Adwords

Interessado em fazer dinheiro anunciando no Google?

Celular

Produtos do Google para seu celular favorito ou para o iPhone? Você encontra tudo aqui!

Gmail

Considerado um dos melhores Webmails do Mundo, o Gmail não pára de inovar!

Opensocial

Tudo sobre a plataforma de aplicativos para Redes Sociais do Google!

Orkut

Tudo sobre a Rede Social do Google, a mais popular no Brasil!

Início » Convidados, Gears

Gears, a nuvem e a mobilidade

Enviado por em terça-feira, 11 novembro 20085 Comentários

Caro leitor, caso você esteja vivendo em Marte ou algum outro planeta qualquer no último ano, tenho uma notícia bombástica: os softwares que costumávamos instalar em nossos computadores migraram para a web! Estamos na era do “tudo online”: nossas agendas estão na web, nossos projetos, contatos, editores de documentos, fotos. Uma maravilha, já que podemos acessar tudo de qualquer computador, a qualquer hora, onde quer que estejamos. Isso tudo é a tão aclamada “nuvem”, orgulho dos entusiastas da tal “web 3.0″ ou seja lá qual for seu nome. Não precisamos mais de programas, basta um terminal fixo ou móvel qualquer e uma conexão disponível.

Bem, aí é que está o problema… uma conexão disponível. Se queremos nossas informações em qualquer lugar, estamos à mercê das conexões móveis – ruins, lentas, inconsistentes. Pensando bem, as conexões físicas não são muito diferentes. Todo dia vejo gente reclamando de sua internet a cabo. E também tivemos o “apagão do Speedy” esse ano, lembram?

No meu caso, as coisas são um pouco piores. Sou uma profissional itinerante, faço homecare odontológico em idosos e portadores de necessidades especiais. Também me dedico à consultoria em mobilidade, cuidando de blog, podcast, dando palestras por todo o país, escrevendo em algumas revistas e comentando sobre tecnologia em uma rádio. Isso significa que igualmente preciso de meus dados quando estou viajando em ônibus ou aviões para que meu tempo gasto em deslocamentos seja produtivo.

Foi aí que entrou em cena minha dupla salvadora: Google Chrome e Google Gears.

Chrome, o novíssimo browser do Google, traz uma funcionalidade que vem muito a calhar na era da mobilidade: a possibilidade de transformar páginas da web em “mini-aplicativos” acessíveis a partir de atalhos em nossos computadores. E o Gears “salva” as informações contidas nesses “mini-aplicativos” para que sejam acessados de forma offline – inclusive em alguns OS de smartphones!

Um exemplo prático: gosto muito do gerenciador de tarefas Remember The Milk. É totalmente online, completo, poderoso, colaborativo e integra-se a uma pá de Vários serviços web, como Gmail, Twitter, entre outros.

Mas como acessar meus projetos durante uma viagem de avião, por exemplo? Ainda que eu esteja com uma página web aberta, se eu ficar offline não consigo transitar entre minhas abas e categorias.

Ao acessar o serviço no Chrome depois que se instala o Gears, eu tenho a opção de acessar tudo o que está armazenado na página. O Gears faz cópia em cache dos dados e, mesmo que você fique offline, poderá navegar sossegado entre seus itens:

Remember The Milk e Google Gears: opção de acesso aos dados offline

Imagine então o caso do Google Docs. Você está trabalhando num texto ou planilha, embarca e continua escrevendo mesmo offline. E, ao desembarcar, o Gears sincroniza tudo de volta para o servidor assim que você estiver conectado outra vez. O mesmo vale para o webmail do Gmail e uma série de outros serviços.

Claro que nem tudo é perfeito; uma série de dúvidas, principalmente no que diz respeito à privacidade, paira como um fantasma sobre a cabeça de muita gente. Mas se hoje dizemos que nossa vida está na “nuvem”, não seria exgero dizer que o serviço Gears e o browser Chrome são a ponte que nos levam ao céu…

Popularity: 17% [?]

Bia Kunze , a Garota Sem Fio, é dentista homecare e entusiasta de tecnologias móveis desde janeiro de 2001, não usa mais banda larga desde fevereiro de 2007. Como mora no Brasil, isso significa que ela é uma masoquista de carteirinha

5 Comentários »