Adwords

Interessado em fazer dinheiro anunciando no Google?

Celular

Produtos do Google para seu celular favorito ou para o iPhone? Você encontra tudo aqui!

Gmail

Considerado um dos melhores Webmails do Mundo, o Gmail não pára de inovar!

Opensocial

Tudo sobre a plataforma de aplicativos para Redes Sociais do Google!

Orkut

Tudo sobre a Rede Social do Google, a mais popular no Brasil!

Início » Convidados, Google Chrome

Don’t be evil, read your mind!

Enviado por em quinta-feira, 13 novembro 200817 Comentários

O tão esperado browser do Google foi lançado há pouco tempo atrás prometendo muitos recursos, muitas novidades e muito marketing por trás de uma marca que visa a todo custo alavancar cada vez mais todo o seu poderio com ferramentas e serviços exclusivamente voltados para a web, tais como mídias online, redes sociais e comunicação interativa.

Sabiamente o Google conseguiu dominar grande parte de nossas necessidades diárias para com a internet de forma que nossa dependência com seus produtos é tanta que fica quase impossível não usufruir de algum de suas dezenas de serviços disponíveis.

A dúvida é a seguinte: como o Google conseguiu abocanhar o maior pedaço da web de forma tão rápida e ao mesmo tempo tão competente?!

Teoria da conspiração é o que não falta nestas horas! As notícias e os boatos caminham lado-a-lado, sendo quase impossível distinguir a linha tênue que os separam. Para nós que estudamos o comportamento do Google sabemos muito bem que qualquer projeto que a empresa desenvolve têm base diretamente nas keywords digitadas em seu mecanismo de buscas.

A partir daí, a gigante de Mountain View conseguiu criar uma mega rede de informações anexada a um imenso banco de dados contendo o perfil completo de todos os usuários de seu complexo sistema. Foi assim que se transformou no maior especialista em desenvolvimento de ferramentas online, tais como Gmail, Orkut, GTalk, GDocs, Greader, AdManager e Analytics. É assim que os rentáveis Adwords e Adsense funcionam a todo vapor! E foi para ajudar ainda mais no processamento e na atualização destas constantes informações que o Chrome foi lançado.


Mas como é o funcionamento do browser que deseja competir de igual para igual com o Firefox, Internet Explorer e Opera?!

Usei o Chrome durante 24 horas em modo hard-user com o objetivo de analisar cada detalhe sobre suas características, nas quais estão descritas abaixo:

  • Eu não sei por que existe a tal da instalação semi-automática. Primeiro é necessário baixar um arquivo instalador, para depois este mesmo arquivo fazer o download do navegador. É muito tempo perdido para algo relativamente simples.
  • Browser turbinado?! Foram detectadas diversas melhorias embutidas no navegador, sendo descartada a instalação de alguns plugins para que este funcione com uma velocidade de processamento razoável. O problema é que estas extensões parecem cópias fiéis das disponíveis para Firefox.
  • Quando abrimos uma nova aba/guia gera-se thumbnails dos seus favoritos. Acredito que muitos usuários vão gostar, mas para mim é extremamente desnecessário, ainda mais que várias páginas são carregadas em segundo plano, aumentado o tráfego da rede. Xiitas dizem que esta também é uma forma camuflada de de enviar informação para o Google sem que o usuário perceba. Será?!
  • Sua navegabilidade é relativamente boa, mas ao mesmo tempo sua interface é muito confusa e nem um pouco intuitiva. Esta talvez seja uma falha gravíssima, ainda mais quando estamos falando sobre o todo poderoso Google, que sempre se preocupou com a simples simplicidade.
  • Navegação anônima: Quando este item estiver marcado, você poderá acessar determinada página e esta não será salva no histórico. Bom para quem gosta de acessar sites pornôs e/ou conteúdo impróprio para o local de trabalho. Detalhe: o anonimato só serve para o histórico da web e não para acessar a web num todo. Então, se você deseja fazer brincadeiras de mal gosto para alguém, lembre-se que seu IP continuará sendo exibido normalmente.
  • Atalho padronizado para aplicativos online é uma opção interessante, mas ao mesmo tempo desnecessária, uma vez que temos que abrir de qualquer jeito o navegador para acessar tais aplicativos. Pra mim isso é o mesmo que tirar leite de boi.
  • Navegação segura com controle anti-phishing, malware, adware e afins. Mais segurança e comodidade para a sua navegação em páginas que exigem segurança. Pelo menos algo útil para falar do Chrome. Aleluia!
  • Importação de dados e favoritos de qualquer navegador web. Se não me engano o Firefox e demais browsers já fazem isso, não é mesmo?!
  • Deseja que o Chrome use o Google como mecanismo de busca padrão?!” Sinceramente não sei onde os desenvolvedores queriam chegar com esta ironia. Uma das primeiras caixas de diálogo quando instalamos o browser só pode ser uma Pegadinha do Mallandro.
  • Por que os desenvolvedores criaram uma logomarca tão similar a do nostálgico Genius?! Será que os nerds de Mountain View sentem saudade da infância e dos óculos fundo-de-garrafa?!
  • Google Gears definitivamente não funciona. Exaustivas tentativas para não se chegar a lugar algum. O que era para ser algo integrado, não passou de um mero detalhe.

