Review: Youtube no Celular

Primeiramente, queria fazer uma correção: ao falar do Youtube para Celular, acabei citando que somente a biblioteca móvel (aquele disponível no m.youtube.com) estaria acessível. Eu estava errado: o programa pode acessar toda a coleção de filmes, inclusive seus vídeos.

Instalando

Embora o arquivo de instalação seja oficialmente suportado pelos aparelhos Nokia N73[bb], N95[bb], E65[bb], 6110, 6120 e SonyEricsson k800 e w880, ainda é possível instalar em outros aparelhos. O blog O velho disponibilizou um arquivo .JAD que faz o download para mais alguns aparelhos e, assim como ele, consegui instalar o programa em meu Nokia E61[bb].

Após transferir o arquivo para seu celular, basta abri-lo e serão baixados alguns arquivos de instalação, que devem consumir pouco menos de 1MB de transferência. A instalação aqui ocorreu sem problemas, e o programa já estava pronto para uso em questão de segundos.

Interface e funcionalidades

 

Youtube Nokia E61

A interface desta versão móvel do Youtube não deixa nada a desejar à versão para o iPhone, e é bem mais funcional que a do “emTube”. A grande vantagem de utilizar o programa oficial é que se têm acesso à conta, possibilitando a visualização de vídeos marcados como favoritos pelo computador, além a possibilidade de se guardar vídeos na galeria do Youtube. A busca funciona normalmente e os efeitos são um show à parte. A interface “Slide” para a visualização de resultados de vídeos é muito bonita e vários efeitos visuais estão presentes.

Um dos problemas, pelo menos por enquanto, fica pelo tamanho do vídeo; como o E61 possui tela de 320×240, o vídeo é exibido em um tamanho muito pequeno, não aproveitando todo o espaço da tela. Os controles são bem básicos, um menu conta com todas as opção e navegação, tanto na interface quando controle do vídeo são feitos pelo JoyStick do aparelho.

Por carregar quase que instantaneamente, o vídeo pode sofrer alguns cortes, dependendo da banda disponível para seu celular.

Consumo de Banda

Para o teste, fiz a navegação por alguns minutos pelo programa, me loguei na conta do Youtube, visualizei favoritos, fiz algumas buscas e, por fim, visualizei um vídeo com pouco mais de 1 minuto. Para tudo isso foi gasto aproximadamente 1MB de tranferência, bem menos que o emTube ou o streaming utilizado na versão móvel (m.youtube.com).

Galeria de Imagens

 

Conclusão

O serviço pode ser usado ocasionalmente na conexão do celular e que deve funcionar muito bem com aparelhos 3G[bb]. Porém, para desfrutar de uma velocidade legal e tirar maior proveito, um aparelho com Wi-fi[bb] é recomendado. O programa é ainda está em versão beta e nem deveria estar funcionando no E61, mas mesmo assim me surpreendeu. Aguardo novidades e, por que não, uma versão nativa para Symbian.

Popularity: 3% [?]

4 ideias sobre “Review: Youtube no Celular

  1. Testes feitos no N80ie.

    Funciona bem, unico problema é que o tamanho da tela de visualização fica pequena por causa da resolução do N80.

    É ficar no aguardo da versao Symbian agora.

  2. Pingback: Tim leva Youtube ao Celular: Não obrigado! | Undergoogle - Tudo sobre Google!

  3. Pingback: Carnaval 2008: Band, Youtube e Tim transmitem via Internet | Undergoogle - Tudo sobre Google!

  4. Pingback: Claro também levará Youtube aos seus celulares | underGoogle - Tudo sobre Google!

Os comentários estão fechados.