Orkut: Buscas cada vez mais espertas

orkut_logo.gif

Primeiro a equipe do Orkut adicinou buscas em praticamente todas as partes da rede de relacionamentos. Depois adicionou uma busca universal no canto superior direito em todas as páginas.

Essa semana, eles anunciaram que estão melhorando o motor de buscas. Por exemplo, se você buscasse por “Bruno Soares”, provavelmente o resultado traria algumas comunidades em que houvesse as palavras “Bruno”e “Soares”. Hoje, o motor consegue identificar que trata-se de um nome e dá preferência por pessoas nos resultados.

Porém, as melhorias não pararam por aí: a sofisticação da busca foi tanta que até suas informações geográficas estão sendo levadas em consideração nas buscas! Como existem milhões de “Bruno Soares”pelo Brasil, nada mais interessante que trazer primeiro os que moram na sua cidade, não?

Busca apurada e uma grande quantidade de usuários: o Orkut deve ser o maior catálogo de pessoas do Brasil. Ou pelo menos o mais divertido.

Fonte: Blog Oficial do Orkut

Popularity: 2% [?]

Publicado em Geral por brunosoares. Marque Link Permanente.

Sobre brunosoares

Paulistano, 22 anos, estudante de Engenharia da Computação pela FASP, é desenvolvedor Windows e Web há 5 anos. Gostava de escrever sobre tecnologia nas horas vagas, e criou o Undergoogle junto ao Fernando Kanarski para poder acompanhar de perto a, na sua opinião, empresa de tecnologia mais inovadora dos últimos anos.

7 ideias sobre “Orkut: Buscas cada vez mais espertas

  1. E tem mais melhorias que não estão aí. Ontem eu procurei por Cavalo Cachorro e ele me retornou diversos resultados de comunidades “Cavalo do Cão”. Mas a maioria delas sequer mencionava a palavra cachorro em qualquer lugar. Legal isso!
  2. Mto bom.. mas tem uma coisa que o orkut ainda precisa fazer..
    pra que possamos realmente achar pessoas ou amigos no orkut..

    Eles deveriam separar “nome completo” e “nome de exibição”.. pois as pessoas enchem o nome de frescura.. e acaba que vc nunca acha quem tah procurando..
    o MySpace tem um esquema parecido..
    com o “nome real” e o “nome de exibição”..
    se vc procura pelo nome completo da pessoa.. vai achar.. mesmo que o nome de exibição esteja cheio de caracteres que não da nem pra ler…

  3. Bruno Pedrozo,

    A busca do Orkut aprendeu bastante com o Google nos últimos meses: eles também fazem aproximação de termos e até o famoso “você quis dizer: …”.

  4. Eu nunca entendi como a busca no Orkut poderia ser tão deficiente.

    Nome + posição geográfica parece algo tão básico, era uma coisa bacana que o ICQ tinha, por exemplo.

    Eu participei de uma pesquisa do Orkut com grupos focais de ususários e uma das sugestões de melhoria foi esta (dentre 200 outras), mas já faz quase 3 anos isso, e até agora tão pouco mudou!

Os comentários estão fechados.