Adwords

Interessado em fazer dinheiro anunciando no Google?

Celular

Produtos do Google para seu celular favorito ou para o iPhone? Você encontra tudo aqui!

Gmail

Considerado um dos melhores Webmails do Mundo, o Gmail não pára de inovar!

Opensocial

Tudo sobre a plataforma de aplicativos para Redes Sociais do Google!

Orkut

Tudo sobre a Rede Social do Google, a mais popular no Brasil!

Início » Geral

Afinal, posso utilizar Adsense logo abaixo do título de posts?

Enviado por em domingo, 20 abril 20088 Comentários

Publicamos aqui no underGoogle, há algumas semanas, falando de um alerta publicado no Blog Oficial do Adsense. No alerta, os engenheiros do Adsense falavam para editores tomarem cuidado com Anúncios logo abaixo do título de posts, já que, em alguns casos, isso poderia gerar baixo rendimento e, em alguns casos, punição.

Bem, como foi gerada um grande discussão na blogosfera sobre o Assunto, resolvemos consultar o pessoal do Google Brasil, que prontamente respondeu às dúvidas quanto aos anúncios e deu uma posição oficial sobre o assunto.

Quando indagado sobre se é correto utilizar anúncios do Adsense logo abaixo do Título, Felix Ximenes – Diretor de Comunicação do Google Brasil – respondeu que o editor “não pode colocar os anúncios embaixo do Título como estão no exemplo que foi publicado no Blog do AdSense. Recomendamos integrar o conteúdo e cores da página com os anúncios e não enganar o usuário para que ele clique sem saber“. A imagem mostra claramente anúncios tão integrados com o conteúdo que um visitante poderia confundir os anúncios com conteúdo legítimo do site. Na imagem, nota-se que o título induz o leitor a pensar que os anúncios fazem parte do conteúdo do blog.

Quanto aos problemas de baixa conversão, gerados por este problema, bem como punição por parte do Google, Ximenes afirmou que podem haver punições sim, “mas o Google não pune todos os sites unilateralmente e sem discussão. Há casos que estão sujeitos ao envio de notificação ao editor solicitando a correção do problema em determinado prazo de tempo. Se o problema não for corrigido, a veiculação de anúncios no blog ou site específico é desativada.” Portanto, pode-se utilizar os anúncios, inclusive testando vários formatos de cores e deve-se seguir o bom senso, já que “anúncios devem complementar o conteúdo já existente de uma página ou site, e não devem fazer parte ou substituir esse conteúdo” – completa Ximenes.

Já sobre a afirmação de que a utilização deste tipo de anúncio, logo abaixo do título, estar diminuindo o número de CPM, Ximenes respondeu que “pode haver variações nos ganhos e que isso é normal devido a natureza dinâmica do sistema de leilões. É possível que anúncios posicionados abaixo dos títulos de postagens apresentem desempenho menor, por uma questão de interesse do usuário quando ele passa por ali: o usuário espera encontrar o conteúdo após o título da postagem, e não anúncios. Nesse momento, ele não está inclinado a clicar em nada, o que pode diminuir o desempenho dos anúncios nessa posição“.

Você também pode ouvir a explicação dada por mim aos leitores ouvintes do Podcast Digital Paper nº11, quando perguntado se era permitido ou não utilizar Adsense logo abaixo dos títulos de Posts.

Popularity: 2% [?]

Fernando Kanarski Google AdWords Certified Partner, atualmente é Analista de Novas Mídias na HouseCricket , onde é responsável por Search Marketing e WebAnalytics.

8 Comentários »