Adwords

Interessado em fazer dinheiro anunciando no Google?

Celular

Produtos do Google para seu celular favorito ou para o iPhone? Você encontra tudo aqui!

Gmail

Considerado um dos melhores Webmails do Mundo, o Gmail não pára de inovar!

Opensocial

Tudo sobre a plataforma de aplicativos para Redes Sociais do Google!

Orkut

Tudo sobre a Rede Social do Google, a mais popular no Brasil!

Início » Convidados, Google

Google é a nova Microsoft?

Enviado por em terça-feira, 18 novembro 200822 Comentários
Sou um observador atento do mundo da tecnologia. Acompanho os passos de muitas empresas por longos anos. Uma delas é a Microsoft. A outra é a Google. Lembro-me que a empresa de Bill Gates foi processada pelo governo dos EUA por possíveis práticas anti-competitivas pois adicionava seu navegador, o Internet Explorer, nas cópias vendidas do Windows. O prejudicado da vez era a Netscape.

Várias outras histórias envolvendo a gigante de Redmond e sua ânsia para dominar um mercado podem ser enumeradas. Uma delas é, pelo menos no Brasil, o surgimento do mensageiro MSN que acabou com o então líder de mercado ICQ. Outra é a imposição de sua suíte Office que acabou por praticamente tirar do mercado o Wordperfect.

Em todos esses casos, a Microsoft, ao ver uma oportunidade de negócios, resolveu criar um produto concorrente. Com todo o dinheiro que tinha em caixa, conseguiu dominar vários mercados. De simples fabricante de um sistema operacional – o DOS – a Microsoft entrou em vários outros nichos e, com métodos muitas vezes duvidosos atropelou quem estava na frente.

Dito isso, chegamos à Google. Só nos últimos dias, várias coisas me fizeram pensar que talvez eles sejam a nova Microsoft. Lançaram o vídeo chat integrado ao Gtalk. Claro, uma evolução que faz sentido. Mas, não seria isso uma ameaça ao Skype? Além disso, para que o sistema de vídeo funcione dentro do browser, é necessário instalar um plugin com capacidade de exibição de conteúdo multimídia. Não seria isso uma ameaça ao Adobe Flash?

Vamos agora pensar no Google Docs. Ok, ameaça à Microsoft… Não… não… Olha que interessante. Na semana passada o Google Pack, aquele conjunto de softwares de terceiros que o mecanismo de busca recomenda você baixar e instalar teve um software retirado.  Adivinhem? Sun StarOffice, ou seja, concorrente do Docs… Com o lançamento do navegador Chrome recentemente, será que o Firefox será substituído no Google Pack?

Bom, essas são algumas das observações recentes do comportamento da gigante de buscas. De formas diversas da Microsoft, a Google vai mostrando suas garras. Ambas tentam ao seu modo dominar o mundo. Só espero que lá em Montain View continuem seguindo o velho mantra “Don’t be Evil”.

Popularity: 41% [?]

Alexandre Fugita é editor do Techbits, um blog voltado para discussão de tecnologia em geral, com foco em web, mobilidade, segurança, life hack, cauda longa (long tail) e negócios.

22 Comentários »

  • Danilo disse:
    Pensando assim.. Adobe reader tb podera ser o proximo, ja que o gDocs tb abre PDF, e o skype, como vc ja mencinou…
    Vamos esperar.. rs
  • Alexsandro disse:
    Não acho ser a nova MS.
  • João Ximenes disse:
    Não acho que esses exemplos sejam o suficiente para comparar o Google a Microsoft, o fato do Google lançar conversa e vídeo no Gmail é sim concorrência ao Skype, mas isso é do mercado. Ao contrário da Microsoft que já imbutia seus produtos no Windows e tornava concorrência totalmente desleal. Vejo o contrário, o Google se mostrando uma alternativa ao estilo Microsoft de agir no mercado. Afinal, ainda não vi nada do Google encaixotado em prateleiras de loja.
  • Rafael Slonik disse:
    Concordo. Longe de ser uma decisão malígna, é apenas a necessidade de sobreviver no mercado, acaba tornando as empresas em coisas cruéis e sem sentido além do lucro.

    Acho que o organizar toda a informação do mundo é demais, mesmo para o Google.

  • Ricardo disse:
    Não acho o Google a nova Microsoft [2].

    Eles são uma empresa com grande potêncial para se tornar uma Microsoft ainda mais agora que o dono do Google é próximo ao novo presidente Obama. Eles ‘ainda’ não sentiram o peso da gigante de redmond pq demoraram muito para entrar na Web e agora que eles (M$) estão investindo grande na Web vamos ver o que vem por ai…

  • jackson disse:
    O comentário anterior pode ser removido, peço desculpas. Dei enter e postou.

    Agora sim, comentando.

    Não creio que o Google vire uma MS da vida pq, ao contrário da gigante do tio Bill, a Google não fica “empurrando” produtos empacotados para os usuários, assim como ja comentaram anteriormente.

    Eles são influentes no mercado e os usuários utilizam seus produtos por este motivo e não são “obrigados” a utilizá-los. É uma livre escolha.

    Grande abraço!

