Adwords

Interessado em fazer dinheiro anunciando no Google?

Celular

Produtos do Google para seu celular favorito ou para o iPhone? Você encontra tudo aqui!

Gmail

Considerado um dos melhores Webmails do Mundo, o Gmail não pára de inovar!

Opensocial

Tudo sobre a plataforma de aplicativos para Redes Sociais do Google!

Orkut

Tudo sobre a Rede Social do Google, a mais popular no Brasil!

Início » Geral, Google

Wikia Search: um concorrente à altura do Google

Enviado por em sábado, 17 novembro 200710 Comentários
É fato há muito tempo: o buscador da Google é o mais relevante, rápido e, por consequência, utilizado do mundo. Todos tentam tomar uma fatia do lucrativo mercado de buscas da internet, mas sempre tentando repetir a fórmula que a Google inventou e aprimorou tão bem nos últimos anos.

Então, se nem com todo o dinheiro e marketing do mundo é possível “derrubar” o Google, qual a saída mais natural para dominar o mercado? É claro: reinventar a busca na internet.

Wikia Search

A imagem acima é o primeiro sinal de vida de um mecanismo que promete revolucionar o modo como buscamos: o Wikia Search. Criado por Jimmy Wales, mesmo fundador da enciclopédia colaborativa Wikipedia, a proposta do futuro buscador é muito interessante: permitir que os próprios usuários dêem relevância aos resultados encontrados, num sistema que mistura rede social e buscador. Mais informações neste site (em inglês).

Seria interessante ver mais empresas apostando em modelos ousados para desafiar os concorrentes, em vez de sempre tentar copiá-los. É isso que dá vida ao mercado, e traz benefícios (ao invés de apenas opções) aos usuários.

Fonte: Meio Bit

Popularity: 2% [?]

Bruno Soares Paulistano, 22 anos, estudante de Engenharia da Computação pela FASP, é desenvolvedor Windows e Web há 5 anos. Gostava de escrever sobre tecnologia nas horas vagas, e criou o Undergoogle junto ao Fernando Kanarski para poder acompanhar de perto a, na sua opinião, empresa de tecnologia mais inovadora dos últimos anos.

10 Comentários »

  • Rafael disse:
    A idéia parece ótima, mas se começar a vingar bem o Google vai lá e compra ou cria algo semelhante e já era…
  • Rodrigo disse:
    É… Acho que está na hora de começar a pensar num underwiki.com, rapazes rsrs =B

    “A idéia parece ótima, mas se começar a vingar bem o Google vai lá e compra ou cria algo semelhante e já era…”

    Vc disse tudo, rafael.

  • Rauhmaru disse:
    A Wiki sempre teve seu espaço na Internet. Ela já tem um nome e bastante fama… Acho que isso irá ajudar bastante na sua escalada pra empurrar o Google desfiladeiro a baixo 😀
  • Strong_Wind disse:
    Tenho pensado em algo assim já faz um tempo.. mas não só num buscador.. mas com integração com navegador, uma conta com histórico de pesquisa e acesso, classificação das páginas acessadas, significados de dicionário, tags definidas por usuários! Imagina um algorítimo em que todo acesso à internet, pesquisa de páginas, significados de palavras e tudo mais na net se encaixe em um perfil de usuário… Por um lado, talvez uma investida contra a privacidade, mas por outro pode ser uma revolução na internet. A web 2.0 está aí e temos ferramentas pra isso… Mais que extensões do firefox, mas uma integração geral de todo acesso à internet.
    Comecei pensar nisso partindo do pressuposto de que a definição de computador pra mim pode ser muito diferente do que pra minha avó, ou para um caixa de supermercado. Se filtrarmos a informação por perfil de quem a busca, conseguimos um conhecimento direcionado à realidade… Tenho muitas idéias à respeito, e se for da vontade de Deus, uma empresa pode investir nisso tudo. Quem sabe até a Google, não?
    Vi que não fui o único a pensar nisso… Deu pra ver que tem mais gente de olho nesse mercado de personalização da informação. Vamos ver no que vai dar =}
  • Renato disse:
    Só aguardando pra ver o resultado desse projeto acima.

    A internet é uma bagunça, na decada de 90 os mecanismos de buscas ja eram organizados por pessoas.

    O google revolucionou pq conseguiu automatizar o processo de forma rápida e classificar os resultados de forma “interessante” usando o pagerank.

    Tudo isso facilita a indexação das páginas em seu repositório e diminuiu a possibilidade de seres humanos manipular os resultados.

    Enfim…

  • Strong_Wind disse:
    hum.. Interessante..
    Não tinha parado pra pensar nesse ponto de vista…
    Será que se abrir pra usuários manipularem de alguma forma pode ser bom ou ruim? Ou neutro?
    Vimos que a Wikipedia deu certo com a intervenção dos usuários… O pior é que se um sistema de pesquisa influenciado por usuários for atacado por spammers ou forem feitas Wiki Bombs…
  • […] para quem estava com medo do buscador da Wikipedia ameaçar o poderio do Google, parece que a ameaça está mudando o sentido, agora para o lado da […]
  • […] para quem estava com medo do buscador da Wikipedia ameaçar o poderio do Google, parece que a ameaça está mudando o sentido, agora para o lado da […]
  • […] Wikipedia já fez barulho, a Microsoft já prometeu várias vezes e agora é a vez de ex-funcionários  do Google prometerem […]