Gmail: Guia de Migração e Backup

Este artigo foi enviado com exclusividade aos leitores do Clube underGoogle.Direto no dia 20/01. Se você desejar receber dicas e tutoriais com antecedência em sua caixa de e-mail além de concorrer a prêmios exclusivos, não deixe de se cadastrar no underGoogle.Direto.

Há alguns dias, um leitor entrou em contato conosco, pedindo a possibilidade da vinculação de duas contas do Google, para que os dois e-mails pudessem ser utilizados para os mesmos serviços. Bem, existe algo útil que pode ser feito, como a vinculação de mais de um email à sua conta.

Mas e se eu quiser fundir duas contas do Gmail, fazer um backup online de minhas mensagens ou integrar com minhas mensagens do Outlook ou vice-versa? Abaixo um guia para migrar e-mails e fazer backup, tanto on-line quanto off-line de suas mensagens do Gmail.

Backup On-line

E se um belo dia você perdesse a senha do Gmail ou sua senha fosse roubada? Bem, sabemos que muita gente guarda muita coisa importante no grande espaço fornecido pelo Gmail. Uma forma de preservar as informações, on-line e em um backup bem automatizado é a utilização do POP3 tanto para o envio das mensagens para outra conta como para o recebimento das mesmas. Vou explicar:

O Gmail permite o acesso a todos seu e-mail via POP3, Certo? O Gmail também recebe mensagens de outras contas via POP3, Certo? Bem, que tal aliar as duas possibilidades para criar um “Live-Backup” de todas as suas mensagens, inclusive de outras contas de e-mail.

Para fazer o Backup, você precisa habilitar a opção de POP3 na conta em que deseja a cópia de segurança. Você pode acessar a página de configurações e habilitar o POP3, lembre que, para fazer um Backup de TODAS as mensagens, é preciso marcar a opção “Ativar POP para todos os Emails“. Veja detalhes na imagem abaixo: (não esqueça de manter uma cópia na sua caixa de entrada).

Gmail - POP

Como você criará uma conta só para Backup, aconselho colocar um login parecido com o da conta principal, porém com usa senha totalmente diferente e evitar utilizar esta conta para enviar e-mails, bem como não divulgá-la.

Na nova conta, você deve visitar a página de configurações e procurar pela opção “Receber mensagens de outras contas:” lá você deve adicionar os dados de sua conta principal, como pode ser visto na imagem abaixo:

POP Gmail

Pronto, o Gmail deve fazer o download de mensagens em remessas de 200 por vez. Aí basta fazer logout e esperar algum tempo até que todas as mensagens sejam migradas. A passagem das mensagens pode durar alguns dias, dependendo da quantidade de e-mails a serem transferidos. Depois da migração feita, todas as mensagens novas, tanto enviadas quanto recebidas, também irão para sua “conta Backup” automaticamente. Espero que você nunca precisa utilizar o recurso, mas se for necessário, você terá um backup para recuperar mensagens importantíssimas.

Migração ou Backup de outras contas:

Você pode utilizar a dica acima também para fazer a migração de uma conta antiga para uma nova, assim você pode manter na nova conta todas as mensagens de outras contas antigas. Com a dica você também pode fazer o backup de outros serviços de e-mail em um único lugar, desde que eles suportem o protocolo POP3. Se precisar de mais espaço para fazer um “Mega-Backup”, basta comprar mais.

Google Email Uploader: Do Outlook para o Gmail

Já existe um programa que consegue migrar todas suas mensagens de um cliente de e-mail no Windows para o Gmail do Google Apps for Yor Domain, aquele que empresas podem usar o Gmail em seus domínios.

Após instalar e configurar o programa no Windows, todas as mensagens do Outlook, por exemplo, serão enviadas ao servidor da Google, para a conta de Gmail configurada, lembrando que esta conta precisa ser do Google Apps.

Baixando para o Outlook e gravando em DVD:

Enquanto o Gmail não incorpora uma função para baixar todo o conteúdo e gravar em um DVD, podemos utilizar de alguns artifícios para baixar todas as mensagens para o computador e depois, gravar numa mídia, como CD, DVD ou HD portátil.

Primeiramente, você precisa habilitar o uso de POP3 do gmail e configurar o Outlook ou seu cliente de e-mail favorito, para isso siga as dicas do início do artigo ou visite a página de configuração do Gmail. Depois de Outlook configurado, as mensagens começarão a ser baixadas para seu computador em grupos de aproximadamente 200 mensagens. Após toda a transferência ser efetuada, você pode visitar a pasta: C:\ Documents and Settings\ Usuário\ Configurações locais\ Dados de aplicativos\ Identities\ {%clsid%}\ Microsoft\ Outlook Express e copiar todos os arquivos .dbx. (Para um guia completo de backup e restauração do Outlook e Outlook Express, visite o Clube do Hardware) Pronto, com todos os arquivos em mãos, você pode gravá-los em um CD ou DVD.

Concluindo

Existem várias outras formas de fazer backup das mensagens do Gmail, mas para migração ou Upload do Outlook para o Gmail, as dicas dadas acima são as mais recomendadas. Lembre de alterar sua senha periodicamente e, se possuir muita mensagem importante em seu Gmail, faça um “Backup on-line”, é de graça e exige somente alguns minutos para a configuração das duas contas.

Popularity: 6% [?]

5 ideias sobre “Gmail: Guia de Migração e Backup

  1. Pingback: Gmail: Guia de Migração e Backup « Miguel Lomelino

  2. Só tenho uma dúvida a respeito desse método de backup:

    O POP3 baixa os e-mails recebidos. E os e-mails que eu enviei serão
    baixados como backup?
    Ficarão na pasta de emails enviados do Outlook?

  3. E há alguma maneira de migrar de uma conta do google (não uma conta somente do gmail) para outra conta?

    Meu primo mudou de email no gmail, para um com nome mais sério, mas o que o está impedindo de migrar totalmente para o novo email é o Orkut. Reconvidar tds os amigos dele seria trabalhoso demais.

    Alguma solução para migrar de conta do orkut ou migrar de conta do google mesmo?

  4. Tentei adicionar uma conta x gmail em uma y gmail tb mas ele diz que não ativei o pop, quando ele já foi ativado há mais de 2 semanas. Qual seria o problema?
  5. Pingback: Conexões» Blog Archive » Como Garantir o Acesso às Informações da Internet Mesmo Sem Conexão

Os comentários estão fechados.