Não será bem um GooglePhone, mas a plataforma Android deve fazer barulho!

De acordo com comunicado liberado hoje (05), um sistema operacional e um conjunto de aplicativos que deve incluir um minibrowser será finalizado pelo Google Labs e deverá ser lançado até o final deste ano.

Engenheiros da companhia estão trabalhando nesse projeto há três anos, desde a compra da Android Inc, realizada em 2005. O Google não fabricará celulares e diz que não planeja estampar sua marca nos aparelhos. Em vez disso, vai trabalhar com fabricantes que concordarem em usar seu sistema operacional.


O comunicado coloca um ponto final nos rumores de um aparelho desenvolvido pela empresa. Segundo eles a empresa está desenvolvendo um sistema que deve rodar em vários aparelhos já em 2008. Entre os parceiros da Google estão fabricantes de dispositivos como a HTC, Samsung e Motorola. Já entre as operadoras dispostas a explorar os recursos do Android estão a Deutsche Telekom, AG’s T-Mobile, Sprint Nextel e a NTT DoCoM.

“Essas parcerias permitirão ao mercado de tecnologias móveis ampliar seu alcance para bilhões de pessoas em todo o mundo”, diz o CEO do Google, Eric Schmidt, em comunicado.

O pacote do Google será baseado em sistemas de código aberto para computador, que podem ser mais facilmente manipulados por programadores. Segundo a Sprint Nextel Corp, operadora que faz parte da aliança, a plataforma será baseada em Linux.

Se a empresa quer integrar os seus serviços em um aparelho móvel, esta é a hora: com uma grande quantidade de desenvolvedores criando mini-aplicativos para o iGoogle, Google Desktop e agora também para o OpenSocial, podemos ter certeza que muita coisa interessante vai aparecer para os aparelhos que rodarem o sistema da Google.

Em termo de parceiros, a plataforma já nasce como um sucesso. Resta saber se a Google dará conta de fazer um sistema surpreendente, simples e útil. Ao menos a empresa não seguiu o caminho da Apple, com um sistema parcialmente fechado e com pouca personalização!

Leia mais: Folha Online

Popularity: 1% [?]