Por dentro do Adwords #17: US 300 milhões é muito?

O Google Adwords é um sistema muito superior ao Yahoo Search Marketing (Overture), porém após inúmeras reclamações do mercado, o Yahoo desenvolveu uma nova plataforma de Links patrocinados, o sistema “Panamá”. Este sistema já foi lançado nos Estados Unidos e finalmente chegou ao Brasil. Sua liberação será realizada em etapas. As contas antigas do Overture serão migradas para o novo sistema e os anunciantes poderão acessar o novo sistema na área de teste. A conversão para o sistema novo JÁ COMEÇOU ! E os maiores anunciantes já foram convidados a acessar o novo sistema.

O sistema Panamá é um dos principais interesses por trás da tentativa de compra do Yahoo pela MicroSoft, afinal, a gigante da área de Software está anos luz atrasada na área de Links Patrocinados e o fortalecimento do Google tem preocupado seus concorrentes.

Vale lembrar que o sistema de links patrocinados não foi inventado pelo Google, foi inventado pela Idealab, que por sua vez foi comprada pelo Yahoo, junto com os direitos patenteados desta invenção. Quando o Google lançou o Adwords o Yahoo iniciou um processo por quebra de patente contra o Google, porém, as partes chegaram a um acordo para uso da idéia por US 300 milhões de dólares. Esse foi um dos grandes erros do Yahoo, nunca ele deveria ter dado o direito de uso desta invenção para o Google. O Google desenvolveu um sistema melhor, mais flexível e mais inteligente.

Por incrível que pareça, às vezes, US 300 milhões de dólares é pouco dinheiro…

Nota: Fui convidado a acessar o sistema Panamá e devo produzir um comparativo entre os dois sistemas em primeira-mão, fique ligado no UnderGoogle !

Ricardo Vaz Monteiro é diretor executivo da empresa Nomer.com, especializada em registro de dominio, um dos primeiros com o título de Google Advertising Professional do Brasil e autor do livro Google Adwords: A arte de Guerra.

Você pode adquirir o livro pelo Submarino

Popularity: 2% [?]