Wikia Search: um concorrente à altura do Google

É fato há muito tempo: o buscador da Google é o mais relevante, rápido e, por consequência, utilizado do mundo. Todos tentam tomar uma fatia do lucrativo mercado de buscas da internet, mas sempre tentando repetir a fórmula que a Google inventou e aprimorou tão bem nos últimos anos.

Então, se nem com todo o dinheiro e marketing do mundo é possível “derrubar” o Google, qual a saída mais natural para dominar o mercado? É claro: reinventar a busca na internet.

Wikia Search

A imagem acima é o primeiro sinal de vida de um mecanismo que promete revolucionar o modo como buscamos: o Wikia Search. Criado por Jimmy Wales, mesmo fundador da enciclopédia colaborativa Wikipedia, a proposta do futuro buscador é muito interessante: permitir que os próprios usuários dêem relevância aos resultados encontrados, num sistema que mistura rede social e buscador. Mais informações neste site (em inglês).

Seria interessante ver mais empresas apostando em modelos ousados para desafiar os concorrentes, em vez de sempre tentar copiá-los. É isso que dá vida ao mercado, e traz benefícios (ao invés de apenas opções) aos usuários.

Fonte: Meio Bit

Popularity: 2% [?]

Publicado em Geral, Google por brunosoares. Marque Link Permanente.

Sobre brunosoares

Paulistano, 22 anos, estudante de Engenharia da Computação pela FASP, é desenvolvedor Windows e Web há 5 anos. Gostava de escrever sobre tecnologia nas horas vagas, e criou o Undergoogle junto ao Fernando Kanarski para poder acompanhar de perto a, na sua opinião, empresa de tecnologia mais inovadora dos últimos anos.

10 ideias sobre “Wikia Search: um concorrente à altura do Google

  1. É… Acho que está na hora de começar a pensar num underwiki.com, rapazes rsrs =B

    “A idéia parece ótima, mas se começar a vingar bem o Google vai lá e compra ou cria algo semelhante e já era…”

    Vc disse tudo, rafael.

  2. A Wiki sempre teve seu espaço na Internet. Ela já tem um nome e bastante fama… Acho que isso irá ajudar bastante na sua escalada pra empurrar o Google desfiladeiro a baixo 😀
  3. Tenho pensado em algo assim já faz um tempo.. mas não só num buscador.. mas com integração com navegador, uma conta com histórico de pesquisa e acesso, classificação das páginas acessadas, significados de dicionário, tags definidas por usuários! Imagina um algorítimo em que todo acesso à internet, pesquisa de páginas, significados de palavras e tudo mais na net se encaixe em um perfil de usuário… Por um lado, talvez uma investida contra a privacidade, mas por outro pode ser uma revolução na internet. A web 2.0 está aí e temos ferramentas pra isso… Mais que extensões do firefox, mas uma integração geral de todo acesso à internet.
    Comecei pensar nisso partindo do pressuposto de que a definição de computador pra mim pode ser muito diferente do que pra minha avó, ou para um caixa de supermercado. Se filtrarmos a informação por perfil de quem a busca, conseguimos um conhecimento direcionado à realidade… Tenho muitas idéias à respeito, e se for da vontade de Deus, uma empresa pode investir nisso tudo. Quem sabe até a Google, não?
    Vi que não fui o único a pensar nisso… Deu pra ver que tem mais gente de olho nesse mercado de personalização da informação. Vamos ver no que vai dar =}
  4. Só aguardando pra ver o resultado desse projeto acima.

    A internet é uma bagunça, na decada de 90 os mecanismos de buscas ja eram organizados por pessoas.

    O google revolucionou pq conseguiu automatizar o processo de forma rápida e classificar os resultados de forma “interessante” usando o pagerank.

    Tudo isso facilita a indexação das páginas em seu repositório e diminuiu a possibilidade de seres humanos manipular os resultados.

    Enfim…

  5. hum.. Interessante..
    Não tinha parado pra pensar nesse ponto de vista…
    Será que se abrir pra usuários manipularem de alguma forma pode ser bom ou ruim? Ou neutro?
    Vimos que a Wikipedia deu certo com a intervenção dos usuários… O pior é que se um sistema de pesquisa influenciado por usuários for atacado por spammers ou forem feitas Wiki Bombs…
  6. Pingback: bit2bit » Wikia Search: um novo buscador em dezembro

  7. Pingback: Google Knol, Wikipedia que se cuide! | Undergoogle - Tudo sobre Google!

  8. Pingback: Google Knol: Wikipedia que se cuide! | Manoel Franklin

  9. Pingback: Cuil: Mais um tentando superar o Google | underGoogle - Tudo sobre Google!

Os comentários estão fechados.