Adwords

Interessado em fazer dinheiro anunciando no Google?

Celular

Produtos do Google para seu celular favorito ou para o iPhone? Você encontra tudo aqui!

Gmail

Considerado um dos melhores Webmails do Mundo, o Gmail não pára de inovar!

Opensocial

Tudo sobre a plataforma de aplicativos para Redes Sociais do Google!

Orkut

Tudo sobre a Rede Social do Google, a mais popular no Brasil!

Início » Google Apps

Como o Google Apps pode ajudar a sua empresa

Enviado por em sábado, 8 novembro 200813 Comentários

Olá meu nome é Almir F. Rivas Jr trabalho em computação há bem mais de 20 anos (para ter uma idéia da uma olhada no meu primeiro computador) e desde jan/2005  acompanho um pouco mais de perto as tecnologias Google.

De dois anos pra cá comecei a estudar mais intensamente e há um ano me tornei um Google Enterprise Professional fazendo um treinamento de instalação e utilização do Google Earth Enterprise e outro do Google Search Appliance.

O Google Apps é uma das ferramentas mais interessante do Google. Na verdade ele é um conjunto de ferramentas Gmail, Talk, Agenda e Docs. Se não esqueci de nenhuma essas são as principais.

O que você pode fazer com cada uma delas: Mandar e receber e-mail, agendar reuniões enquanto manda os e-mails, enviar arquivos, falar pela internet utilizando voz, compartilhar recursos da sua empresa (como a sala de reunião), criar documentos, criar planilhas , criar apresentações e o mais importante de tudo colaborar, trabalhar em equipe.

O Google Apps pode ser utilizado gratuitamente (versão Standard) ou pago (Versão Professional) obviamente há diferenças entre as duas versões  dentre as quais podemos destacar a API para integrar o Apps com os software existente na sua empresa.

Agora vamos ver como o Google Apps pode ajudar a sua empresa seja ela pequena, média ou grande.

  1. Legalidade – Você não precisa mais ter software pirata na sua empresa para escrever uma proposta, para criar uma planilha de custos ou para fazer uma apresentação para seu cliente;

  2. Suporte técnico – Esqueca o instala e desinstala. Se você instalar um Windows bem comportado você nem vai lembrar mais de tela azul agora se você tem uma estação de trabalho Linux melhor ainda;

  3. Máquinas leves – Máquinas com o hardware mais barato possível afinal tudo roda na Web, exceto seu navegador;

  4. Publicação – Publique seu documento, sua planilha, sua apresentação na Web e distribua suas idéias para quem precisar;

  5. Mobilidade – Os arquivos criados ficam nos servidores do Google e você pode acessá-los de qualquer lugar que tenha um acesso à internet;

  6. Compartilhamento – Se desejar que apenas algumas pessoas tenham acesso aos seu documentos. Basta compartilhar, não precisa que ninguém tenha nenhum software específico instalado na máquina além de um navegador;

  7. Colaboração – Quer criar uma planilha, um documento ou uma apresentação com alguém que está em outro local de trabalho, outra cidade, outro continente? Sem problemas isto pode ser feito ao mesmo tempo;

  8. + Colaboração – Quer conversar com o pessoal que esta em outra sala, com seus filhos em casa, com a filial de Minas? O Google Talk “acoplado” no Gmail faz isso sem problemas;

  9. Lembretes – Quer lembrar de dar uma olhada no material da reunião mesmo no domingo depois do churrasco. O Google Calendar permite isso mandando mensagens para seu celular;

  10. Atualizado – Quer acompanhar as notícias do seu time, do mercado financeiro enquanto escreve seus e-mails. O Gmail permite isso.

Bom começamos com esta visão geral do Google Apps para que vocês saibam o que vem pela frente. Isto é uma visão bem resumida do Apps. Daqui pra frente iremos falar mais dele, de busca corporativa, de Google App Engine e por ai vai.

Um grande abraço à todos e obrigado ao Fernando pela oportunidade.

Popularity: 17% [?]