Enfim, como já dizia aquele ditado popular, com o lançamento do Chrome o Google juntou o útil ao agradável. Agora sim os mais xiitas podem se descabelar e gritar à vontade, pois a dominação do mundo é apenas uma questão de tempo, cara-pálida.

Ah! E quando a revolução Googleniana chegar, talvez seja necessário a criação de um complemento ao slogan Don’t be evil para melhor entendermos o real objetivo por trás dos mocinhos do Google. Quem sabe algo mais real como Don’t be evil, read your mind?!

Popularity: 33% [?]

Celso Junior CJ é editor-chefe do celsojunior.net e do iArena e também Diretor de Conteúdo da StarBlogs.

17 Comentários »

  • Renato disse:
    Importação de dados e favoritos de qualquer navegador web. Se não me engano o Firefox e demais browsers já fazem isso, não é mesmo?!

    Isso quando essa opção FUNCIONA! rs
    Porque quando instalei o chrome em uma outra máquina que eu tinha, utilizando XP, ele importou uns 10 favoritos dos meus 200.. Aleatoriamente, SEM lógica alguma!

  • Marco disse:
    O Google Chrome trás sim avanços significativos, por exemplo todas as abas são processos separados, e caso uma aba trave o resto do navegador continua funcionando, além de ser melhor em processadores multi-core.

    Fora um ótimo motor de javascript que fez com que a maiorias dos browsers do mercado corressem atrás de fazer um novo motor.

    E não entendi o porque de post que demonstra clara falta de pesquisa ser publicado aqui no underGoogle.

  • Rafaek disse:
    Acho q isso foi simplesmente uma revoltinha besta com “uns nerds de Mountain View” e com um navegador que nunca escondeu que não está nem na versão 0.4 ainda!

    instalação semi-automática é normal, várias empresas grandes fazem isso pra facilitar usuários mais “tansos”. Windows Live é um exemplo.

    na própria divulgação do chrome foi dito q ele tinha juntado as qualidades de outros brownsers. além disso, nada anormal ter extensões “cópias” do firefox, já que buscam atender ao mesmo objetivo.

    nova aba/guia abre thumbnails, mas não carrega páginas em segundo plano. os thumbnails simplesmente são “fotos” das ultimas visitas ao site. nem um pc meia boca fica mais pesado por carregar algumas imagens.

    a interface é meio confusa no início, concordo. mas quando se quer inovar é até normal. e depois de 24 horas acho q já é suficiente pra se acostumar e “desconfundir”.

    importação de favoritos é normal em qualquer navegador, então nada anormal divulgar que esse também tem.

    qualquer empresa quer divulgar ao máximo seus produtos, qual o problema de tentar oferecer o google search?

    Desculpem se pareço meio agressivo, mas só estranho um blog que sempre fala bem dos produtos do Google, falar mal de um deles pq um dos seus editores aparentemente acordaram com o pé esquerdo e resolve malhar um “recém-nascido”.

