Google pode ser solução para PC mais barato

Imagine um computador que utilize o Gmail no lugar do Outlook, Google Docs ao invés do Microsoft Word, Google Talk Web ao invés do pesado Windows Live Messenger. Tudo isso em um Linux super leve e sem necessidade de anti-virus.

Essa é uma das atuais soluções para levar a tecnologia para as grandes massas. Trocando aplicações Desktop por Web, o usuário ganha em espaço de HD, economia de memória RAM, mobilidade (seus aplicativos podem ser acessados de qualquer lan-house), além de contar com sempre a última versão dos aplicativos. E sem por a mão no bolso.

A empresa americana PCs Everex, seguindo essa idéia, lançou um computador de apenas 200 dólares. Tirando os impostos, seria um computador completo por menos de 370 reais no Brasil.

O “gOS” embutido na máquina é uma versão modificada do excelente Ubuntu, com ícones no desktop para os principais aplicativos online do Google: Docs, Calendário, Notícias, Mapas, dentre outros.


O PC foi batizado de Everex gPC (o “g” é de Green), conta com processador Via C7-D de 1.5GHz, 512MB (megabutes) de memória e 80GB (gigabytes) de disco rígido, além de gravador e leitor de CD e leitor de DVD. Já está à venda no Wal-Mart.

Fontes: InsideGoogle | Google Operating System | PC World

Popularity: 2% [?]

Publicado em Geral por brunosoares. Marque Link Permanente.

Sobre brunosoares

Paulistano, 22 anos, estudante de Engenharia da Computação pela FASP, é desenvolvedor Windows e Web há 5 anos. Gostava de escrever sobre tecnologia nas horas vagas, e criou o Undergoogle junto ao Fernando Kanarski para poder acompanhar de perto a, na sua opinião, empresa de tecnologia mais inovadora dos últimos anos.

7 ideias sobre “Google pode ser solução para PC mais barato

  1. Desculpe leitores,

    Acabei confiando na descrição de um grande site sem verificar a veracidade origem do nome.

    Obrigado ao Trek1701 e ao Tiago Souza pela informação. O texto já foi corrigido.

  2. Com a industria tornando os hardwares cada dia menores, com mais capacidade e menor preço, não vejo qual a utilidade de migrar para sistemas que ovacionen a baixa utilização do hardware.

    Se eu tenho uma maquina que suporta Windows Vista facilmente, qual a utilidade de eu ficar colocando Windows 98 SE?
    Nenhuma. É uma economia absolutamente ridícula.

    Entao quando eu vejo uns posts desses, ovacionando o baixo impacto no sistema, eu fico muito puto. Explorem a liberdade que o linux oferece, não o baixo impacto. Até pq quando se coloca num linux todos os pacotes que sao necessários a uma boa navegação, este fica quase igual ao Windows.

  3. Pois é Alexandrej,

    Mas infelizmente não há chances de vender um hardware que rode Windows Vista para populações de baixa renda.

    O jeito é vender hardware já obsoleto para os sistemas mais parrudos, por preços realmente baixos.

    O legal do Linux, é realmente a liberdade que este proporciona, podendo ser modificado inclusive para se ter um sistema rápido, estável e seguro em um hardware antigo.

    Abs.

  4. A grande questão aqui é, se o computador tem o publico alvo as pessas com menor poder aquisitivo, como se espera que essas pessoas usem principalmente de serviços do google, serviços totalmente on-line, através de suas conexões discadas?

    Quanto ao comentario sobre o crescente poder das maquinas, Se eu tenho uma maquina que rode windows vista, porque eu não instalo o windows xp? tem os mesmos recursos e vai ficar muito mais rapido… (até q a m$ canibalise o próprio software claro)

  5. Pois é. Utilizei esses dias uma máquinas de preço < 1.000 reais no Shopping com Vista Starter Edition... me lembrou muito uns 586 rodando Windows 2000. Sobre a conexão, o ideal seria que governos oferecessem planos acessíveis, redes wi-fi ou alguma outra saída barata. Pois inclusão digital e conexão discada não combinam.

Os comentários estão fechados.