Almir Farias Rivas Junior mais de 20 anos de experiência na área de T.I. incluindo desenvolvimento e gerenciamento de projetos. Nos últimos 5 anos dedica-se a estudar as tecnologias Google.

13 Comentários »

  • Gustavo Campos disse:
    Máquinas leves – Máquinas com o hardware mais barato possível afinal tudo roda na Web, exceto seu navegador;

    Falácia. Tentar usar o Spreadsheets, só por exemplo, numa máquina mais ou menos é pura tortura. É muito mais leve usar uma aplicação Desktop. Mas concordo na maioria dos outros pontos!

  • Carlos Araujo disse:
    Almir,

    Quem, ou qual empresa,está customizando ou fazendo setup do Google Apps no Brasil.Uso o produto desde o início mas nunca localizei ninguém para melhorar/customizar meu domínio Apps.Claro que estou falando de um domínio pequeno, não de uma empresa com centenas de users.

    grato.

    Carlos

  • Marcos disse:
    Ola,
    Acho que vc pode me ajudar

    Como eu consigo enviar 1 arquivo do docs pelo gmail sem ter que grava-lo no meu pc ?

    []´s
    Marcos
    http://www.conteudoanimal.com.br

  • Carlos Araujo disse:
    Pessoal,

    achei um tutorial simples sobre como usar o Mensageiro Pidgin (eu já o utilizo no meu Ubuntu) para sua conta no google apps.Lembrete: O Pidgin suporta múltiplas contas e protocolos, então pode ser usado para as comunicações do seu Google Apps, Gtalk,MSN, Jabber e outras redes.

    Usando o Pidgin (cliente IM), com Googe Apps

    Link traduzido:

    http://translate.google.com.br/translate?u=http%3A%2F%2Fwebgroupwest.com%2F2008%2F11%2Fusing-pidgin-im-client-with-googe-apps%2F&sl=en&tl=pt&hl=pt-BR&ie=UTF-8

  • Jonas de Souzz disse:
    aonde posso adquirir o google apps?
  • Emerson disse:
    @Marcos: No menu suspenso Compartilhar, na parte superior direita, clique em Enviar por e-mail como anexo. Você ainda pode escolher em que formato enviar. Era isso?
  • Leandro Barreto disse:
    O G calendar poderia melhorar os lembretes no celular tendo em vista que hj só funciona com a TIM
  • Lenadro Barreto, bom dia.

    O sistema de avisos já encontra-se disponível para Claro também, eu estou utilizando com toda a facilidade possível que a ferramente me proporcina.

  • Agora uma dúvida em relação a integração com aplicações da minha empresa, eu tenho um sistema web que controla informações da empresa, teria como integrar os serviços do Google Apps dentro da minha aplicação, como por exemplo criar uma área para mostrar os arquivos disponíveis de cada usuário, edição de documentos, ou seja ter o Google Apps dentro da minha aplicação?
  • Gilberto Reinaldo disse:
    Eu utilizo aqui na empresa praticamente todos os recursos do Google Apps, só não liberei ainda o GTalk, mas é impressionante a quantidade de opções que podemos aplicar principalmente para colaboração com os usuários.
    Não me arrependo nem um pouco de ter migrado tudo pro Apps.
  • Olá.

    Divulguem ferramentas corporativas e colaborativas de qualidade, com esta do Google. Especializem o mercado.

    Em 30 anos de trabalho em TI minha paixão continua em alta. Renovada nos mais jovens que surgem a cada dia.

    Sucesso a todos!!!

  • Aparecida disse:
    Oi Almir,

    usei o google apps para diversos clientes. e todos funcionaram bem .Mas agora to com um problema em 1 deles. Fiz a inscriçao no google apps, criei varias contas, já estava conseguindo acessar a cx de entrada, estava aguardando a confirmaçao do dominio e de repente começou a dar erro no servidor.
    Quando temto fazer novo cadastro, aparece a msg de a conta já foi cadastrada e esta em processo de confirmaçao.

    Como eu entro em contato com o google? Vc pode me dar uma dica?