Adwords

Interessado em fazer dinheiro anunciando no Google?

Celular

Produtos do Google para seu celular favorito ou para o iPhone? Você encontra tudo aqui!

Gmail

Considerado um dos melhores Webmails do Mundo, o Gmail não pára de inovar!

Opensocial

Tudo sobre a plataforma de aplicativos para Redes Sociais do Google!

Orkut

Tudo sobre a Rede Social do Google, a mais popular no Brasil!

Início » Geral, Google Code

Google lança Social Graph API

Enviado por em segunda-feira, 4 fevereiro 20082 Comentários

Social Graph

Já imaginou um dia poder fazer um aplicativo que integre dados de redes sociais, permitindo que seus usuário possam interagir com os amigos sem nem mesmo precisar adicioná-los a uma nova rede ou aplicação?

O Crowler do Google já indexa conteúdo de redes sociais, blogs, microblogs e sites que possuem seu conteúdo disponível publicamente e que relacionem seus links com o formato XFN (XHTML Friends Network) ou FOAF (Friend Of A Friend), formatos práticos, utilizado para mostrar a relação do link com o autor do blog, microblog ou site. Um exemplo disso é o seguinte trecho de código:

<a href="http://fernando.undergoogle.com" rel="friend met">

Aproveitando-se que o Crowler indexa este conteúdo, o time do Google Code lançou oficialmente a Social Graph API, que permitirá a qualquer desenvolvedor assimilar estas informações e as utilizar em seus programas ou aplicações WEB. O Objetivo da API, como explicado no blog do Google Code, é facilitar a criação de novas redes sociais ou aplicações que possam fazer a interação dentre os contatos, integrando automaticamente as informações dos usuários e acabando com o problema em que, ao ingressar no novo serviço, o usuário não tenha amigos ou preciso adicioná-los um a um. A API funciona através de uma requisição HTTP para o servidor ‘socialgraph.apis.google.com’, o que permitirá que programadores de qualquer linguagem possam utilizar o sistema para criar interação em suas aplicações.

O pessoal do Google Code já disponibilizou um Demo, onde o usuário entra com a página de seu perfil em alguma rede de relacionamento pública e o sistema localiza automaticamente todas as pessoas que têm relação àquele perfil. Veja um teste aqui.

Veja um pequeno vídeo explicativo abaixo:

view video[bb]

Imagine as possibilidade que isso pode trazer para o projeto OpenSocial. Além da integração entre as redes, será possível total integração entre os amigos e perfis.

Você pode encontrar mais informações sobre a Social Graph API aqui.

Popularity: 3% [?]

Fernando Kanarski Google AdWords Certified Partner, atualmente é Analista de Novas Mídias na HouseCricket , onde é responsável por Search Marketing e WebAnalytics.

2 Comentários »