Novo Google Analytics: Primeiras impressões

Vou ser sincero: sempre usei o Google Analytics só por ser um serviço do Google e por todo mundo falar bem dele! Até pouco tempo eu sabia do poder dele, mas não tinha a mínima idéia de como usar todo o seu poder de fogo.
Graças à insistência do amigo Lourenço, do Besteirol.net, que implorou pra eu parar de usar o Sitemeter e começar a analisar estatísticas de meus sites pelo Analytics. Comecei a realmente utilizar o serviço. Ainda há muita coisa para descobrir, mas graças a ele estou conseguindo estatísticas mais confiáveis, que revelam muita coisa sobre o perfil de nossos leitores, além de nos mostrar como eles chegam até nós.

Novidades

Nova Página Inicial, que agora pode ser personalizada

Para tentar atrair mais os usuários e tornar o uso das ferramentas mais simplificado, o time do Analytics vem trabalhando arduamente para construir uma nova interface que deve estar disponível a todos os usuários em poucos dias. Entre as principais novidades também estão a possibilidade de envio de estatísticas por e-mail, relatórios em vários formatos – inclusive PDF, personalização da página inicial do serviço, ajuda contextual e comparação de dados em intervalos de tempo diferentes. Você pode encontrar mais informações no Blog Oficial do Google.

Devo lembrar que este é o primeiro Beta da nova interface, liberado somente para algumas contas, portanto, acredito que muitas melhorias devem estar por vir. A análise abaixo refere-se ao estado em que o Beta se encontra e a comparação entre ele a interface antiga.

Interface Pesada e Muitos Recursos

O que até hoje me deixava com o pé atrás no Analytics era sua interface. Ela era muito prática e bonita, mas realmente pesada, além de ser incompatível com meu celular, que vai contra meu vício de acompanhar estatísticas no decorrer do dia!

Com a reformulação algumas coisas mudaram. É notável que a interface ficou mais simples e leve, embora alguns erros persistam em aparecer quando tento mudar o intervalo de tempo das estatísticas. Outra coisa que incomodava muito e que foi solucionada nesta nova versão é a quantidade enorme de recursos espalhados pelos menus.

Erro no Script do Flash ao tentar mudar intervalo de data

Com uma homepage personalizável, os usuários poderão criar uma página conforme suas necessidades, não perdendo tempo para localizar suas estatísticas favoritas. A reestruturação do serviço fez todos os menus e recursos mudarem de lugar, além de mudar o jeito com que os editores analisam seus dados. Realmente ficou mais prático, porém levará um certo tempo até todos se reacostumem à nova interface.

O que Piorou?

Comparar resultados e montar estatísticas personalizadas ficou um pouco mais complicado. Agora o usuário pode usar a caixa de seleção “Segment” pra fazer a comparação que ficou meio confusa. Acompanhar estatísticas do dia ficou desconfortável, o gráfico de visitação por hora do dia simplesmente sumiu. Acompanhar e comparar as visitas de um ano inteiro ficou trabalhoso, já que agora é preciso selecionar uma faixa de tempo na mão. Pageview e visitas únicas não andam juntas e fica complicado colocar as duas lado a lado.

O que melhorou?

A quantidade de gráficos realmente cresceu. A função de colocar as principais informações na página inicial, além de alterar sua ordem, realmente deixaram o serviço mais prático. Além disso é indiscutível que a interface ganhou melhoras visuais, tornando a navegação mais simples agradável. A quantidade de informações sobre o site analisado é tão grande que dá pra passar horas em frente ao serviço.


Análise de visitação

Você realmente usa o Analytics?

Ter conta no Analytics e logar no serviço uma vez por semana para verificar estatísticas é algo simples, mas você utiliza os recursos mais avançados do serviço? Usa os filtros de conversão de metas, monitora campanhas on-line de e-mails e palavras-chave, influência dos mecanismos de busca ou da fonte de referência e tudo mais? Muitos dos recursos avançados do Analytics foram desenvolvidos para atenderem às necessidades dos editores do Adwords. Eis um dos problemas do Analytics: ele possui muitos recursos, os quais nem sempre são utilizados por donos de sites acostumados com estatísticas simples como total de visitantes e referências. O analytics tenta ser tão bom que acaba assustando usuários de primeira viagem.

Muitos usuários acabam não gostando do serviço por sua complexidade na hora de comparar resultados e exibi-los na tela, se contendo apenas às ferramentas mais simples. Provavelmente o redesign do serviço deve atrair mais usuários, além de fazer os antigos utilizarem e interagirem cada vez mais com as ferramentas disponíveis.

O uso correto do Analytics pode ajudar muito no acompanhamento e investimento de blogs e sites, já que com todas as informações de SEO e visitação geradas pelo serviço, muitos blogs podem saber para que lado apontar para aparecer melhor em sites de busca e atrair mais visitantes. Se você só o usa passivamente, essa é a hora de começar a testar, afinal ele é GRÁTIS!

Para finalizar, deixo a pergunta: Você realmente usa o Google Analytics?

Popularity: 2% [?]

9 ideias sobre “Novo Google Analytics: Primeiras impressões

  1. Sim, ele é bem completo mesmo. Eu até me assustei com ele na primeira vez que vi, mas o serviço é muito bom. So não vi relatorios em txt nessa nova versão.
  2. concordo com tudo.
    Sempre usei o analytics e esta versão melhorou muito tirando esses pontos q VC falou.
  3. Minha maior crítica ao analytics é que poderiam pegar mais leve no ajax e aliviar o peso. Se facilitar daqui a pouco fica parecendo produto MS.
  4. Primeira coisa que notei foi o fato de não ser possível acompanhar as estatísticas diárias. Por conta disso, por enquanto, voltei para a versão antiga.
  5. Continuo preferindo o Pmetricks.

    Mudando o assunto.
    Tira essa moderação de palavras aqui dos comments, rapah!
    Tá russo comentar

  6. Respondendo à pergunta: Não, ainda não uso todo o poder de fogo que o Analytics oferece.
    Neste novo, nao gostei da visualização do mapa mundi. Eu preferia do outro jeito, que mostrava todos os pontos de acesso no mundo.

    []’s
    .:: Enoch – Jequié, Bahia
    Além Das Curvas‘ Blog

  7. Pingback: tecnotí­cias » Nova versão do Google Analytics

Os comentários estão fechados.