
O novo serviço promete fazer uma revolução na hora de anunciar para o rádio, bem como na forma de monetizar o trabalho falado. Anunciantes poderão criar campanhas e editores poderão inserir os arquivos de audio e controlar todo o sistema, com ferramentas customizadas, desenvolvidas pela Google, como o AdSense for Audio API.

Este será o maior teste com anúncios em audio feitos desde a compra da dMarc Broadcasting.

Para ser um editor do novo serviço, as rádios deverão contar com BE’s AudioVAULT Vault2 e AV100 e usar o sistema de administração SS32 e Maestro. Portanto, acho que complicado para ser implementado a curto prazo no Brasil.

A medida mostra a entrada definitiva da Google no mundo da mídia, para a empresa não haverá limites. Se existir um meio de informação a se explorar, a empresa vai lá e dá um jeito de disponibilizar aquela informação ou inserir seu sistema de anúncios! A idéia também mostra o real interesse da empresa em criar uma plataforma de anúncios, que inclui TV, Radios, Jornais e Web.

Este é apenas um primeiro passo, mas mostra o interesse da empresa. Podemos até imaginar num futuro próximo podcasts e novas rádios totalmente monetizadas pelos serviços do Google. Porque não?

Veja o Press Release

Popularity: 1% [?]