O nascimento do SEO

Oi pessoal, começando o primeiro artigo para o UnderGoogle vamos tentar esclarecer o que é SEO, uma sigla que a cada dia aparece mais quando se fala em como aumentar a visitação de sites e blogs. Só que antes de explicar o que é SEO, vamos ver um pouco de história.

Antigamente existiam poucas páginas na web e quando você precisava encontrar algum site, você podia contar com a indicação de um amigo ou podia usar um diretório web. Os diretórios web serviam como uma “lista telefônica” de sites em que você escolhia um assunto e encontrava uma relação de sites ordenados alfabeticamente. O Yahoo! nasceu como um diretório web. Se você quisesse aparecer logo no topo desta relação, bastava que a sua empresa começasse com a letra “A”.

Com o passar do tempo, a quantidade de sites aumentou muito e surgiu a necessidade de apresentar primeiro os resultados que fossem mais relevantes para o que era procurado. Começaram a surgir ferramentas de busca que conseguiam melhorar a experiência de alguém que tentava encontrar algo. Nesse momento surge o Google virando referência em retornar os melhores resultado na frente. Com o aumento da confiança nas buscas, elas começaram a virar ponto de partida das navegações web, afinal a cada dia você vai procurar por assuntos diferentes sem nem ter idéia do mecanismo.

A técnica de usar letra “A” no nome da empresa já não funcionava e as pessoas começaram a se perguntar por que determinados sites apareciam logo nos primeiros resultados. O estudo de como conseguir melhorar os sites para alcançar melhores resultados começou a crescer e o conjunto de estratégias para conseguir melhorar o posicionamento dos sites acaba criando o SEO, Search Engine Optimization.

Hoje no mundo SEO é bastante explorado na captação de visitantes qualificados e é o proferido de muitos profissionais de marketing, porém aqui no Brasil ele ainda não tem tanta visibilidade. No próximo artigo veremos por que todo CEO deve saber sobre SEO. Até o próximo pessoal.

PauloPaulo Rodrigo Teixeira

É carioca, gerente de e-marketing do British Council, professor de pós graduação em Marketing Digital e editor do blog Marketing de busca, além de ministrar cursos de SEO por todo o Brasil.

Adora o mercado de busca em geral e é leitor fiel do Undergoogle.

Contato: paulo [at] undergoogle.com

Popularity: 2% [?]

7 ideias sobre “O nascimento do SEO

  1. Por que o SEO não tem tanta visibilidade no Brasil, sendo que os brasileiros são os “maiores” internautas do mundo ficando mais tempo na frente dos micros?!

    Tá certo que a maioria só vê coisa inútil, mas e o pessoal, como os blogueiros, que estão sempre em busca das melhores informações, ainda não investem no SEO?!

    Beijo

  2. SEO nao é novidade, novidade é a ‘relevancia’ da sigla atualmente.
    O parametro em sí vem de tempos atrás, muitas vezes precisei reduzir meu tempo de coneçao à alguns servidores e uma das formas que usava era sistemas de busca optimizados pras minhas ferramentas (nao preciso citar para oque usava né?).. claro, nao se tratava de um algoritmo complexo mas a funçao era a mesma, relevancia.
  3. Os blogueiros fazem o seu “próprio” SEO. Eles estudam por conta própria e aplicam o que aprendem. Por outro lado as grandes empresas começaram a investir em SEO a pouco tempo. Os pequenos empresário então ainda nem abriram os olhos para isto.

    Mas aposto minhas fichas que as coisas já estão mudando agora.

    Um grande abraço

  4. Eu tenho um site chamado Direito 2 e tenho estudado muito sobre otimiazações e técnicas para aumentar as visitações… tenho pensado seriamente em contratar um SEO… mas a questão é simples… quem garante o resultado e mais uma… será que vai durar?
  5. Ruben,

    Ninguém garante resultado. É melhor se basear em confiança ou garantir pagamento a resultado definido.

    Agora, se vai durar, depende mais dos sites de busca que podem mudar suas formulas para definir posicionamento. O que vale é fazer uma estratégia geral muito boa o que já vai garantir uma melhora muito grande.

    Um grande abraço,

  6. Pingback: SEO para CEO | Undergoogle - Tudo sobre Google!

  7. Na questão de blogueiros não há melhor tática de SEO do que textos bem formulados e bem escritos, não há como aplicar mil técnicas de de otimização se o conteúdo não é relevante, mas em caso de empresas aí sim torna-se bem mais interessante, pois diferencia um poco o nicho e o que pretendem.

    Excelente texto e vai ser uma ótima contribuição para o UnderGoogle!

    abraços!

Os comentários estão fechados.