Microsoft quer comprar Yahoo! Essa é a saída?

microsoft.jpg

A Google sempre ganhou usuários pela qualidade e inovação de seus serviços. Busca, mapas e email da empresa são, para muitos, insuperáveis. A gigante revolucionou diversas vezes a internet; primeiro com sua busca simples e inteligente, depois com a popularização do conjunto de tecnologias AJAX. Hoje, é um dos maiores cases de sucesso em tecnologia.

Na outra ponta da web, temos o Yahoo. Fonte de inspiração do Google, hoje as duas empresas cobrem a maior parte do desejo por serviços online dos internautas. A Yahoo, aliás, tem uma história muita parecida com a da Google, para quem conhece.

A grande diferença das duas maiores empresas que abraçam a internet é a forma como elas se completam: a Google prioriza sua tecnologia para crescer. O Yahoo valoriza seus funcionários. E cada uma conquista usuários de seu jeito.

Querendo entrar na brincadeira, há tempos, está a Microsoft. A gigante dos computadores pessoais, na web não passa de um elefante branco: muito dinheiro, muitos serviços, muita publicidade, e pouca aceitação. A Microsoft já começou na web cometendo o mesmo erro que o Yahoo cometeu quando perdeu espaço para o Google: esquecer de inovar. Um usuário só vai utilizar um serviço novo, se trouxer algum benefício sobre o antigo. Não adianta passar o resto da vida correndo atrás apenas tentando fazer igual.

Amarração e falta de foco

Vou resumir ao máximo a estratégia da Microsoft na web: o MSN existe para combater o Yahoo. E Windows Live para combater o Google. E até hoje nenhum conseguiu com sucesso.

Mas por que não? Porque a Microsoft não é uma empresa focada nem em tecnologia, nem em gente: ela é focada em negócios. E nesse cenário, somente negócios não agrada usuário.

A Microsoft só vende Windows para usuários porque tem muitas parcerias, que dependem dele ganhar dinheiro. E entenda como parceiro desde o técnico do computador ao desenvolvedor de software, passando por fabricantes de anti-vírus e de computadores.

Da mesma forma que ela vende Windows “amarrando” a tudo e a todos no processo, ela vem tendando fazer isso com na web. Quem compra Windows, já tem Outlook (fácil de configurar o Hotmail), Windows Messenger (um salto pro portal MSN), Internet Explorer e Windows Media Player (ambos também com ligações a seus serviços online). O Windows Vista traz links para o Windows Live logo na tela de boas vindas. E recentemente a empresa fez parcerias com Digg.com e comprou influência no crescente Facebook.

Temos que admitir: a Microsoft está comendo pelas beiradas. O problema é que a sopa já está esfriando.

A volta por cima

Em um momento em que pessoas especulam que a Microsoft já está condenada até no mundo dos sistema operacionais, a gigante dá um susto em todo o mercado: faz uma proposta de compra para a Yahoo. Sim, já é confirmado. E são 44,6 bilhões de dólares.

O que podemos concluir disso? Primeiro: a Microsoft está mesmo disposta a passar a Google, em todos os sentidos. Ela vai aliar sua estratégia em negócios ao carisma do Yahoo e com essa arma pretende combater o crescimento frenético da Google. E segundo: ou a Microsoft sabe muito bem o que está fazendo, ou está dando tiro para todos os lados. Eu nunca ouvi falar de uma aquisição de valor tão alto na história.

Esperamos que, no fim dessa história, prevaleça a concorrência saudável. Como usuário, eu detestaria ver o nascimento de um duopólio como este que pode estar por vir.

Fonte: Techcrunch

Popularity: 2% [?]

Publicado em Geral por brunosoares. Marque Link Permanente.

Sobre brunosoares

Paulistano, 22 anos, estudante de Engenharia da Computação pela FASP, é desenvolvedor Windows e Web há 5 anos. Gostava de escrever sobre tecnologia nas horas vagas, e criou o Undergoogle junto ao Fernando Kanarski para poder acompanhar de perto a, na sua opinião, empresa de tecnologia mais inovadora dos últimos anos.

21 ideias sobre “Microsoft quer comprar Yahoo! Essa é a saída?

  1. Esperamos que, no fim dessa história, prevaleça a concorrência saudável. Como usuário, eu detestaria ver o nascimento de um duopólio como este que pode estar por vir.

    Oi? E Google comprando Yahoo!, como vocês mesmo sonharam tanto em um dos posts deste blog, seria melhor por estabelecer um monópolio ainda maior do Google?

    Te dou outro dado? É melhor um duopólio do que um Monopólio, né.

  2. Em um momento em que pessoas especulam que a Microsoft já está condenada até no mundo dos sistema operacionais [link para Apple]

    E, fala sério – não é interesse da Apple disponibilizar seu OS para além de seu hardware. E por isso o Windows não vai ser ameaçado pela Apple tão cedo MESMO.

