Adwords

Interessado em fazer dinheiro anunciando no Google?

Celular

Produtos do Google para seu celular favorito ou para o iPhone? Você encontra tudo aqui!

Gmail

Considerado um dos melhores Webmails do Mundo, o Gmail não pára de inovar!

Opensocial

Tudo sobre a plataforma de aplicativos para Redes Sociais do Google!

Orkut

Tudo sobre a Rede Social do Google, a mais popular no Brasil!

Início » blogger, Convidados

Blogger – As Vantagens do Patinho Feio Mais Popular de Todos

Enviado por em quarta-feira, 19 novembro 200820 Comentários

O Blogger (ou Blogspot) é uma das plataformas de blog mais populares do mundo. No entanto, ele é o patinho feio dessas mesmas plataformas, por duas razões.

Primeiro, porque ele é o patinho feio dos serviços Google. A empresa não dá a ele a mesma atenção e investimento que dá a outros serviços, como Gmail, Adwords e Adsense. Não existe um grande cuidado com as funcionalidades e o funcionamento do serviço, nem com a utilização dele.

Como consequência disso, o Blogger se tornou um lugar onde os spammers e os plagiadores tem via livre para fazer o que bem entenderem. O que nos leva à segunda razão para que ele seja o patinho feio das plataformas de blogs: o Blogger é visto como um lugar onde somente existem blogs ilegais, spammers e coisas do gênero.

Além disso, o Blogger é desprezado porque não oferece as mesmas ferramentas e funcionalidades do WordPress.

Apesar disso tudo, ele continua sendo uma das plataformas mais populares. Porquê?

Porque o Blogger, se for bem usado, é um excelente lugar para quem está começando a blogar. Ele não oferece as mesmas possibilidades que o WordPress, mas tampouco a mesma complexidade; é bem mais simples criar, customizar e manter um blog no Blogger, do que fazer o mesmo usando WordPress.

E aqui devo fazer uma distinção: existem dois tipos de WordPress. Um, é o WordPress.com, que é uma plataforma de publicação semelhante ao Blogger; você se cadastra lá e cria seu blog em um endereço do tipo seublog.wordpress.com. O Blogger é melhor que esse tipo de WordPress, pois oferece muito mais opções de customização; desde layout até inserção de anúncios.

O outro tipo de WordPress é o “hosted”, que você instala no seu servidor. Este WordPress é o que oferece bem mais funcionalidades que o Blogger, mas também é bem mais complexo, tanto na instalação como na manutenção.

Algumas das Vantagens do Blogger

  • É grátis;
  • Você cria seu blog em 3 passos simples;
  • Não é necessário se preocupar com excesso de banda ou de uso de servidor;
  • A curva de aprendizado para utilizar o sistema é pequena;
  • Sistema de widgets, que permite administrar facilmente os elementos do blog (sidebar, cabeçalho, rodapé);
  • Ele permite que você receba por email todos os seus posts e comentários;
  • Ao contrário do WordPress.com, ele permite livre customização do layout e inserção de anúncios publicitários.

Novas Funcionalidades e Melhorias

Apesar de ainda não receber os mesmos cuidados que outros serviços Google, de uns tempos para cá o Blogger está sendo constantemente melhorado, com novas funcionalidades adicionadas. Algumas delas são:

  • Categorias (por incrível que pareça, elas apareceram recém em 2006);
  • Possibilidade de adicionar um domínio próprio;
  • A opção de baixar o blog em formato XML, o que facilita o backup e a migração do blog;
  • Comentários inline (na mesma página do post);
  • Anúncios Adsense dentro do post;
  • Integração com o Feedburner;
  • Integração com Google Docs e Google Gadgets;
  • Integração com o Picasa;
  • Possibilidade de agendar posts para publicação futura.

Essas não são listas exaustivas, existem muitas outras funcionalidades; mas seria impossível listá-las todas aqui. Além disso, há centenas de layouts diferentes disponíveis na web, para customizar facilmente o visual do seu blog.

O Que Ainda Falta

Uma das grandes ausências na lista de funcionalidades, são os trackbacks e pingbacks. Infelizmente, não há previsão de que eles sejam adicionados ao Blogger.

Também seria bacana contar com a facilidade dos plugins, mas devido ás limitações do sistema usado pelo Blogger (XHTML), não creio que veremos algo assim tão cedo.

