Google Developer Day 2008

Com a presença de quase  800 pessoas, um record, se comparado o evento realizado em outros países, realizou-se nesta sexta (27) o Google Developer Day, evento que reúne e aproxima desenvolvedores dos engenheiros do Google e toda a tecnologia disponibilizada pela empresa para a criação e disponibilização de aplicações Web, utilizando tecnologia e até a  infra-estrutura do Google.

O Developer Day tem o objetivo de apresentar as ferramentas do Google aos desenvolvedores, ajudando-os a impulsionar seus trabalhos e criar uma Internet mais rica para o mercado brasileiro.

Alexandre Hohagen abriu o evento às 10h, dando boas vindas a todos os desenvolvedores e falando um pouco da agenda do dia. Logo depois Julio Zaguini, que além de apresentar o Google e falar dos objetivos da empresa, deixou a entender que além de organizar e disponibilizar todas as informações do mundo, agora também tem o objetivo de organizar, armazenar e distribuir as melhores aplicações Web do mundo, falando do lançamento do Google App Engine e de toda a estrutura oferecida pelo Google, além de todas as dicas disponibilizadas nas apresentações da tarde.

Da sala de imprensa do evento, estou postando rapidamente o que rolou no evento. Durante a próxima semana, tentarei fazer uma análise mais específica de cada um dos assuntos abordados nas palestras. Por enquanto, um “resumão” dos principais assuntos discutidos durante o evento.

OpenSocial: A tão esperada API que permite a integração entre as principais redes sociais, tais como Orkut, hi5, LinkedIn, MySpace, Ning, Plaxo e Salesforce.com. O pessoal não falou nada sobre o lançamento oficial no Brasil, porém deixou no ar que ela estará disponível oficialmente em breve para os brasileiros.

Android: Apresentação da plataforma móvel do Google e demonstração de sua importância para a popularização da filosofia de Cloud Computing, tão falada no evento.

API’s para Maps, Earth e Youtube que permitirão aos desenvolvedores integrar os serviços Google às suas aplicações Web. Durante uma das palestras.

Gears: Plug-in que permite que aplicações web rodem mesmo sem o usuário ter conexão com a Internet. Na palestra sobre o Gears foram apresentadas as facilidades de se ter um mini servidor e uma mini base de dados no computador do cliente.

Google App Engine: Um dos produtos mais comentados durante todo o evento, o App Engine mostra o interesse do Google em Hospedar aplicações web, oferecendo aos desenvolvedores toda a tecnologia dos servidores do Google gratuitamente para aplicações que gerem até 5 Milhões de pageview/mês.

Um agracecimento especial a todos que vieram conversar e falar sobre o blog e o evento. Conhecer nossos leitores realmente foi a melhor recompensa por participar do evento. Um agradecimento especial também a todos que postaram no Twitter, alimentando o Gadget que está na página inicial do blog e na página de alguns leitores.

Gostou do evento, acha que as próximas versões podem melhorar? Poste um comentário com suas sugestões. Todos os comentários serão enviados à organização do evento!

Veja fotos do evento no Flickr ou no PicasaWeb

Acompanhe tudo que foi postado sobre o evento no Twitter

Popularity: 5% [?]

11 ideias sobre “Google Developer Day 2008

  1. Sou de bauru e não pude comparecer ao gdd porem a cobertura do nando e do pessoal do google discovery com o googlediscovery.com/prologue/ foram fantasticas, no gadget muita gente postou do wtc … estao de parabens o UG e o google discovery.

    abraços

  2. Gostei mas nem tanto, não valeu a viagem do Rio de Janeiro até São Paulo só para este evento, da próxima vez assistirei os vídeos pelo youtube e ver as fotos do evento pelo picasa.

    vlw a todos que foram, vocês sim fizeram a diferença.

  3. Concordo com o Rafael… Não valeu minha viagem até SP.
    A maior parte das coisas que foram ditas, se você procurar no próprio Google como a maioria dos palestrantes incentivou, você acabava encontrando.

    O que valeu foi conhecer o pessoal e socializar…

    Abraços a todos

  4. Æ!!

    Foi legal o evento!
    E foi legal encontrar o pessoal que eu não conhecia, deu para conversar com bastante gente! =)

    Apesar de eu ter que sair as pressas no final do evento…=P

    Há braços

  5. Valeu a pena pelo fato de conhecer pessoas e conversar com os profissionais Google, eles são muito solicitos, responderam a todas as perguntas no evento e também por e-mail.
    O que observo é o aumento de mulheres nos últimos eventos relacionados a tecnologia.
    No Google Developer Day já passamos de 1%!! Isso é uma vitória!!
    O que eu percebo é que os organizadores deveriam seguir o exemplo da Google e parar de fazer eventos aonde o foco é colocar “mulher flash” para fazer sorteio e tirar foto com participante.

    Parabens ao Google que não faz eventos para homens e sim para profissionais.
    Abraços!

Os comentários estão fechados.