Sobre o Google Search Masters 2008

Na última quarta-feira(24), o Google realizou no Brasil: O Google Search Masters, mais um evento gratuito, desta vez voltado para Webmasters. O evento contou com aproximadamente 600 pessoas que puderam conferir palestras e fazer perguntas para Googlers responsáveis por Busca, Ferramentas para Webmasters, Google Custom Search e Google Search Apliance.

Fernando Kanarski - Alexandre Hohagen - Felix Ximenes

Fernando Kanarski - Alexandre Hohagen - Felix Ximenes

Conversa com Adam Lasnik

Durante o Evento, com a ajuda da Marina (Agência Ideal – Assessoria do Google Brasil) e George Guimarães (Pagestacker) consegui conversar com Adam Lasnik, que é Search Evangelist no Google há 2 anos e meio e falou de sua impressão sobre a Web no Brasil e de dicas que podem ser úteis para Webmasters e interessados em otimizar seu conteúdo para a Busca Universal.

Adam falou de sua frustração com a Web no Brasil, já que ao buscar por hotéis e informações do país encontrou muitos sites em Flash e sem integração com ferramentas Google, como o Google Maps. Ele enfatizou a importância da utilização do Google Local Bussiness e da diferença que a adição do endereço do estabelecimento no rodapé do site pode ajudar na indexação e, muitas vezes, localização no Google Maps.

Discutimos sobre o mercado de Web no Brasil, que ainda é relativamente mau qualificado, deixando muito a desejar quanto a preocupação com mecanismos de busca que Webmaster de outros países têm. Adam destacou que Webmasters precisam realmente utilizar o Google Webmaster Tools e devem ficar atentos à ferramenta de Palavras-chave, fornecida no Webmasters Tools, que pode ajudar a criar novas oportunidades de conteúdo para os sites.

Também falamos da Busca Universal e a importância da otimização de conteúdo para que resultados provenientes de compartilhadores de Vídeos e fotos, além de Sites de notícias e blogs apareçam nos resultados da busca universal. Para tal, a dica foi clara: Empresas precisam acordar e disponibilizar mais vídeos (mesmo que institucionais) em compartilhadores de Vídeos. Elas também devem cuidar do Título, Descrição e categorias da mesma forma que cuidam de suas Meta Tags.

O Evento

O evento foi ótimo para reencontrar amigos e conhecer vários leitores, além dos Googlers. Talvez o que mais tenha deixado a desejar foi o público que não soube tirar proveito do tempo para perguntas. Os Googlers estavam em palco e nos corredores para tirarem dúvidas e receberem sugestões, foram poucos os que tiraram proveito da oportunidade. Acredito que em 2009 mais eventos como este ocorrerão, enfatizando a atenção que o Google têm com os Webmasters brasileiros.

Antes do evento, criei um grupo para reunir os participantes. Parece que o pessoal se empolgou e pretende manter o Grupo para falar de Buscas e eventos sobre o Google,  então, pedi ajuda da Patricia Müller e vamos tentar levar o grupo para frente. Se você estiver interessado, pode visitá-lo em http://groups.google.com.br/group/google-search-masters-brasil e pode solicitar sua inscrição.

Popularity: 21% [?]

13 ideias sobre “Sobre o Google Search Masters 2008

  1. Creio que o critérios para a seleção das pessoas não foi muito ideal. Talvez por isto não teve muitas perguntas. Me inscrevi logo no primeiro dia e apenas alguns dias depois recebi um email dizendo que todas as vagas estavam preenchidas. Garanto que eu iria lotar os “caras” de perguntas. Queria muito ter ido.. Que pena!
  2. interessate…
    gostei do posicionamento do Adam, recentemente vi uma palestra que falava algo muito semelhante realmente o google hoje em dia é fundamental para que o seu produto esteja na vista dos internautas
  3. Pingback: Google Search Masters 2008: Como foi

  4. Pingback: Sinestesia » Google Search Masters - Eu fui!

  5. Pingback: Estive no Google Search Masters 2008 | Paulo Milreu / blog

  6. O meu comentario que em area de madenidade a Google tem saindo muito na frente, dos outro, como não foi possivel eu está neste grande evento, quero agradecer pelo gmail varias ferramentas que podemos trabalha no dia dia.

    que sabe voce faça o grande evento em Bh
    Grato;

    demian

  7. Pingback: Estamos 3 anos atrasados no mercado de busca | BrPoint

  8. Pingback: Como foi o Google Search Masters 2008? » Revolução Etc

  9. Pingback: Nada mais, nada menos que 10 anos de Google | Daniel Xavier

Os comentários estão fechados.