No entanto, existem vários hacks que podem ser usados; e embora eles não sejam tão práticos e simples como os plugins, suprem várias carências nessa área. A comunidade de usuários e desenvolvedores do Blogger é bastante ativa (até mesmo mais ativa do que o próprio time do Blogger) e está constantemente criando e disponibilizando novos hacks, tutoriais e widgets.

Uma Visão Equilibrada

Muita gente acha que o Blogger é uma bela porcaria, uma terra de ninguém, uma ferramenta inútil. Outros gostam tanto dele que acham que ele é a melhor plataforma de blogs ever, que ele é perfeito e não fica a dever nada ao WordPress.

As duas coisas são exageros. O Blogger tem vantagens e desvantagens, fortalezas e fraquezas, qualidades e defeitos. Encarando a questão com realismo e equilíbrio, você verá que a utilidade dele depende de seus objetivos, de suas expectativas e de seu conhecimento.

E sem dúvida, para quem está começando, o Blogger é a melhor opção. Em qualquer dos casos, depende de você: basta saber usá-lo.

Popularity: 47% [?]

Nospheratt é mulher, blogueira e catedrática em opinologia pitacológica. No Blosque ela ensina o caminho da pedras aos blogueiros novatos, fala sobre Blogger, Wordpress, blogosfera e tudo que tem a ver com blogs.

20 Comentários »

  • Brilhante!

    Como sempre digo: tudo tem seu proósito, e o do blogger é o de apresentar a efigênia aos novatos.

    E reforçando o que você disse no final, preconceito com o blogger é uma tolice. Vê lá quem é que está em 1º lugar no ranking do blogblogs.

  • Renata do Amaral disse:
    Vale contar essa: adoro o Google, mas o Blogger realmente deixa a desejar. Um dos meus blogs simplesmente sumiu ao ser marcado como “blog de spams”. Eles próprios dizem que é um erro dos robôs deles e que vão resolver em até 20 dias, mas já faz meses, ou seja, realmente perdi meu blog. :(
  • Compulsivo disse:
    O que faz o artista é o talento, não a ferramenta…

    []’s
    Compulsivo

  • musashidj disse:
    Concordo plenamente quanto a ele ser uma ferramenta muito boa para novatos, ainda sou novo nesse mundinho da umbigosfera, mas percebo que os ditos blogueiros proficionais que vem dinheiro, tempo e contatos para investir num blog que gere um retorno confortável tanto de dinheiro quanto de notoriedade, acaba optando pelo wordpress pois ele permite determinados manejos que num blogger não teria ou teria de forma limitada.

    Pessoalmente penso que deverei manter o meu blog por um bom tempo onde esta justamente por causa das facilidades com visual, manejo de meus colaboradores e claro, a falta de uma mensalidade que me desanimaria a manter o blog já que não penso em monetiza-lo e nem adiantaria tentar.

  • Cinthya disse:
    Bacana seu post. Eu também acho que dá pra fazer blogs decentes no Blogger. Tudo bem que o meu não é um grande exemplo, porque eu sou como o Google: infelizmente não tenho muito pessoal (tempo) e investidores (tempo de novo) para dar a atenção que ele merece…
    = )

    Beijos

  • jornal java disse:
    Eu uso o blogger para hospedar meu blog pq não queria gastar nada com hospedagem e sabia que não ia usar o blogger para blogar profissionalmente, apenas para testes de publicação… e esse se mostra muito util, mas precisa aprender alguns hacks, como por exemplo, se vc quiser customizar pra valer sua interface, precisa hospedar as imagens em outro canto, fazer malandragem no css pra esconder a barra de titulo… sem contar que aquela linguagem xml é nojenta. Outra coisa horripilante é aquele calhamaço de javascript que ele enfia no fim da página (????) Que diabos é aquilo??

    Aquele negócio: é bom, mas dava pra ser melhor!

    Outra coisa que eu acho muito relevante e não foi citado no artigo é a possibilidade de postar por email. E porque o google já nao deixou integrado o analytics ou o adwords… ou colocou um editor de post descentes? (dá pra quebrar um galho usando o google docs para postar).

    Fica aí minha contribuição =)

    Jornal Java

  • Prix Dekanun disse:
    Ah, eu sou daquelas que exagera para o lado de que o Blogger é a melhor plataforma ever! rsrs. Eu tenho blogs tanto em wordpress em uma hospedagem, quanto meu principal no Blogger. Não adianta, o WordPress ainda não conseguiu conquistar meu coração, por mais funcionalidades que ofereça.

