Google Friend Connect está aberto para qualquer um (beta)

A batalha sobre quem irá controlar o acesso à sua identidade on-line começa a esquentar. O Google acaba de liberar o Google Friend Connect para todo mundo, agora qualquer site ou blog pode oferecer como uma opção de autenticação e adicionar gadgets em suas páginas. O Friend Connect antes era limitado em uma versão beta para alguns sites que passavam por uma seleção.

Google Friend Connect é uma resposta ao Facebook Connect. Esse último permite que outros websites adicionem uma forma para que os visitantes possam se autenticar com seu Id do Facebook e tenham acesso a conteúdo restrito do site.

Já o Friend Connect, uma vez que é baseado no OpenID, os donos de sites ou blogs podem adicionar o código do Friend Connect aos seus sites e qualquer visitante será capaz de autenticar-se no site usando seus dados de acesso do Google, Yahoo, AIM, ou OpenID. Também será possível adicionar qualquer aplicativo do OpenSocial desenvolvidos por terceiros.

Olhando pelo lado técnico ambos possuem algumas diferenciações, enquanto o Friend Connect permite um jeito menos complicado de integração aos sites, o Facebook Connect exige que isso seja feito por alguém com mais experiência com programação, porém o que está havendo aqui é uma batalha para ver quem irá tornar-se a identidade e a portabilidade de dados padrão da Web, e quem vai controlá-la. Enquanto o Friend Connect está apelando por uma abordagem mais aberta, o Facebook tem a dinâmica e os seus milhares de usuários além de total integração com a própria rede social. Em quem você aposta nessa batalha?

Popularity: 100% [?]

19 ideias sobre “Google Friend Connect está aberto para qualquer um (beta)

  1. Estou testando o Google Friend Connect na home do meu site, mas tá dando erro de javascript:

    fcf[fck](b) is null

    na linha 277 do friendconnect.js
    alguém sabe o que pode ser???

    Abraço a todos…

  2. Ao entrar num site, como saber se a autenticação será verdadeira ou um fake para pegar nossa senha? É meio complicado colocar a senha em algum outro site.
  3. Testei o Friend Connect mas fiquei um pouco frustrado, a idéia é maravilhosa, mas a aplicação deixou a desejar.
    Achei limitada demais, além de utilizar-se de janelas popup e só ter a versão em inglês. Ainda não dá pra colocar no meu site uma solução assim. Fico no aguardo de updates relevantes às necessidade 2.0 de um site, sem comprometer a usabilidade dele.
  4. se entendi direito, eu poderia logar em um site não google com minha conta google… (ai… o carinha) coloca uma caixa falsa para o zézinho logar.. e créw nele? (ou mesmo em uma caixinha de login verdadeira.. quais são os limites da segurança)
  5. Pingback: Vários assuntos para um dia de domingo | 30 & Alguns

  6. Pingback: Vários assuntos para um dia de domingo | 30 & Alguns

  7. Olá amigo blz, você poderia fazer um post de como colocar o friend connect, em uma pagina, blog ou sei lá … estou quebrando a cuca e ão estou conseguindo nada … não sei onde estou errando .

    Um abraço

  8. Para Agronopolos

    O Blogger, na hora que faço as configurações na pagina do friend connect, aparece dois downloads “rpc_relay.html ” e ” canvas.html” minha duvida é onde coloco esses arquivos, um deles até funcionou quando adicionei como um widget (html) agora o outro não sei onde colocar .

    obrigado 🙂

  9. Eu burlei o sistema deste jeito:
    coloquei os dois como fosse um post em html
    Ele vai reclamar mas ele aceita se fizer como ele fala

    Após isso volte ao google friends e pega o wighet que ele oferece

  10. Eu sugeriria o mesmo que falei na parte do blogger:

    Manda um post completo do html de cada um dos arquivos e coloca o nome de cada um nos post

    no blogger funcionou quando fiz isso

  11. O fato é que o GFC ainda tem que comer muito arroz com feijão para ser uma realidade. Corre o sério risco de tornar-se um feature utilizado apenas por geeks. Como já foi dito acima, o usuário “padrão” brasileiro não está pronto para colocar a senha do seu precioso orkut em outro site. Senão vejamos, não é mais simples ter um sistema de comments em seu site?

    Testei o GFC em um website comercial de uma academia de ginástica com uma ampla comunidade do orkut. O resultado foi pífio, enviei um relatório ao google com algumas considerações, afinal de contas, era um teste.

  12. Na verdade estava demorando para o Google cair na real o OpenID oferecido até então pelo gigante das bolinhas coloridas erá simplesmente ridículo.

    Espero que funcione tão bem quanto o do FaceBook e seja mais fácil de usar que o OpenID.

    Até +

Os comentários estão fechados.