Google vai armazenar todas as imagens do Hubble

Chris DiBona, o administrador de programação Open Source do Google, desenvolveu um projeto para coletar TODAS as informações e imagens que o telescópio Hubble já coletou :120 Terabytes (120 mil Gigabytes). Ele esteve em reunião com os cientistas do Hubble para prepará-los para tal façanha.

O projeto faz parta da parceria entre Nasa e Google, firmada em 2005 e método será esse: DiBona e sua equipe mandarão PCs com uma rede de HDs de 3 Terabytes cada para ciêntistas de várias instituições. Lá, por meio de uma conexão eSATA com os servidores, eles transferirão os dados para as redes de HDs. Terminado a transferência, as HDs voltam para a sede do Google em Mountain View, e os arquivos são copiados para os servidores do Google para propósitos de arquivação. Se os cientistas de outras partes do mundo precisarem dessas informações, só precisam fazer o processo contrário.

Por enquanto, o projeto só funciona por uma via – somente estão sendo mandadas para o Google. E esta limitado a dados astronômicos, como os 6 Terabytes de imagens infravermelhas do terreno de Marte, da Arizona State University.

Parece que a filosofia da empresa de armazenar e distribuir todas as informações do mundo está realmente sendo levada a sério! Será que o Google Universe vai sair?

Fonte: Sykey.net | Wired | Colaboração: webdotx

Popularity: 2% [?]

2 ideias sobre “Google vai armazenar todas as imagens do Hubble

Os comentários estão fechados.