Adwords

Interessado em fazer dinheiro anunciando no Google?

Celular

Produtos do Google para seu celular favorito ou para o iPhone? Você encontra tudo aqui!

Gmail

Considerado um dos melhores Webmails do Mundo, o Gmail não pára de inovar!

Opensocial

Tudo sobre a plataforma de aplicativos para Redes Sociais do Google!

Orkut

Tudo sobre a Rede Social do Google, a mais popular no Brasil!

Início » Geral

Google Maps, rotas e mobilidade

Enviado por em segunda-feira, 9 julho 20073 Comentários

Estreou na última sexta-feira o serviço de rotas na versão brasileira do Google Maps. Agora, pode-se marcar início e fim do destino que o Maps calcula o melhor caminho a seguir. Além disso, pelo mundo o serviço tem ganhado destaque para a versão móvel, personalização e integração com GPS.

O Google Maps e o Brasil:

Muitos dos municípios brasileiros ( ao menos os maiores de 30.000 habitantes) já estão catalogados no Maps, assim é possível procurar qualquer rua nas principais cidades.

O serviço de Rotas funciona! Agora pode-se marcar pontos de saída e chegada, visualizar o melhor caminho e alterar a rota manualmente se necessário. A versão móvel do Google Maps, além de estar disponível para praticamente qualquer tipo de Celular e Smartphone também já possui o serviço de Rotas e promete ajudar motoristas e pedestres a não se perderem mais nos grande centros. Veja uma tela abaixo:

Principais problemas:

  • Falta de uma versão em Português na versão móvel do serviço, já que o Google Maps pela web já teve sua interface traduzida.
  • Melhor organização e distribuição das ferramentas na interface móvel, já que o serviço é tão poderoso e tem uma interface Web bem funcional.
  • A falta de pontos comerciais tira um um pouco da funcionalidade do Maps em terras brasileiras, já que no mercado americano ele é muito útil na hora de buscar lojas e lugares importantes nas cidades.
  • Grande consumo de banda para dispositivos móveis. Enquanto o concorrente Map24 consome aproximadamente 30kb para abrir o mapa de uma cidade, a versão de mapas do Google consome mais de 200kb.

O que deve melhorar?

  • Um recurso que já funciona em alguns países e pode logo fazer parte da versão brasileira do Maps, é o recurso em que usuários pode adicionar pontos comerciais ao serviço de Maps, tornando o serviço realmente útil para o mercado consumidor brasileiro.
  • GPS: A Google já disponibilizou integração entre Maps e GPS para o celular BlackBerry® 8800, vendido nos Estados Unidos. Como GPS parece ser um novo acessório que deve habitar os aparelhos móveis, possíveis integrações devem ser inevitáveis.
  • A customização das rotas parece ser um grande diferencial do Serviço do Google em relação aos concorrentes, assim pode-se alterar caminhos que o Maps calcula instantaneamente o novo caminho. Veja mais. O recurso já funciona para usuários de PC mas deve ser implantado logo na versão móvel do Maps.

Popularity: 7% [?]

Fernando Kanarski Google AdWords Certified Partner, atualmente é Analista de Novas Mídias na HouseCricket , onde é responsável por Search Marketing e WebAnalytics.

3 Comentários »

  • Leandro disse:
    O serviço de Rota realmente funciona muito bem!! Excelente!!
    Aqui em Vitória (ES), os pontos que peguei, atendeu perfeitamente! Porém, tenho uma ressalva… (claro!) as distâncias (para mim) apareceu em ft e milhas. Será q é pq meu WinXP é inglês, ou pra todo mundo tá assim???
    Poderia ter a unidade de medida em Km ou metros… dependendo da localidade q se busca, ou ter uma ferramenta para mudar… (ou tem e eu não me atentei?)
    Um abraço!
  • =D disse:
    Perfeito!
    Eu estou tentando desenvolver um sistema parecido com esse porém utilizando apenas a base de dados da minha cidade…

    Excelênte serviço

  • Rômulo disse:
    Eu testei e gostei muito. Tomara que o serviço seja logo liberado com um serviço em Português. Pelo grau de detalhamento, parece que não vai demorar.