Goohoo! E se a Google comprasse a Yahoo?

E se, por acaso, a Google resolvesse comprar a Yahoo?

Há muito, muito tempo atrás, a Google perdia esmagadoramente para o Yahoo, em se tratando de conteúdo, serviços ou mesmo páginas indexadas na web. Depois de anos, o cenário é um pouco diferente: Google e Yahoo hoje são potências na web, cada uma com sua fatia e seus usuários fiéis. Mas o que aconteceria se as duas resolvessem trabalhar juntas? Vamos a possíveis cenários…

goohoo.gif

Fusão

Como dissemos no artigo A Google pode falir?, a Google teria muito a ganhar com uma fusão junto à Yahoo!: a tecnologia do Google, com o conteúdo e visitação do Yahoo!, simplesmente tornaria a nova empresa o maior poderio da internet. Sem precedentes.

Acordos

Assim como a Apple adora lançar produtos com serviços do Google embutido (como o iPhone ou Apple TV), Yahoo! e Google podem tentar “se ajudar” também. O problema é que ambas concorrem diretamente em diversas áreas; então imaginamos que poderiam tentar abocanhar novos mercados se unidas. Quem sabe (não custa sonhar) o de sistemas operacionais?

Todos contra a Microsoft

Steve Ballmer afirmou que em 5 anos a Microsoft passaria a Google na publicidade online. Se a maior potência da tecnologia afirma isso com tanta certeza, ou é porque vai conseguir, ou é porque está tentando convencer acionistas. Mas uma coisa é certa: a gigante de Redmond deve ter cartas na manga para isso. Google e Yahoo! poderiam compartilhar tecnologias e fazer “pactos” afim de criar uma barreira para a entrada da Microsoft nos mercados de buscas e publicidade online.

Não custa sonhar!

Enquanto Google e Yahoo só sabem fazer dinheiro na web, a Microsoft é um gigante que faz dinheiro com praticamente qualquer coisa que envolva tecnologia. Um dos poucos (mas não o único) campo que ainda não conseguiur fazer rios de dinheiro foi na web. E este é o próximo mercado que ela está disposta a tornar-se líder.

Estamos no capitalismo, e existem poucas coisas que uma Yahoo ou Google, que possuem pouquíssimas fontes de renda, possam fazer caso percam essa fonte. Um acordo entra elas, na opinião de muitos (incluindo a gente), já está demorando demais a sair. Antes que a concorrência resolva se mexer.

Popularity: 2% [?]

Publicado em Destaques, Rumor por brunosoares. Marque Link Permanente.

Sobre brunosoares

Paulistano, 22 anos, estudante de Engenharia da Computação pela FASP, é desenvolvedor Windows e Web há 5 anos. Gostava de escrever sobre tecnologia nas horas vagas, e criou o Undergoogle junto ao Fernando Kanarski para poder acompanhar de perto a, na sua opinião, empresa de tecnologia mais inovadora dos últimos anos.

14 ideias sobre “Goohoo! E se a Google comprasse a Yahoo?

  1. Bruno,

    Realmente não acredito que a Microsoft tenha as tais “cartas na manga” que você menciona.

    A Google já incomoda a Microsoft há muito tempo e Bill Gates e sua trupe já teriam feito algo de concreto (e que mostrasse confiança a alguém) para todos notarem. Não é o que acontece.

    E os sucessos da Microsoft em Hardware são amplamente contestados, vide Zune ou XBox 360 (este segundo com mais chances hoje em dia).

    Abraços!

  2. “Google e Yahoo! poderiam compartilhar tecnologias e fazer “pactos” afim de criar uma barreira para a entrada da Microsoft nos mercados de buscas e publicidade online.”
    Só dê uma olhada nas Leis Antitruste e Antidumping, ok?
  3. é possivel tal acontecer…
    se for possivel google comprar doubleclick…tb será possivel comprar a yahoo e atenção a google tem dinheiro para tal.
    é mais do q sabido q a google quer destronar a microsoft…, isto é, quer-se tornar uma microsoft…arrogante, comprando tudo e alguma coisa e dominando tudo…
    no dominio de procura já tem o monopolio, acho pois estranho q n haja nada a dizer sobre isso…
    tantos monopolios existem e a malta só olha pra a microsoft…
    ipod n é monopolio?
    google search?
    …enfim…
    o q safa a google é q tem feito produtos e serviços bons e gratuitos…!
  4. Outra idéia de nome para esta fusão: Yahoogle! Soa mais poderoso o nome. Fale em voz alta e com ênfase no “hoo”: YaHOOgle!

    Voltando ao papo mais sério, acho difícil (mas não impossível) uma fusão destas gigantes. Mas que seria lega, ah seria!

  5. Meu comentário é parecido com o do Diogo. Acho muito pouco provável que os órgãos responsáveis por fiscalizar essa fusão iriam permití-la…

    Principalmente sabendo do “investimento” que a Microsoft poderia fazer nesses órgãos…

  6. Bem, sinceramente, acho mais fácil acontecer uma forte parceria com a Apple, que já tem um excelente OS.

    Mas… tratando-se de Google, é difícil prever o que pode acontecer.