  • Aluísio disse:
    Concordo com o que o Marco disse, também não entendi este post, o cara parece estar falando de algo que não conhece nem um pouco!!!

    Olha só um exemplo:
    “Sua navegabilidade é relativamente boa, mas ao mesmo tempo sua interface é muito confusa e nem um pouco intuitiva. Esta talvez seja uma falha gravíssima, ainda mais quando estamos falando sobre o todo poderoso Google, que sempre se preocupou com a simples simplicidade.”

    O cara achou a interface do chrome confusa!!! Fala sério!!!

    Achei interessante quando o Undergoogle voltou ao ar dizendo que traria post’s variados de outros blogueiros! Porém acho que deveriam avaliar melhor esses blogueiros ou então só postar após moderação de quem entende de Google!!!

  • celsojunior disse:
    Marco, Rafaek e Aluísio, vocês estão confundindo as coisas. Eu sou tão fã do Google quanto vocês.

    Quando o Nando me convidou pra escrever ele não me disse pra falar somente os pontos positivos. Ele simplesmente me deu carta branca.

    O fato da minha revolta com o Chrome não quer dizer que eu não pesquisei toda a sua estrutura, muito pelo contrário. E na verdade, eu só quis fazer uma comparação com o Firefox, que ainda é o melhor e mais completo browser do mercado, além de tentar entender o que o USUÁRIO FINAL pensa a respeito e não o que os xiitas e os nerds acham.

    Abraço, meus queridos! =D

    From my N95.

  • Ah, então descobri agora o verdadeiro intuito do UnderGoogle. Sempre falar bem do Google.

    Nando, favor mudar o ABOUT do blog, que diz assim:

    “Criado em 2005, o UnderGoogle leva ao público brasileiro notícias, dicas e curiosidades sobre a Google, uma empresa que iniciou com um pequeno site de buscas e hoje é uma das empresas de tecnologia mais inovadoras do mundo. Contando sempre com o espírito colaborativo de amigos e leitores, o blog tornou-se referência sobre o assunto no Brasil e acabou conquistando o TOP3 do Prêmio Ibest 2006. Atualmente conta com mais de 11000 leitores por RSS que estão sempre ligados nas novidades da gigante das buscas.”

    Sugiro que coloque assim:

    “Criado em 2005, o UnderGoogle foi criado exclusivamente para babar ovo do Google. Viva Mountain View! Viva Sergey e Larry!”

    Para com isto gente. Prestenção! O artigo é uma opinião do cara que escreveu. O Chrome é uma merda foda mesmo, quase nunca funciona direito, tem várias coisas a serem melhoradas. É Beta, talvez nem isto, mas eu não tenho como avaliar pelo que ele vai ser depois. Tem que ser avaliado o dia de hoje. O que o software é hoje é isto, um projeto de navegador. Apenas isto.

  • Renato disse:
    É por isso que eu gosto daquii!
    Sempre rolam altas discussões…

    Celso, tô contigo e não abro.. Parece que tem gente que vem ler aqui e não entende qual é a proposta do blog ou do assunto..
    Vc TENTA reclamar de uma coisa e já vem 10 aqui defender, dizer que não, que você está errado..

    Para né?! Cada um tem uma opinião…

    O Rafael também falou tudo.. O chrome talvez não seja uma baita de uma porcaria, mas que ainda tem muito o que melhorar, ahhh, isso TEM!
    😀

  • Aluísio disse:
    Concordo com vocês quando dizem que o Chrome ainda tem que melhorar muito, porém só fiquei indignado com o Celso dizer que a interface do Chrome é confusa!!! isso eu acho um absurdo!!! Minha esposa que usa a internet muito esporadicamente, começou a usar o Chrome e achou muito mais pratico e fácil do que o IE e o Firefox!!!

    E olha que eu só comentei está parte do post! Não disse nada sobre o uso do Gears, que ele afirma não funcionar!!!

    Mas tudo bem, sei que peguei pesado também, aproveito aqui para pedir desculpas ao CelsoJunior, mas Xiita eu não sou, posso até ser Googlemaniaco, mas Xiita não!!!!!

