Links patrocinados começam a invadir Orkut

Há algum tempo o Orkut já abriu suas páginas à anunciantes. demorou um pouco até achar interessados, porém as pequenas propagandas já começaram a aparecer. Nas últimas semanas, dezenas de leitores reportaram anúncios em algumas comunidades do Orkut.

Além do clássico banner que aparece em várias comunidades e que quase tudo mundo já viu, encontramos anúncio do PicasaWeb e Joga.com.

Mais recentemente, alguns leitores reportaram links patrocinados na busca por comunidade ou nos posts dos fórum em comunidades. Como o aparecimento de anúncios é raro, chegamos a conclusão que a impressão, assim como acontece com os anúncios no Google, devem ser exibidos conforme palavra-chave, região, idioma e período do dia.

Lembro bem que no tempo do Youtube Bloqueado, eu entrava no Orkut com Proxy americano. A quantidade de anúncios nas comunidades e busca eram mais freqüentes, portanto acho que o pessoal está investindo mais em anúncios lá. Por aqui a coisa anda bem mais lenta, o que torna o aparecimento de propagandas algo eventual.

Os usuários não estão gostando nada da idéia de anúncios, já existem várias comunidades contra o uso de propagandas. Embora encontre resistência dos usuários, a Google deve investir cada vez mais em propaganda no Orkut, principalmente para o mercado brasileiro – massa dominante no Orkut. O aparecimento de anúncios será cada vez mais inevitável.

Podemos encarar pelo lado bom da coisa, mais anúncios rendem mais dinheiro, mais dinheiro desperta mais o interesse na ferramenta, que deve ganhar novidades de tempos em tempos. O fracasso das propagandas pode fazer com que idéias de integração e adição de novas funcionalidades sejam repensadas.

Popularity: 3% [?]

4 ideias sobre “Links patrocinados começam a invadir Orkut

  1. Reclamarem de anuncios no Orkut, acho isso uma coisa beirando o infantil. Afinal vivemos em um mundo que tudo funciona na base do direito, querem usar Orkut, não pagar e alem de tudo não querem ver anuncio? É muita folga.
  2. Justamente, afinal é dessa forma que o Google lucra e nos proporciona cada vez mais serviços gratuitos e de quaildade.

Os comentários estão fechados.