E os blogs descobrem o AdWords

Todos nós já sabemos que a maior parte da rede de anúncios do Google, rentabilizada pelo programa AdSense, são blogs. O que alguns estão percebendo agora é que os blogueiros deixaram de ser agentes passivos nos anúncios e estão utilizando o programa AdWords.

Depois que escrevi o artigo “Anuncie grátis no AdWords“, várias pessoas entraram em contato comigo sobre o programa. Algumas jamais tinham pensado em anunciar, outras já tinham colocado em seus planos, mas a maioria pensava nisso como um “gasto” desnecessário. Numa época onde o SEO é palavra-chave obrigatória em qualquer blog, anunciar parece ser perder dinheiro, para ser exibido na mesma página onde estão seus links gratuitamente.

Em parte há uma certa razão para esse pensamento, afinal, poucas pessoas hoje estão efetivamente trabalhando o SEO em seu site / blog, facilitando o trabalho de quem avalia essas questões e possibilitando que sejam exibidos nos primeiros resultados na maioria das palavras-chave relevantes. O que não se está contando é com as mudanças no cenário, promovidas tanto pelo Google – com a constante implementação de seus algoritmos – quanto pelos desenvolvedores, que estão cada vez mais se dedicando à arte da otimização. SEO vai deixar de ser vantagem em pouco tempo e vai se tornar obrigatório, para poder estar nas pesquisas, não somente nos primeiros resultados.

No caso acima, os anúncios pagos levam vantagem. Também há casos em que é importante, ou no mínimo inteligente, anunciar diretamente em sites que se identifique um público-alvo potencial. São promoções, lançamentos de produtos ou apenas manutenção da divulgação de seu site / empresa / blog / produto. Os anúncios direcionados permitem falar com seu público que ainda não o conhece, exibir seu site a quem não busca por leitura nos mecanismos de busca mas lêem diversos sites diariamente.

Outra importante razão para anunciar um blog no programa AdWords é justamente ajudar na manutenção do serviço. Obviamente pode parecer uma loucura pensar que o programa AdSense acabaria “amanhã”, já que vem crescendo a malha da rede de anúncios do Google, mas não nos custa precaução. Anunciar seu blog pode ser uma forma de fazer o dinheiro circular, garantindo ao mesmo tempo divulgação para o seu blog e a sustentabilidade do negócio.

Saiba mais:


Manoel Netto é Consultor / Desenvolvedor Web, apaixonado por tecnologia desde que nasceu e atualmente mantém o site Tecnocracia.com.br.

Popularity: 3% [?]

5 ideias sobre “E os blogs descobrem o AdWords

  1. Só eu que não consegui esse promocode, aliás, até consegui, só que me fiz o favor de deletar o email, é mole?!

    Abraço, Manoel.

    //E excelente artigo de estréia!!! =D

  2. Você não foi o único Celso…. hehehehe

    Quando recebi isso eu logo apaguei porque eu nunca iria gastar dinheiro com anúncios naquele tempo…

    Que beleza né?!?!?! =P

    Abraço.

  3. http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1562541-EI238,00.html

    “…
    O software da Marratech, que não está baseado na web mas no disco rígido do computador, é uma tecnologia que inclui vídeo, mensagem instantânea, telefonia pela internet e uma ferramenta para compartilhar documentos, apresentações ou gráficos.
    …”

    Seria o inicio da investida contra o Oficce?

  4. Pingback: Pequenas alterações nos anúncios adsense, a busca do milhão | Plugbr

  5. Pingback: Notícias e Atualizações nos Plugins » Tecnocracia : Estado Tecnológico

Os comentários estão fechados.