Adwords

Interessado em fazer dinheiro anunciando no Google?

Celular

Produtos do Google para seu celular favorito ou para o iPhone? Você encontra tudo aqui!

Gmail

Considerado um dos melhores Webmails do Mundo, o Gmail não pára de inovar!

Opensocial

Tudo sobre a plataforma de aplicativos para Redes Sociais do Google!

Orkut

Tudo sobre a Rede Social do Google, a mais popular no Brasil!

Início » Google Knol

Google Knol: Wikipedia que se cuide!

Enviado por em sexta-feira, 14 dezembro 200710 Comentários
Seguindo a idéia de organizar e disponibilizar todas as informações do mundo, a Google acaba de anunciar o Google Knol, uma ferramenta que promete disponibilizar informações sobre os mais variados assuntos, em forma de artigos escritos por pessoas especializadas.

A gigante das buscas começou a convidar um pequeno grupo de especialistas para dar início às operações do serviço. Semelhanças com a Wikipedia são notáveis, já que segundo a Google o objetivo é produzir conteúdo relevantes sobre vários assuntos e incentivar as pessoas a compartilharem seu conhecimento. A empresa deve fornecer ferramentas fáceis para se produzir, editar e distibuir os artigos, além de disponibilizar ao autor uma página cheia de recursos e hospedar o conteúdo. Segundo a Google, tudo o que o editor precisa é escrever: a Google cuidará do resto!

Você pode ver um exemplo de artigo do Google Knol aqui.

googleknol

E para quem estava com medo do buscador da Wikipedia ameaçar o poderio do Google, parece que a ameaça está mudando o sentido, agora para o lado da Wikipedia.

Veja mais no Official Google Blog

Popularity: 2% [?]

Fernando Kanarski Google AdWords Certified Partner, atualmente é Analista de Novas Mídias na HouseCricket , onde é responsável por Search Marketing e WebAnalytics.

10 Comentários »

  • Rodrigo Aparecido disse:
    É, pelo jeito o google vai dominar o mundo mesmo.
  • Clovis disse:
    Escrevi nesta amanha um post sobre este mesmo assunto, a WikiPedia que se cuide!!!
    link:
    http://www.techguide.com.br/2007/12/14/google-knol/
  • Roberto disse:
    Wikipedia é aberta a todos, se a Google limitar só a ‘especialistas’ (quem são estes especialistas?), não compete com a wikipedia, assim como existem umas *pedias da vida que limitam a especialistas e nunca foram pra frente.
  • Bruno Souza disse:
    Pelo que li um mesmo tema poderá ter vários escritores. Por exemplo: Insonia. Suponhamos que tenha 40 pessoas que escreveram bons textos sobre o tema. O Google busca vai indexar todos os textos? Quando alguem digitar na busca do Google “insonia” vai aparecer nas primeiras páginas os 40 textos do KNOL. Não vai ficar um monopólio?
  • brunosoares disse:
    Acho difícil Bruno Souza, uma vez que uma das políticas do Google é não manipular manualmente os resultados.

    Abs.

  • giovanealex disse:
    O fato de o Google querer se enfiar em tudo que é nicho da web, formando uma onipresença a la Microsoft, nao quer dizer que ela vai ter sucesso arrasador em todas as empreitadas. Wikipedia que se cuide? A Wikipedia é um empreendimento de imensa solidez e prestígio – o Google vai ter que queimar muita massa cinzenta dos cérebros a sua disposição para chegar próximo do que hoje é a Wikipedia, no seu ramo.
    Pelo que a Wikipedia está prometendo no campo das buscas, e pela qualidade do serviço prestado naquilo que ela se dedicou até hoje, eu digo: “Te cuida Google!” rsrsrsrsrs!
  • Bruno Souza disse:
    Eu sei que o Google não manipula resultados. Mas vai acontecer naturalmente… Se forem escritos por especialistas, os textos serão mais citados, mais clicados… E o mecanismo de busca do Google vai levar naturalmente, a maioria dos textos da Knol para as primeiras posições. Foi assim com a Wikipedia. Faz um teste lá pra ver como ela aparece no topo de grande parte dos termos. E olha que ela tem só um texto para cada tema. Imagima a Knol que vai ter várias páginas para um mesmo tema.
  • brunosoares disse:
    Giovalealex: A incerteza do futuro é uma das coisas que mais gosto na web. Da mesma forma que dissemos “A Wikipedia que se cuide”, há algumas semanas, em outro artigo, era a Google quem tinha que se cuidar.

    Bruno Souza: Mas concorda comigo que nada impede qualquer empresa fazer o mesmo, e emplacar os primeiros resultados também?

  • Rafael Lima disse:
    Como fica a questão do lixo virtual?

    Imagina todo o conteúdo duplicado por uma briga entre Know e Wikipedia…

    Escrevi sobre isso no meu blog:
    http://rafael.adm.br/p/knol-um-passo-do-google-contra-a-sustentabilidade/

    Será que conseguiríamos lançar uma campanha na blogosfera mundial contra o lixo virtual para o Google rever este conceito e apoiar a Wikipedia ao invés de criar o Knol!?

  • Walter disse:
    Acho a idéia do Google criar o Knol excelente. O modelo da Wikipédia já esta esgotado e saturado. Muitos de seus editores já desistiram de continuar lá, mas possuem o desejo de continuar editando. O Knol viria bem a calhar. Além disso os internautas necessitam de novas enciclopédias on-line. O monopólio da Wikipédia chegar a ser irritante. Além disso os erros que ela possui são incontáveis. Alguns erros chegar a ser berrantes. Quase nenhm artigo está livre deles. Outra coisa que o modelo da Wikipédia é irritante para quem edita, pois sempre tem que ficar vigiando o artigo, qualquer descuido, chega um e edita qualquer asneira e pronto, mais um artigo com imbecilidades. O modelo do Knol é muito bom, pois acabaria com a necessidade do editor ficar vigiando eternamente o seu artigo. Além disso a Wikipédia é muito ruim para quem pesquisa, pois nunca saberá o grau de confiabilidade daquilo que está pesquisando.
    Espero que o Knol em língua portuguesa seja lançado logo, pois gostaria de editar lá.
    Boa sorte sucesso ao Knol. Wikipédia já era!