Adwords

Interessado em fazer dinheiro anunciando no Google?

Celular

Produtos do Google para seu celular favorito ou para o iPhone? Você encontra tudo aqui!

Gmail

Considerado um dos melhores Webmails do Mundo, o Gmail não pára de inovar!

Opensocial

Tudo sobre a plataforma de aplicativos para Redes Sociais do Google!

Orkut

Tudo sobre a Rede Social do Google, a mais popular no Brasil!

Início » Adwords

Por dentro do Adwords #10: Seja um consultor do Adwords

Enviado por em domingo, 4 março 2007Sem Comentários, Seja o Primeiro!
O sistema de Links Patrocinados foi desenvolvido para ser usado por uma gama enorme de pessoas, portanto foi desenvolvido com a premissa “tem que ser fácil”, e o Adwords não poderia ser diferente. O sistema é fácil de ser usado e sua arquitetura permite que a manutenção da campanha seja realizada rapidamente.

Apesar de todas essas facilidades uma fatia dos anunciantes não quer usá-lo diretamente ou entender seu funcionamento. São clientes que estão cansados de adquirir novos conhecimentos, têm medo ou simplesmente preferem terceirizar administração da campanha por um motivo ou outro. Isso não quer dizer que o sistema seja difícil de ser utilizado ou que seu ciclo de aprendizado seja longo, não se trata disso. Quanto mais fácil o sistema, mais curto é seu ciclo de aprendizado, mas mesmo assim sempre existirão clientes que terceirizarão suas campanhas.

Essa terceirização da administração da campanha de links patrocinados pode ser executada pelos seguintes players:

a) Agências especializadas na administração e acompanhamento das campanhas.
As agências mais conhecidas são: Midiaclick, Hotlist e a Cadastra.

b) Por consultores independentes. São pequenos consultores que se especializaram em criar e manter as campanhas de links patrocinados dos seus clientes. É um mercado pulverizado e que tem crescido rapidamente.

Estes consultores podem trabalhar exclusivamente na administração e manutenção das campanhas ou podem ser webdesigners e/ou programadores que agregam mais esse serviço para seus clientes.

Não há uma regra clara com relação ao custo da administração, porém normalmente cobra-se um valor fixo mensal ou uma percentagem do total veiculado mensalmente, por exemplo: 15%.

GAPPara apoiar o desenvolvimento deste mercado de consultores independentes e de agências, o Google lançou um programa de certificação chamado “Google Advertising Professional“. Após ter sido certificado você ganha o direito de usar o logo Adwords Qualified Individual (ou Qualified Company) que pode ser visto ao lado.

Essa certificação pode ser obtida como pessoa física ou jurídica. No caso da certificação pessoal, basta que você gerencie uma campanha por 3 meses, gaste no mínimo U$ 1.000 e passe no exame para ser certificado.

No caso da certificação para pessoas jurídicas, você precisa ter pelo menos 2 funcionários certificados (pessoa física), e ter gasto pelo menos U$ 50.000* nos últimos 3 meses.

*Este valor depende de país para país. No caso do Brasil é de U$ 50.000.

Importante notar que você pode prestar o serviço de criação e manutenção de campanhas sem ser certificado, e se achar conveniente, fazer a certificação em um segundo momento.

O mais importante neste cenário é aproveitar a grande oportunidade para prestar o serviço de criação e manutenção de campanhas de links patrocinados no Adwords para seus clientes. Seja através de uma agência especializada ou através de um consultor independente.

O que você está esperando ?

Visite o site do programa Google Advertising Professional

Ricardo Vaz Monteiro é diretor executivo da empresa Nomer.com, especializada em registro de dominio, um dos primeiros com o título de Google Advertising Professional do Brasil e autor do livro Google Adwords: A arte de Guerra.

Você pode adquirir o livro pelo Submarino por apenas R$ 42,50.

Popularity: 2% [?]

Ricardo Vaz Monteiro

Impossível efetuar novos comentários!