Adwords

Interessado em fazer dinheiro anunciando no Google?

Celular

Produtos do Google para seu celular favorito ou para o iPhone? Você encontra tudo aqui!

Gmail

Considerado um dos melhores Webmails do Mundo, o Gmail não pára de inovar!

Opensocial

Tudo sobre a plataforma de aplicativos para Redes Sociais do Google!

Orkut

Tudo sobre a Rede Social do Google, a mais popular no Brasil!

Início » Adwords

Por dentro do Adwords #12: Google Analytics e o funil de navegação

Enviado por em domingo, 18 março 2007Sem Comentários, Seja o Primeiro!
O Google Adwords é integrado com um sistema de estatísticas muito poderoso, o Google Analytics. O Analytics tem centenas de relatórios a sua disposição, porém um dos relatórios é realmente muito interessante e vale a pena ser utilizado: o relatório de funil acompanhamento de navegação.

Na maioria dos sites de comércio eletrônico o comprador deve passar por diversas páginas para concluir sua compra, cada etapa normalmente é uma página html diferente, porém a cada etapa muitos compradores desistem da compra, por um motivo ou por outro. O relatório de funil de navegação permite que você acompanhe a eficiência de cada página de um caminho definido. Este acompanhamento deve ser utilizado para balizar a otimização na navegabilidade e usabilidade do seu site. Você pode alterar a navegação do seu site e acompanhar no relatório de funil de navegação qual foi o impacto no fluxo de navegação.


Exemplo de relatório de funil de acompanhamento de navegação

Observe no exemplo acima que de 100 visitas na 1a. página apenas 32% dos visitantes vão para a segunda página, e apenas 4% chegam até a 5 etapa !

Para criar este relatório você precisa definir no sistema uma “meta”, é o caminho que precisará ser percorrido pelo visitante para que ele chegue até o fim. Para definir uma meta, forneça a URL (endereço completo) de cada etapa, máximo de 10 etapas por meta.

Dica: Uma conseqüência óbvia da avaliação do funil de acompanhamento é que as páginas iniciais do seu site, devem ser otimizadas com prioridade ! já que o impacto causado na sua taxa de conversão será maior. A página inicial do seu site é seu principal patrimônio e deve ser otimizada tanto quanto possível. A homepage em muitos sites é responsável por até 20% do total do tráfego de um site. Divirta-se !

Ricardo Vaz Monteiro é diretor executivo da empresa Nomer.com, especializada em registro de dominio, um dos primeiros com o título de Google Advertising Professional do Brasil e autor do livro Google Adwords: A arte de Guerra.

Você pode adquirir o livro pelo Submarino por apenas R$ 42,50.

Popularity: 2% [?]

Ricardo Vaz Monteiro

Impossível efetuar novos comentários!