    E meu motivo é bem besta e bem simples: é gostoso escrever na área de postagem do blogger. Fácil de inserir imagens, publicar links, programar as publicações, trabalhar com as tags… pra mim o WordPress ainda tem jeitão de formulário de banco, não é tão aconchegante.

    Mas que eu adoraria um investimento do Google nele, eu gostaria. Principalmente para templates novos e finalmente integrar o Feedburner e o Google Analytics com ele… que fazer isso manualmente é um pé bem dado!

  • Cidão disse:
    Na verdade, muitos daqueles que denigrem o Blogspot vendem domínios próprios na internet.
    Já usei o WordPress e não me acostumei com a sua interface, e achei muito complicado, nesse sentido, o Blogger é muito mais versátil.
  • Ricardo disse:
    Bem que a Microsoft poderia criar um serviço de blogs (independente do SPACES)…

    ps: a fonte dos comentários esta muito pequena… não dá muita vontade de ler… fica bem melhor com fonte maior.

  • Ótimo post, Nospheratt!Eu uso o Blogger porque me adaptei a ele e convivo bem com as suas limitações. Nenhuma das duas plataformas são perfeitas e a escolha dependerá da capacidade de cada em explorar seus recursos.
  • Agronopolos disse:
    Sou Blogueiro e tenho pelo blogger
    Admito que ele não é o melhor
    mas como disseram é o que mais facilita a todos usuarios
    avançados ou não
    claro que não tem algumas coisas que incentica a migrar para o wordpress
    mas tudo que tem lá é funcional ?
    sim é vero!
    portanto atualmente (para mim, claro)
    Continuarei por ele a fazer o meu blog:

    http://desativadoporpoucouso.blogspot.com

  • Adoro o Blogger, por enquanto ele nunca mexeu comigo e espero que continue assim.
  • […] Blogger – As Vantagens do Patinho Feio Mais Popular de Todos […]
  • cal blog disse:
    É existem dois caminhos a seguir pode ser o mais simples e o mais complexo , levando em conta a complexidade da vida eu prefiro o mais simples, assim fica mais fácil e eficaz. Postar a simplicidade das palavras e dos meus raciocínios, que por mais que eu os ache simples alguns,acham complexos
    Mais a verdadeira ferramenta não esta na cartola e sim na cuca de quem faz a cartola se destacar.
  • Eu gosto muito do Blogger, mas, uso também o wordpress que realmente é mais complexo.
  • Sou escritor, e sempre digo: ” elegante é ser simples” A simplicidade do blogger combina com o meu jeito de ser. Gosto muito do meu “Patinho feio”…rs
  • Ru4n Rigner disse:
    Bom, já usei o blogger amigos, e afirmo que ele deixa a desejar, atualmente uso wordpress “hosted”, minha plataforma para adm de cms preferida, o wordpress e uma mão na roda em muitos sentidos. Ex, um posicionamento de ads que mais me rede no wp eu não poderia colocar no blogger porque a edição do layout não me permite…

    A sabedoria é filha da experiência. (Da Vinci)

  • Heloá disse:
    Este artigo me deu aquele último empurrãozinho para começar a criar meu blog.

    Muito obrigada ;D

  • Rafael disse:
    cara, blogger é a melhor plataforma mesmo, pode falar o que quiser do WP que não mudo nunca
  • GAMA disse:
    Bom vamos lá, o blogger é mil vezes melhor que o wordpress…

    pode n ser tao facild e fazer as coisas que se possa fazer no wordpress (hosted) axu que é assim que vc escreveu…

    pq..
    PQ o HOSTED

    n é uma plataforma de blog, e um gereciador de conteudo, logo não competiria com o blogger que é um servidor de blogger, se um dia fosse um gereciador iai sim, mas pensando bem… paa que raios eu iria utilizar o lixo do wordpress para criar meus sites ???

    uma vez que ele é apenas um gereciador de conteudo, que eu escolha algum que seja melhor que ele(não é dificil)

    exemplo:

    Drupal

    Joomla

    pronto acabei este sao os dois melhores CMS que existem.. desculpe usuarios do wordpress, oq ue vcs usam não é algo bom… migrem para o joomla ou então ao drupal ai sim vcs irão ver o que é um bom CMS

    servidor de blogger
    melhor mesmo é o blogger.com

    a diferença é que é um pouco mais dificil mecher nele ,sim é mais dificl..

    Bye newbes