Cinco novidades no Gmail que poucos conhecem

logo1.gif Recentemente, o Gmail passou por algumas atualizações, colocando na interface uma séria de pequenas novidades que devem ajudar muito quem precisa gerenciar milhares de mensagens em sua caixa de correio. Porém, muitos destes recursos se transformaram em motivos de reclamação de alguns leitores aqui do blog. Segundo eles, a interface está muito instável e muitas vezes nem carrega corretamente, tornando a experiência um tanto quanto desagradável.

Problemas à parte, o Blog oficial do Gmail fez uma lista de 5 recursos lançados com a nova interface e que ainda não foram muito comentado. Segue abaixo um resumo de cada função:

1. Atalho:Archive and next” – Já imaginou poder ler suas mensagens e em seguida arquivá-las, tudo com a ajuda do teclado? Esta é a função da tecla “]” ! À medida que você vai lendo as mensagem, não precisa voltar para a caixa de entrada para arquivá-la e abrir a próxima. Existem vários atalhos, que podem ser ativados através das Configurações do Gmail.

2. Que tal compartilhar suas buscas dentro do Gmail? Quantas vezes você não passou pelo problema de algum amigo procurar uma mensagem e não achar, mas você, buscando em sua conta conseguir achar normalmente a mensagem? Para resolver este problema, o Gmail possui a possibilidade de compartilhar as buscas, simplesmente enviando a URL da barra de endereço logo após uma busca. Vamos testar? Que tal ver quantas mensagem da sua conta possuem a palavra Undergoogle? Basta você colar a seguinte URL em seu navegador: http://mail.google.com/mail/#search/undergoogle

3. Use o botão voltar! Um dos sérios problemas de aplicações em AJAX é a ausência da função da tecla voltar, já que muitas atualizam dentro do próprio Browser, e quando pressionada a tecla voltar do navegador, simplesmente a aplicação desaparece. No Gmail a tecla voltar funciona perfeitamente, inclusive fornecendo o histórico de navegação, como você pode ver na imagem. Demais, não?

voltar

4. Já pensou em guardar uma mensagem nos favoritos de seu navegador favorito? Com a reformulação da interface, cada mensagem ganhou uma URL separada, tornando possível armazenar uma mensagem importante nos favoritos em vez de criar uma etiqueta separada somente para aquela mensagem.

5. “Filter messages like this”: Você sabe para que serve este novo recurso? Filtros realmente ajudam muito a gerenciar todas as mensagem que recebemos diarimamente no Gmail, o problema é que as vezes criar filtros torna-se uma tarefa um tanto quanto complicada. Para isso a opção “Filter messages like this” cria automaticamente filtros para mensagens semelhantes às que você está lendo.

Achou mais alguma função interessante no Gmail? Comente!

Popularity: 3% [?]

13 ideias sobre “Cinco novidades no Gmail que poucos conhecem

  1. Eh… tanta novidade (muuuuito boa ter um link direto para cada email e para uma busca!), mas ainda falta, para mim, duas coisas.

    A primeira é básica: a busca no gmail distingue uma palavra com acento da mesma sem acento!

    Alguma dica pra solucionar isso? Ou não tem jeito?

    E a segunda me ajudaria muito: uma pasta/label com os emails acessados recentemente.

    Alguém conhece alguma extensão do firefox que ajuda nesse ponto?

  2. Pingback: University Update - AJAX - Cinco novidades no Gmail que poucos conhecem

  3. Só faltou dizer que as novidades (ou a maioria delas) não estão disponíveis no momento na versão em português do Gmail.
  4. Essa versão nova só tá aparecendo quando eu uso o firefox. no IE ainda é a antiga. interessante. .isso já faz umas 2 semanas..
    Eu acho que o que falta é um link abaixo de INBOX levando para todos os e-mails não lidos.
    Ah, pra quem num sabe, se você digitar is:unread na busca ele lista os e-mails nao lidos. O duro é ficar digitando manualmente todas as vezes
  5. Todas as novidades foram muito bem-vindas. O e-mail tá cada vez melhor MESMO.

    Gostei muito das novidades. Percebi a instabilidade sim. Concordo com as idéias dos leitores acima.

    Mas uma coisa que acho que deveria ser introduzida é um histórico de login. Isso seria mais para a conta Google e não especificamente para o Gmail.

    Se pudéssemos ver os horários que logamos e deslogamos, teríamos um controle de segurança sobre nossa conta muito melhor.

    Minha opinião. Alguém concorda?.

    PS: Os feeds vão ficar incompletos ou vamos ter novamente uma versão completa deles? 🙂

  6. Muito bom msm!
    O interessante é que dá pra fazer buscas com parâmetros dentro da barra de endereço do navegador que ele aceita.

    Praticidade é o nome do meio do Gmail 🙂

  7. duas coisas que eu sempre atentei no Gmail são relacionadas aos Contatos:

    – não há uma opção para EVITAR que todo endereço novo que eu envie, vá para os contatos.

    – a não possibilidade de escolher (seleção um a um) os contatos (como no Outlook), forçando a lembrar de todos e suas letras.

Os comentários estão fechados.