Google Docs offline em fase de testes

O blog Google Blogoscoped conseguiu um flagra: imagens do Google Docs, o editor online do Google, trabalhando offline.

experimental-offline-access.png

A mágica é feita utilizando o plugin Google Gears, que virtualiza o servidor em seu computador enquanto está sem uma conexão com a internet, e sincroniza tudo quando reconectado: arquivos editados, criados, excluídos, renomeados e qualquer outra tarefa que você faria online.

Permitindo edição de textos offline, o Docs se torna uma ótima alternativa também para notebooks, que nem sempre dispõem de uma conexão.

enable-offline-access.png

offline-access.png

Pelas imagens, parece que por enquanto apenas textos serão sincronizados: planilhas e apresentações ainda vão ter que esperar.

Fonte: Google Blogoscoped

Popularity: 2% [?]

Publicado em Geral por brunosoares. Marque Link Permanente.

Sobre brunosoares

Paulistano, 22 anos, estudante de Engenharia da Computação pela FASP, é desenvolvedor Windows e Web há 5 anos. Gostava de escrever sobre tecnologia nas horas vagas, e criou o Undergoogle junto ao Fernando Kanarski para poder acompanhar de perto a, na sua opinião, empresa de tecnologia mais inovadora dos últimos anos.

8 ideias sobre “Google Docs offline em fase de testes

  1. Sincroniza como?

    Se eu tenho o Documento.doc e faço alterações nele via Google Gears, ao conectar ele sincroniza sozinho para mim. Mas e se eu alterar equivocadamente o arquivo tanto off quanto online, o que ele faz?

  2. Olá Ricardo,

    O Google Gears permite que você utilize o próprio Google Docs desconectado. Quando reconectado, ele envia quaisquer alterações para o servidor.

    Se você alterou o arquivo offline, sincronizou e se arrependeu, o Google tem um recurso automático que nem o Microsoft Word tem (pelo menos sem um servidor): histórico das versões anteriores. Basta clica na aba “Revisões”. 🙂

    Abs.

  3. Bruno, obrigado pela resposta.

    Deixa eu dar um outro exemplo do meu questionamento.

    Abro meu documento, offline, no notebook. Faço as alterações que quero e salvo. OK, está salvo e pronto para sincronizar assim que eu ficar online.

    Por engano, de outro computador, abro o documento direto no Google Docs (dessa vez online). Faço algumas alterações.

    Quando meu notebook ficar online ele vai respeitar a edição mais recente (no caso a feita online) ou simplesmente vai substituir a online pela do notebook?

  4. Pela lógica, o cenário que você montou acima, o documento alterado online através de outro computador irá alterar a versão que você tem offline.
    Se estamos falando de sincronização, ele irá sobrepor sempre a versão mais recente sobre a mais antiga, a não ser que exista uma opção que ele te permite escolher quais versões vc deseja sobrepor.
    E como nosso amigo BrunoSoares disse, como ele emula o servidor offline, é bem provável que tenha o recurso de revisão no mesmo, sendo assim, vc teria a versão antiga de seu documento, caso ele tenha sido atualizado pela versão online.
    Entenda q o q descrevi acima é apenas a visão da lógica que deveria trabalhar o sistema. Não fiz testes para ver se realmente funciona desse modo.
  5. André e Bruno, obrigado pelas respostas.

    Sem sombra de dúvida, pela lógica, a versão mais recente deveria prevalecer, independente de ser on ou offline.

    Perguntei mais para levantar a questão, pois deve ser fogo perder um trabalhão por causa da sincronia, principalmente quando o arquivo é compartilhado. 😉

  6. Sem dúvidas Ricardo.

    Mas quem quer segurança mesmo, fica uma dica: sempre guarde uma cópia offline de seus arquivos. 😉

    Eu quem agradeço pelos comentário e abraços.

Os comentários estão fechados.