  3. David, fã é fã: se o Google fosse abordado para venda – suposição, heim -, você acha que os fãs iam fazer o que? Imagine enão a Apple na mesma situação – nesse caso então teríamos uma verdadeira avalanche de fanboys descontentes com a idéia de venda. Assim como Microsoft, como Apple e como Google, Yahoo! tem sua parcela fiel de fãs que, claro, sentem-se ameaçados com menção de venda para QUALQUER outra empresa.
  4. E, bem, acabo de olhar os blogs do Yahoo. Claro que a maioria não quer a venda, mas tem gente que até a apoia – inclusive para evitar que o Google o faça, ora vejam.
  5. Eu acredito que nunca vai haver um monopólio na internet, sempre vai haver gente criando cosia nova e dando dor de cabeça as grandonas, disso tenho certeza, mas que seria muito com esta venda seria, pelo menos a google mexia os pauzinhos e andava melhorando “diariamente” seus serviços.
  6. muito bom post bruno…
    parabens…
    agora…
    eu acho q a yahoo nao vai se vender inteira… talvez um pouco de seus serviços ou açoes
    e com esse dinheiro ela poderia investir em + tecnologia…

    e…
    acho q nao vai virar um duopólio,
    pois surgiram novas empresas querendo combater isso e inovando cada vez mais.

    abraços pessoal

  7. A internet é um mundo de negócios, não há espaço para pensar em “fanatismo” por empresas, claro que a criatividade é importante e deve sempre existir, o sucesso depende unicamente dela, mas se a MS não consegue ser GOOGLE é logico eles iriam encotrar outros meios.

    Pensando com a mente da microsoft, eu também estaria com medo do CONCORRENTE!!!!

  8. Oi. Galera. Acho que hoje existe 03 grandes empresas no Mundo da Tecnologia, são elas: Nokia, Microsoft, e Google. Nokia em mobilidade, Microsoft em software e Google em Internet, e não é só eu que penso assim, tem colunista do Jornal o Globo que pensa da mesma forma. Porém a Microsoft quer competir com a Google na área em que ela não domina, que é a Internet, e se sente ameaçada pelos Softwares On-line, criados pela Google, que passam a roubar mercado dos Softwres para PC, criados pela Microsoft, então criou-se um impasse e uma rivalidade, mas para a Microsoft crescer no mercado de Internet ela tem que entender que Internet se faz com INOVAÇÃO E GRATUIDADE. E isso não parece ser o forte da Microsoft:-0
  9. “não é interesse da Apple disponibilizar seu OS para além de seu hardware.” nao mesmo, oque nao significa que nao seja compativel. Segundo, existem OS’s por aí beeem melhores que Mac OS (Solaris mesmo, gratis e melhor).

    Quanto à essa proposta.. acho que elas se merecem. Sao duas empresas paradas no tempo que ainda vivem de ideias da década passada.

    Mas, uma coisa posso afirmar, se a Google investir em um OS ela pode se esquivar desse golpe da M$. 😡

  10. lest: eu não disse que não é compatível – me referi ao lançamento oficial, com suporte da Apple. Isso tem chances muito remotas de acontecer. Agora, se o Google investir em um OS – difícil , heim -, e falo em criar um OS, e não mais um “sabor” de Linux, vai estar na mesma situação em que se encontra a Microsoft nos serviços web: engatinhando em um mercado que já tem um padrão que dificilmente será derrubado.

    Vinicius: isso é argumento de fanboy. A sensatez diz que monopólio nenhum é bom para a evolução de qualquer mercado.

    Jean: é isso mesmo o que penso. Cada uma tem seus pontos fortes, sem dúvidas.

  11. Sim, mas esta é uma questao complicada.. nao acredito que a Apple “nao queira” liberar o OS. Se viesse à ocorrer, Apple perderia uma parte do mercado de hardware mas por outro lado, ganharia uma boa parcela do mercado de OS’s. Além do más, melhor fazer um lançamento oficial do que ter seu produto ripado né? Hoje nao é dificil encontrar hardware compativel com MCOS.

    Bem, melhor defesa continua sendo um bom ataque. Acredito que a Google tenha competencia pra fazer um OS que possa concorrer com o Win, que é a maior fonte de renda da M$. Todos sabemos oquao fragil é esse reinado da M$.. se a Google acertar uns “pontos de pressao” alá mestre chinês de kungfu a M$ cai atordoada.

  12. nao acredito que a Apple “nao queira” liberar o OS

    Mas não quer MESMO. Há poucas semanas foi revelado que o produto de melhor retorno financeiro para a Apple são os notebooks. Ela não ia matar essa galinha dos ovos de ouro oficializando o OS X Intel nem à pau. A Apple é uma empresa de hardware, muito mais do que de software – o OS X é o brinde.

    Acredito que a Google tenha competencia pra fazer um OS que possa concorrer com o Win(…)Todos sabemos oquao fragil é esse reinado da M$.. se a Google acertar uns “pontos de pressao” alá mestre chinês de kungfu a M$ cai atordoada.

    Eu não sei o quão frágil é porque discordo que seja. Que o Google tem competência pra fazer um bom OSD eu não discordo, mas não é esse mamão com açucar tirar a onipresença-piloto-automático do Windows. Isso, SE acontecesse – o que duvido – ainda levaria um bom tempo para que o Google OS sequer tomasse uma fatia expressiva do mercado.

  13. sobre a google criar um OS..
    antes ela teria que firmar muuuuitas parcerias.. pq hj.. tudo é criado para funcionar no windows..
    soh vai aparecer um OS que derrube o windows.. quando aparecer uma empresa com as parcerias certas..
    a google é “boa em parcerias”.. mas não sei se ela tem intenção de entrar nesse mercado..
  14. Sim, Felipe, as parcerias são importantes mesmo.
    E pode ter certeza que entrar nesse mercado não é a intenção do pessoal do Google – o seu esmero em aplicativos online demonstra isso muito bem.
  15. Pingback: E agora Google? | Undergoogle - Tudo sobre Google!

  16. Pingback: Yahoo pode recusar oferta de compra pela Microsoft | Undergoogle - Tudo sobre Google!

  17. Pingback: O Relicário - interativ.com.br » Arquivo do Blog » Microsoft quer comprar Yahoo! Essa é a saída?

Os comentários estão fechados.