Adwords

Interessado em fazer dinheiro anunciando no Google?

Celular

Produtos do Google para seu celular favorito ou para o iPhone? Você encontra tudo aqui!

Gmail

Considerado um dos melhores Webmails do Mundo, o Gmail não pára de inovar!

Opensocial

Tudo sobre a plataforma de aplicativos para Redes Sociais do Google!

Orkut

Tudo sobre a Rede Social do Google, a mais popular no Brasil!

Início » Geral

Orkut cobrando taxa de manutenção, mais um phishing scan!

Enviado por em domingo, 30 setembro 2007Um Comentário
Recebemos semanalmente alertas de leitores, comentando sobre e-mails supostamente enviados em nome da Google, Orkut ou Youtube pedindo para atualizar cadastros e baixar novas ferramentas, levando alguns usuários a clicar em links suspeitos e baixar programas maliciosos.

Dificilmente postamos este tipo de alerta aqui por já ser de praxe esse tipo de e-mail. Porém, o que recebemos hoje do leitor Guilherme Scombatti merece divulgação, por poder causar muita dúvida nos usuários menos experientes que receberem a mensagem.

A mensagem alega que o Orkut exigirá taxa de manutenção e serão cobrados R$ 12,50 para o que o usuários continue com sua conta. Você pode ver a mensagem completa na imagem do início do post. No final do e-mail, encontra-se um texto “VEJA OS NOVOS TERMOS DO ORKUT E COMO FAZER SUA COLABORAÇÃO” que aponta para o código malicioso.

Caros, nenhuma ferramenta da Google precisa ser paga para sua manutenção, no máximo o usuário pode pagar uma taxa extra para conseguir mais espaço, como é o caso do Gmail. Além disso, a empresa usaria a mídia para divulgar possíveis cobranças e não e-mail.

Vale lembrar que não se deve sair clicando em qualquer link enviado por mensagem de e-mail, muitos deles apontam para programas maliciosos que acabam roubando informações pessoais do usuário.

Fica o alerta.

Popularity: 2% [?]

Fernando Kanarski Google AdWords Certified Partner, atualmente é Analista de Novas Mídias na HouseCricket , onde é responsável por Search Marketing e WebAnalytics.

Um Comentário »

  • Anonymous disse:
    Também é possível identificar a mentira pela série de erros ortográficos e de concordância que o e-mail possui.