  • ihhhhhhhh santa ignorancia!!! juro que eu pensava que o firefox ra 1 produto googles de tão bom que é ;))
  • vanessa disse:
    Uso o Chrome como segunda opção, depois do Opera.
  • Joarez disse:
    Caro “editor-chefe-do-seu-próprio-site”. Vejo por seu post que lhe falta senso-crítico em suas análises, além de muitos comentários infelizes na parte técnica. Não sou programador, nem técnico de informática, nem editor de blogs, nem nerd. Apenas me julgo de bom senso. Aqui vão alguns pontos dos quais discordei de você.

    1. Comparar o Google Chrome ao Mozilla Firefox é um erro primário. Claro, o Firefox pode, e deve, ser melhor que o chrome. Mas pense comigo: qual a versão do Firefox? E a do Chrome? Não sei se você testou a primeira versão do Firefox, algo me diz que não. Acredite, poucos sites eram compatíveis com ele.

    2. Interface confusa? Acho que aqui você está falando é do Firefox!

    3. O Chrome não foi feito especialmente para você. Já ouvi vários elogios à possibilidade de criar atalhos para aplicativos, e eu estou entre esses. Se você ainda não usa, algum dia o irá. Não se esqueça de que a Google sempre pensa à frente de muitos de nós.

    4. Quando se abre uma nova aba, as Thumbs mostradas lá não são atualizadas. Estão em cache! Logo, não se preocupe, o Chrome não está seqüestrando a sua conexão. Aliás, você pode desativar essa função. Vá em Opções do Chrome, estará logo na primeira aba. Complicado?

    5. Toda essa sabedoria deixou de comentar sobre um dos pontos mais fortes do Chrome: cada aba é um processo separado, além de trabalhar melhor com processadores multi-core.

    Além do mais, que desconforto o logo do Chrome causa em sua pessoa? Uma crítica bem-feita volta-se a outras coisas. Também acho que os nerds a que você se refere não merecem críticas baratas como essas, estão fazendo um excelente trabalho.

  • Rodrigo disse:
    *cancela feed do undergoogle no email*
  • Professor disse:
    So tenho uma palavra a dizer para esse rapaz…RECALCADO…
    vá procurar um psicologo…tomar um floral….fazer acupuntura…praticar artes marciais pra ser um individio melhor pra si mesmo…e pro mundo…
  • Jimmy Neph disse:
    O Chrome começou errado comigo quando depois de instalado, fui tentar usar e apareceu o alert falando que parcia que o Chrome não tinha iniciado direito. Depois de muita pesquisa fui descobrir que o Chrome precisava de uma DLL atualizada no windows… Atualizei, mas mesmo assim não consegui achar muita graça, uma vez que para utilizá-lo teria que usar o Windows… Vou aguardar a versão prá Linux…E quem sabe um dia eu venha a utilizá-lo… O Firefox ainda atende muito bem as minhas expectativas
  • Ricardo disse:
    Concordo com você em alguns pontos. O Chrome não esta nem na versão 0.4 e se o Google acredita que um software BETA eterno no desktop vai ser bem aceito como um serviço online… pode estar enganado.

    O editor esta certo em dar sua opnião, isso é um blog e não um site patrocinado ou baba ovo como o Baboo e espero que ñ se torne.

    O novo visual do Blog ficou ótimo! Parabéns.

  • somatorio disse:
    eu ainda não entendi como um programa open source vai ter código malicioso… meio perda de tempo, já que qualquer programador pode abrir e ver isso lá, ae seria propaganda contra a Google, não acha?
  • Parece ser um navegador simples e eficiente. Está cheio de bugs, mas é meio irrelevante. Só sinto falta de atualizações, melhorias e tudo o mais.

    A Google deixou o Chrome de lado?
    Quando ele oferecer suporte a extensões (afinal é Open Source, plugins e tudo o mais pipocam em programas assim), iguais as do firefox, vai ser porreta. Não existe nem a possibilidade da Google Toolbar, mas enfim…