  • Harlley disse:
    Acho que tudo está levando a crer que o Google será a nova Microsoft sim. Enquanto a Microsoft “deu de graça” junto com o Windows o msn, ie e Windows Media Player. O Google nos dá de graça o Gmail, Docs, GTalk, etc. A troco de que? Sistema operacional? Não. Informação. Pra venderem a publicidade bilionária deles. Nem Microsoft e nem Google estão errados não, este é o modelo de negócios deles. Não existe almoço grátis. Tem uma reportagem bacana aqui, com o Tio Bill, que ele fala que se arrepende de algumas coisas que fez no passado. Vale a pena conferir.
    http://www.inovar.blog.br/2008/11/18/%E2%80%9Cas-melhores-invencoes-devem-beneficiar-tambem-os-mais-pobres%E2%80%9D/
  • Harlley disse:
    Putz, acabei de ver aqui que a Microsoft está cada dia mais caridosa. Pena que essa caridade pode quebrar empresas como como Symantec e McAfee :-(
    http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2008/11/18/microsof-vai-oferecer-antivirus-gratuito-para-usuarios-do-windows/
  • Cara, se não me engano o sun Staroffice foi retirado do Google Pack porque, apesar de estar disponível como software gratuito, ele na realidade é pago, cerca de $ 70 (não sei se Dólares ou Reais) por licença.

    O Google pelo menos faz uma coisa boa: se um produto começa a se destacar na Internet, em vez de criar um concorrente, ele vai lá, compra e melhora. Imagine se a MS tivesse feito isso com o Netscape.

  • Plinio disse:
    Oi Pessoal,

    uma sugestão: No meu blog (http://www.inovar.blog.br), estou fazendo uma série de 4 post’s, abordando o que há de errado com o Microsoft Live Search. Na primeira parte da matéria (parte 1), abordei as guerras que a Microsoft ganhou.

    Vale a pena dar uma olhada: http://www.inovar.blog.br/2008/10/20/o-que-ha-de-errado-com-o-microsoft-live-search-parte-1/.

    Abraço!

  • Bruno Peixoto disse:
    A exibição de conteúdo multimídia utiliza o Adobe Flash !
    Não se trata de uma ameaça para o mesmo, como citado !

    []’s

  • Ricardo disse:
    @Alessandro Santos: A Microsoft tentou comprar a Netscape, sem sucesso. Na época a Nestcape considerava a M$ como inimiga mortal e os funcionários (da netscape) chegaram até a chamar os softwares da M$ de ‘mal debugados’ o que irritou os desenvolvedores da Microsoft… ai deu no que deu.
  • Ricardo disse:
    continuação: A Microsoft comprou o Hotmail… foram os pioneiros no e-mail pela Web, mas, assim como o IE… deixou de atualizar pq estava com muita fatia de mercado e ai… a concorrência apareceu GMAIL X FIREFOX.
  • Ulp!
    não sabia dessa (preguiça de pesquisar…) =D

    Mas… “mal debugados” foi a melhor! xD

  • Plinio disse:
    De Fato, Alessandro.

    No site da BBC tem um documentário falando sobre a guerra dos Browsers. E realmente, Marc Andreesen (se não me engano), disse que os softwares da MS eram mal debugados. hehe.

    Abraço!
    Plínio Ventura
    http://www.inovar.blog.br

  • Então, Plínio, depois que respondi dei uma fuçada, e encontrei esses vídeos (que já tinha ouvido falar em listas de discussão). São muito grandes pra esperar carregar, mas já me comprometo a assistí-los…

    []’s

  • […] Google é a nova Microsoft? – […]
  • José Henrique disse:
    “Sou um observador atento do mundo da tecnologia” >> e daí?

    Concorrência é uma coisa, concorrência desleal é outra, não confunde na próxima vez que você “observar” as coisas “atentamente”.

  • Oi José Henrique,

    O autor do Post não ressaltou que concorda com as práticas do mercado, sejam da Microsoft ou da Google.

    Felizmente ou infelizmente, o capitalismo é isso, e não se pode fugir destas práticas. Ou se joga o jogo, ou sai dele.

    Compreensão é necessário para todos, humildade é uma virtude. Devemos agradecer pessoas dispostas a trazer informação para todos nós, e tenho certeza que você pensa da mesma forma que eu.

    Abração para você!

    Plínio Ventura
    http://www.inovar.blog.br

  • Anderson disse:
    Aproveitando a deixa do Plinio,

    O objetivo de uma empresa é lucro, seja o ramo qual for, é claro que poder gerar lucro fazendo coisas “interessantes” é melhor do que copiar os concorrentes.

    Comentando sobre os monopolios da microsoft (OS, Browser, Office, etc), o google ficou a 3 horas de ter uma açao judicial aberta contra ele por tentar um monopolio na area de propaganda na web. A idéia era firmar uma parceria com o Yahoo!, 3 horas antes de um orgão do governo fazer a denúncia o google retirou a oferta.

    http://blog.wired.com/business/2008/12/doj-ace-google.html

  • letras de disse:
    pode até ser, porém não vai explorar a venda de serial….
  • Igor disse:
    É um grande exagero ao menos mencionar que o Google pode se tornar uma próxima Microsoft.