  7. Concordo com o Marco. O Google tem uma sede por monópolio tanto quanto a Microsoft e acho que, antes de prever alguma fusão com outros gigantes da web como o Yahoo!, é muito mais fácil prever um processo de algum tribunal/corte do primeiro mundo contra o monópolio do Google.
    E, sinceramente, discordo do Thiago – o trabalho em hardware da Microsoft é a longo prazo. Os reflexos são percebidos pouco a pouco e depois de muito tempo. O Xbox já está consolidado, bastando apenas expandir sua penetração no mercado, portanto, não menosprezem a capacidade do Zune.
  8. o fanatismo existe em todo lado, religiao, politica, desporto, futebol, informatica…!
    as pessoas racionais, humildes tb existem…e mts amigos existem entre a microsoft e a google…, o resto é paisagem!

    andemos com a tecnologia pra frente para proveito da humanidade e n pra proveito de conversas mesquinhas de radicais!

    abraço

  9. Eu sou contra qualquer monopólio, mesmo que este seja considerado por alguns: “do bem”. Se qualquer empresa que seja tomasse conta da web as conseguências poderiam ser catastróficas, afinal o poder deixas as pessoas mais gananciosas ainda.

    Abraços, Igor Cemim

  10. o q é a google diferente?
    nada!
    adwords não foi a google q inventou…mas sim comprou ideia à overture, simples!
    gmail revolucionario? nem pensar…as funcionalidades q puseram em pratica foi autenticamente um outlook online!
    simples, rapido?? nem pensar, veja-se a nova versao do gmail cheio de instabilidade e parolices…!(na onda de web mail 2.0 o yahoo nao da hipoteses ao gmail)
    google reader? nao tem utilidade e ainda pra mais ja existem mts serviços mt melhores e ha mt tempo…!
    social API? porcaria…n penso q va haver alguem apostar na insegurança.
    phone API? bem quem quiser arriscar q use…que nao quiser arriscar…use o iphone q é o ideal…!
    google talk? sem comentarios, nao presta, levezinho e simples…bla, bla…desculpas foleiras…nao presta, ponto final…!
    google products? existem outros serviços mt melhores e sérios.
    google books? desnecessario!
    q sobrará?
    os serviços q faltam sao todos empurrados pela marca, e nao pela qualidade, pois n têm em comparação com outros serviços bem melhores…!
    o q sobra?
    google maps e google search! Sim estes sim, sao mt bons! de resto…google nao tem nada…!
    tem a fama, tem nome e tem marca, e tem por disponibilizar tudo de graça, mas um dia isso vai acabar…e a publicidade tb…e o q será da google? vai esbancar tao simples, como ta a acontecer agora com a microsoft…!

    é só opiniao pacata pois! 😉

  11. Eu quase nunca comento mas depois das sandices que li no commment acima não poderia ficar calado. Aposto que muitos desses serviços sérios só vieram a tona graças a fama que a Google dá a todos seus produtos e por consequencia seus semelhantes. Além de achar os produtos do Google ótimos comparados a qualquer um e gratuitos, hoje em dia não conseguimos nem viver mais sem alguns serviços. Se a Microsoft fez sua fama comprando os outros e falando que os sistemas eram seus o Google incentivou toda uma gama de novas tecnologias e de serviços. Querendo ou não a Google mudou muito mais nossas vidas que o Windows, ja que o Computador pessoal surgiu da Apple ;D
    E ainda acredito piamente que os dias da Microsoft estão contados e a única empresa que pode desbancar ela com crtza é a Google!
  12. Bruno,
    Gosto muito de seus artigos. Desta vez, entretanto, sou obrigado a discordar de sua opinião. Não que eu desgoste da Yahoo! Longe disso. Sou um grande fã.
    Eu, que sempre fui leitor do Undergoogle e já tive até oportunidade de colaborar com vocês, expus o meu pensamento hoje no “post” denominado “Por que a Google não pode adquirir a Yahoo? Por que a Microsoft precisa adquirir a Yahoo?”, no Googlediscovery e agora, convido os seus leitores à leitura, como uma contribuição ao debate construtivo da matéria.

    Um grande abraço a todos.

    Rômulo

  13. Interessante tema…
    Bem, não sou especialista nestes assuntos…mas creio que a google tem bons serviços, tens bons profissionais…e a fama deve-se somente ao fantastico google search que foi feito…!
    A fama continua pela simplicidade e gratuitidade dos serviços. A partir do momento que se começam a pagar serviços a google começará a sofrer…! Bem com este crise que se está a passar no EUA, tlv venha a ver uma nova bolha 2.0!
    esperemos que nao, mas tudo pode acontecer…é possivel o google sofrer já e mt…e ninguem escapa…medo e desconfiança nos mercado de capitais é muito inseguro…!

Os comentários estão fechados.