Adwords

Interessado em fazer dinheiro anunciando no Google?

Celular

Produtos do Google para seu celular favorito ou para o iPhone? Você encontra tudo aqui!

Gmail

Considerado um dos melhores Webmails do Mundo, o Gmail não pára de inovar!

Opensocial

Tudo sobre a plataforma de aplicativos para Redes Sociais do Google!

Orkut

Tudo sobre a Rede Social do Google, a mais popular no Brasil!

Início » Geral

Opensocial: Google aposta na integração entre redes para combater o Facebook

Enviado por em quarta-feira, 31 outubro 20075 Comentários
Uma semana após perder a disputa para a Microsoft por uma participação minoritária no Facebook, os fundadores do Google parecem ter tido outra idéia mirabolante, desta vez, para integrar redes sociais e criar uma plataforma única para que estas possam crescer e ganhar novos recursos rapidamente.

A plataforma Opensocial, que deverá ser anunciada pela Google e por donos de redes sociais nesta quinta-feira (01/11), terá o objetivo de unir, através de uma série de API’s, serviços de redes sociais como LinkedIn, hi5, XING, Friendster, Plaxo e Ning, além de ficar disponível livremente para que qualquer webmaster possa criar aplicações que compartilhem informações da rede social disponíveis pela plataforma.

Segundo a empresa, o lançamento é um marco para o início da comunicação entre as redes sociais. Para eles, a proliferação de uma única API pode ajudar desenvolvedores a focar em novas funcionalidades que integrariam as redes envolvidas, e difundi-las pela web de uma forma rápida e fácil. O lançamento também deve frear o desenvolvimento de aplicações para o Facebook, já que muitos desenvolvedores devem se interessar pela nova plataforma da Google.

O anúncio da OpenSocial também deve ofuscar o lançamento pelo Facebook de um novo sistema de publicidade, possível concorrente do sistema da Google.

E o Orkut?

A integração da rede social da Google com a API e consequentemente outras redes pode gerar bons frutos ao Orkut, já que novos recursos, desenvolvidos por uma comunidade criativa, podem ser integrados ao serviço além de espalhados por outros sites e redes sociais.

As API’s

Desenvolvedores terão acesso a:
– três API’s em JavaScript e Gdata para acesso as funcionalidade da rede social;
– Editor para as API’s no Orkut no endereço sandbox.orkut.com;

Webmasters terão acesso a:
– Ferramenta para habilitar o OpenSocial em seus sites;
– Fórum de suporte para trocar informações com a Google e outros Webmasters;

A API deve estar disponível em breve no endereço code.google.com/apis/opensocial

Fonte: John Battelle’s Searchblog | Imagem: TechCrunch

Popularity: 7% [?]

Fernando Kanarski Google AdWords Certified Partner, atualmente é Analista de Novas Mídias na HouseCricket , onde é responsável por Search Marketing e WebAnalytics.

5 Comentários »