Google Knol: Wikipedia que se cuide!

Seguindo a idéia de organizar e disponibilizar todas as informações do mundo, a Google acaba de anunciar o Google Knol, uma ferramenta que promete disponibilizar informações sobre os mais variados assuntos, em forma de artigos escritos por pessoas especializadas.

A gigante das buscas começou a convidar um pequeno grupo de especialistas para dar início às operações do serviço. Semelhanças com a Wikipedia são notáveis, já que segundo a Google o objetivo é produzir conteúdo relevantes sobre vários assuntos e incentivar as pessoas a compartilharem seu conhecimento. A empresa deve fornecer ferramentas fáceis para se produzir, editar e distibuir os artigos, além de disponibilizar ao autor uma página cheia de recursos e hospedar o conteúdo. Segundo a Google, tudo o que o editor precisa é escrever: a Google cuidará do resto!

Você pode ver um exemplo de artigo do Google Knol aqui.

googleknol

E para quem estava com medo do buscador da Wikipedia ameaçar o poderio do Google, parece que a ameaça está mudando o sentido, agora para o lado da Wikipedia.

Veja mais no Official Google Blog

Popularity: 2% [?]

10 ideias sobre “Google Knol: Wikipedia que se cuide!

  1. Wikipedia é aberta a todos, se a Google limitar só a ‘especialistas’ (quem são estes especialistas?), não compete com a wikipedia, assim como existem umas *pedias da vida que limitam a especialistas e nunca foram pra frente.
  2. Pelo que li um mesmo tema poderá ter vários escritores. Por exemplo: Insonia. Suponhamos que tenha 40 pessoas que escreveram bons textos sobre o tema. O Google busca vai indexar todos os textos? Quando alguem digitar na busca do Google “insonia” vai aparecer nas primeiras páginas os 40 textos do KNOL. Não vai ficar um monopólio?
  3. O fato de o Google querer se enfiar em tudo que é nicho da web, formando uma onipresença a la Microsoft, nao quer dizer que ela vai ter sucesso arrasador em todas as empreitadas. Wikipedia que se cuide? A Wikipedia é um empreendimento de imensa solidez e prestígio – o Google vai ter que queimar muita massa cinzenta dos cérebros a sua disposição para chegar próximo do que hoje é a Wikipedia, no seu ramo.
    Pelo que a Wikipedia está prometendo no campo das buscas, e pela qualidade do serviço prestado naquilo que ela se dedicou até hoje, eu digo: “Te cuida Google!” rsrsrsrsrs!
  4. Eu sei que o Google não manipula resultados. Mas vai acontecer naturalmente… Se forem escritos por especialistas, os textos serão mais citados, mais clicados… E o mecanismo de busca do Google vai levar naturalmente, a maioria dos textos da Knol para as primeiras posições. Foi assim com a Wikipedia. Faz um teste lá pra ver como ela aparece no topo de grande parte dos termos. E olha que ela tem só um texto para cada tema. Imagima a Knol que vai ter várias páginas para um mesmo tema.
  5. Giovalealex: A incerteza do futuro é uma das coisas que mais gosto na web. Da mesma forma que dissemos “A Wikipedia que se cuide”, há algumas semanas, em outro artigo, era a Google quem tinha que se cuidar.

    Bruno Souza: Mas concorda comigo que nada impede qualquer empresa fazer o mesmo, e emplacar os primeiros resultados também?

  6. Acho a idéia do Google criar o Knol excelente. O modelo da Wikipédia já esta esgotado e saturado. Muitos de seus editores já desistiram de continuar lá, mas possuem o desejo de continuar editando. O Knol viria bem a calhar. Além disso os internautas necessitam de novas enciclopédias on-line. O monopólio da Wikipédia chegar a ser irritante. Além disso os erros que ela possui são incontáveis. Alguns erros chegar a ser berrantes. Quase nenhm artigo está livre deles. Outra coisa que o modelo da Wikipédia é irritante para quem edita, pois sempre tem que ficar vigiando o artigo, qualquer descuido, chega um e edita qualquer asneira e pronto, mais um artigo com imbecilidades. O modelo do Knol é muito bom, pois acabaria com a necessidade do editor ficar vigiando eternamente o seu artigo. Além disso a Wikipédia é muito ruim para quem pesquisa, pois nunca saberá o grau de confiabilidade daquilo que está pesquisando.
    Espero que o Knol em língua portuguesa seja lançado logo, pois gostaria de editar lá.
    Boa sorte sucesso ao Knol. Wikipédia já era!

Os comentários estão fechados.