Adwords

Interessado em fazer dinheiro anunciando no Google?

Celular

Produtos do Google para seu celular favorito ou para o iPhone? Você encontra tudo aqui!

Gmail

Considerado um dos melhores Webmails do Mundo, o Gmail não pára de inovar!

Opensocial

Tudo sobre a plataforma de aplicativos para Redes Sociais do Google!

Orkut

Tudo sobre a Rede Social do Google, a mais popular no Brasil!

Início » Google

Busca Universal: Google vs Yahoo vs Ask

Enviado por em terça-feira, 4 março 2008Sem Comentários, Seja o Primeiro!
A “Busca Universal”, anunciada pelo Google em maio de 2007, a cada dia é aprimorada e ganha muitas novidades ao longo dos meses. Na última semana, Matt Cutts, engenheiro do Google, noticiou à comunidade a possibilidade de adição de gadgets personalizados nas buscas do maior buscador do mundo. Com isto, qualquer usuário Google, ou melhor, webmaster, pode criar a sua gadget e adicioná-la para que o buscador associe a gadget ao termo buscado.

Gadget nas buscas do Google

A partir desta notícia, comecei a bolar um comparativo no andamento da adaptação dos maiores search engines na área e aqui estou eu para debater com vocês.

Neste mercado concorrido de search engines, o Ask.com, saiu na frente nesta questão de busca universal, possuindo uma grande quantidade de informação textual e visual para quem busca um determinado conteúdo:

  • Amostra de resultados orgânicos e patrocinados
  • Notícias, perfis, filmes de várias fontes
  • Termos relacionados e uma caixa com vários outros termos
  • Preview da página a ser visitada
  • Mapa da localidade
  • Definição do Wikipedia

Busca no Ask.com

Nos experimentos aqui mostrados, tentei usar um termo que mostrasse a maior quantidade de recursos da busca universal. O termo escolhido foi “simpsons”.

Passando para o Yahoo, o que vemos é uma integração razoável com as buscas verticais, possibilitando:

  • Amostra de imagens relacionadas
  • Resultados orgânicos e patrocinados
  • Vídeos relacionados
  • Mapas relacionados
  • Termos relacionados

Busca no Yahoo.com

O Yahoo possui uma ferramenta em estado alfa, que possui muitas features similares ao Ask.com e que são bem legais de testar( a busca de imagens é integrada ao Flickr).

Já cheguei a ler alguns artigos no Yahoo Search Blog sobre várias features novas, mas não consegui localizá-las para mostrar à vocês.

No Google as coisas demoram um pouco para ficarem acessíveis a qualquer usuário. Muitas features passam por fases beta, e talvez por isso eles tenham criado o Google Experimental Search e o Search Mash, com a finalidade de testar todas as features possíveis, antes de escolher aquela que vai afetar 60% das buscas no mundo. Posso destacar algumas características que já vi no buscador:

  • Resultados orgânicos e patrocinados
  • Termos e imagens relacionados
  • Vídeos relacionados – Muitos são do YouTube
  • Mesclagem com o Google Maps para uma localidade – Nos EUA é muito forte

Busca no Google.com
Concluindo, as novas tendências apontam para um enfoque o Yahoo na busca universal, enquanto o Google continuará soltando as novidades aos poucos e testando sempre em suas ferramentas Beta. O Ask.com não deve sofrer muitas mudanças, visto que o seu sistema já é bem focado na busca universal. Quem sabe apareçam novas features quem ninguém pensou ou integrou ainda!?

Mas o que você, leitor do UnderGoogle, gostaria de ver nestes buscadores? Qual feature você acha que seria interessante para eles? Sugira uma: comente!

Fábio Ricotta

Fábio Carvalho Motta Ricotta Mineiro, 22 anos, Mestrando em Ciência e Tecnologia da Computação pela Universidade Federal de Itajubá. É gerente da Deals Consultoria e Desenvolvimento, além de ser sócio/administrador do portal MXStudio. Possui um blog pessoal que fala de SEO e tecnologias além de um blog de SEO chamado SEOdicas. É um grande adorador do Google e suas tecnologias. Adora passar o tempo estudando SEO além de ver os artigos sobre o Google que saem aqui no UnderGoogle.

Contato: fabioricotta [at] gmail.com

Popularity: 3% [?]

Fábio Ricotta

Impossível efetuar novos comentários!