Adwords

Interessado em fazer dinheiro anunciando no Google?

Celular

Produtos do Google para seu celular favorito ou para o iPhone? Você encontra tudo aqui!

Gmail

Considerado um dos melhores Webmails do Mundo, o Gmail não pára de inovar!

Opensocial

Tudo sobre a plataforma de aplicativos para Redes Sociais do Google!

Orkut

Tudo sobre a Rede Social do Google, a mais popular no Brasil!

Início » Geral, Gmail, underGoogle.Direto

Gmail: Guia de Migração e Backup

Enviado por em quinta-feira, 21 fevereiro 20085 Comentários

Este artigo foi enviado com exclusividade aos leitores do Clube underGoogle.Direto no dia 20/01. Se você desejar receber dicas e tutoriais com antecedência em sua caixa de e-mail além de concorrer a prêmios exclusivos, não deixe de se cadastrar no underGoogle.Direto.

Há alguns dias, um leitor entrou em contato conosco, pedindo a possibilidade da vinculação de duas contas do Google, para que os dois e-mails pudessem ser utilizados para os mesmos serviços. Bem, existe algo útil que pode ser feito, como a vinculação de mais de um email à sua conta.

Mas e se eu quiser fundir duas contas do Gmail, fazer um backup online de minhas mensagens ou integrar com minhas mensagens do Outlook ou vice-versa? Abaixo um guia para migrar e-mails e fazer backup, tanto on-line quanto off-line de suas mensagens do Gmail.

Backup On-line

E se um belo dia você perdesse a senha do Gmail ou sua senha fosse roubada? Bem, sabemos que muita gente guarda muita coisa importante no grande espaço fornecido pelo Gmail. Uma forma de preservar as informações, on-line e em um backup bem automatizado é a utilização do POP3 tanto para o envio das mensagens para outra conta como para o recebimento das mesmas. Vou explicar:

O Gmail permite o acesso a todos seu e-mail via POP3, Certo? O Gmail também recebe mensagens de outras contas via POP3, Certo? Bem, que tal aliar as duas possibilidades para criar um “Live-Backup” de todas as suas mensagens, inclusive de outras contas de e-mail.

Para fazer o Backup, você precisa habilitar a opção de POP3 na conta em que deseja a cópia de segurança. Você pode acessar a página de configurações e habilitar o POP3, lembre que, para fazer um Backup de TODAS as mensagens, é preciso marcar a opção “Ativar POP para todos os Emails“. Veja detalhes na imagem abaixo: (não esqueça de manter uma cópia na sua caixa de entrada).

Gmail - POP

Como você criará uma conta só para Backup, aconselho colocar um login parecido com o da conta principal, porém com usa senha totalmente diferente e evitar utilizar esta conta para enviar e-mails, bem como não divulgá-la.

Na nova conta, você deve visitar a página de configurações e procurar pela opção “Receber mensagens de outras contas:” lá você deve adicionar os dados de sua conta principal, como pode ser visto na imagem abaixo:

POP Gmail

Pronto, o Gmail deve fazer o download de mensagens em remessas de 200 por vez. Aí basta fazer logout e esperar algum tempo até que todas as mensagens sejam migradas. A passagem das mensagens pode durar alguns dias, dependendo da quantidade de e-mails a serem transferidos. Depois da migração feita, todas as mensagens novas, tanto enviadas quanto recebidas, também irão para sua “conta Backup” automaticamente. Espero que você nunca precisa utilizar o recurso, mas se for necessário, você terá um backup para recuperar mensagens importantíssimas.

Migração ou Backup de outras contas:

Você pode utilizar a dica acima também para fazer a migração de uma conta antiga para uma nova, assim você pode manter na nova conta todas as mensagens de outras contas antigas. Com a dica você também pode fazer o backup de outros serviços de e-mail em um único lugar, desde que eles suportem o protocolo POP3. Se precisar de mais espaço para fazer um “Mega-Backup”, basta comprar mais.

Google Email Uploader: Do Outlook para o Gmail

Já existe um programa que consegue migrar todas suas mensagens de um cliente de e-mail no Windows para o Gmail do Google Apps for Yor Domain, aquele que empresas podem usar o Gmail em seus domínios.

Após instalar e configurar o programa no Windows, todas as mensagens do Outlook, por exemplo, serão enviadas ao servidor da Google, para a conta de Gmail configurada, lembrando que esta conta precisa ser do Google Apps.

Baixando para o Outlook e gravando em DVD:

Enquanto o Gmail não incorpora uma função para baixar todo o conteúdo e gravar em um DVD, podemos utilizar de alguns artifícios para baixar todas as mensagens para o computador e depois, gravar numa mídia, como CD, DVD ou HD portátil.

Primeiramente, você precisa habilitar o uso de POP3 do gmail e configurar o Outlook ou seu cliente de e-mail favorito, para isso siga as dicas do início do artigo ou visite a página de configuração do Gmail. Depois de Outlook configurado, as mensagens começarão a ser baixadas para seu computador em grupos de aproximadamente 200 mensagens. Após toda a transferência ser efetuada, você pode visitar a pasta: C:\ Documents and Settings\ Usuário\ Configurações locais\ Dados de aplicativos\ Identities\ {%clsid%}\ Microsoft\ Outlook Express e copiar todos os arquivos .dbx. (Para um guia completo de backup e restauração do Outlook e Outlook Express, visite o Clube do Hardware) Pronto, com todos os arquivos em mãos, você pode gravá-los em um CD ou DVD.

Concluindo

Existem várias outras formas de fazer backup das mensagens do Gmail, mas para migração ou Upload do Outlook para o Gmail, as dicas dadas acima são as mais recomendadas. Lembre de alterar sua senha periodicamente e, se possuir muita mensagem importante em seu Gmail, faça um “Backup on-line”, é de graça e exige somente alguns minutos para a configuração das duas contas.

Popularity: 6% [?]

Fernando Kanarski Google AdWords Certified Partner, atualmente é Analista de Novas Mídias na HouseCricket , onde é responsável por Search Marketing e WebAnalytics.

5 Comentários »