
Várias outras histórias envolvendo a gigante de Redmond e sua ânsia para dominar um mercado podem ser enumeradas. Uma delas é, pelo menos no Brasil, o surgimento do mensageiro MSN que acabou com o então líder de mercado ICQ. Outra é a imposição de sua suíte Office que acabou por praticamente tirar do mercado o Wordperfect.
Em todos esses casos, a Microsoft, ao ver uma oportunidade de negócios, resolveu criar um produto concorrente. Com todo o dinheiro que tinha em caixa, conseguiu dominar vários mercados. De simples fabricante de um sistema operacional – o DOS – a Microsoft entrou em vários outros nichos e, com métodos muitas vezes duvidosos atropelou quem estava na frente.
Dito isso, chegamos à Google. Só nos últimos dias, várias coisas me fizeram pensar que talvez eles sejam a nova Microsoft. Lançaram o vídeo chat integrado ao Gtalk. Claro, uma evolução que faz sentido. Mas, não seria isso uma ameaça ao Skype? Além disso, para que o sistema de vídeo funcione dentro do browser, é necessário instalar um plugin com capacidade de exibição de conteúdo multimídia. Não seria isso uma ameaça ao Adobe Flash?
Vamos agora pensar no Google Docs. Ok, ameaça à Microsoft… Não… não… Olha que interessante. Na semana passada o Google Pack, aquele conjunto de softwares de terceiros que o mecanismo de busca recomenda você baixar e instalar teve um software retirado. Adivinhem? Sun StarOffice, ou seja, concorrente do Docs… Com o lançamento do navegador Chrome recentemente, será que o Firefox será substituído no Google Pack?
Bom, essas são algumas das observações recentes do comportamento da gigante de buscas. De formas diversas da Microsoft, a Google vai mostrando suas garras. Ambas tentam ao seu modo dominar o mundo. Só espero que lá em Montain View continuem seguindo o velho mantra “Don’t be Evil”.
Popularity: 41% [?]
Vamos esperar.. rs
Acho que o organizar toda a informação do mundo é demais, mesmo para o Google.
Eles são uma empresa com grande potêncial para se tornar uma Microsoft ainda mais agora que o dono do Google é próximo ao novo presidente Obama. Eles ‘ainda’ não sentiram o peso da gigante de redmond pq demoraram muito para entrar na Web e agora que eles (M$) estão investindo grande na Web vamos ver o que vem por ai…
Agora sim, comentando.
Não creio que o Google vire uma MS da vida pq, ao contrário da gigante do tio Bill, a Google não fica “empurrando” produtos empacotados para os usuários, assim como ja comentaram anteriormente.
Eles são influentes no mercado e os usuários utilizam seus produtos por este motivo e não são “obrigados” a utilizá-los. É uma livre escolha.
Grande abraço!
http://www.inovar.blog.br/2008/11/18/%E2%80%9Cas-melhores-invencoes-devem-beneficiar-tambem-os-mais-pobres%E2%80%9D/
http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2008/11/18/microsof-vai-oferecer-antivirus-gratuito-para-usuarios-do-windows/
O Google pelo menos faz uma coisa boa: se um produto começa a se destacar na Internet, em vez de criar um concorrente, ele vai lá, compra e melhora. Imagine se a MS tivesse feito isso com o Netscape.
uma sugestão: No meu blog (http://www.inovar.blog.br), estou fazendo uma série de 4 post’s, abordando o que há de errado com o Microsoft Live Search. Na primeira parte da matéria (parte 1), abordei as guerras que a Microsoft ganhou.
Vale a pena dar uma olhada: http://www.inovar.blog.br/2008/10/20/o-que-ha-de-errado-com-o-microsoft-live-search-parte-1/.
Abraço!
Não se trata de uma ameaça para o mesmo, como citado !
[]’s
não sabia dessa (preguiça de pesquisar…) =D
Mas… “mal debugados” foi a melhor! xD
No site da BBC tem um documentário falando sobre a guerra dos Browsers. E realmente, Marc Andreesen (se não me engano), disse que os softwares da MS eram mal debugados. hehe.
Abraço!
Plínio Ventura
http://www.inovar.blog.br
[]’s
Pingback: Posts Estrelados da Semana 55 - Bruno Godoi
Concorrência é uma coisa, concorrência desleal é outra, não confunde na próxima vez que você “observar” as coisas “atentamente”.
O autor do Post não ressaltou que concorda com as práticas do mercado, sejam da Microsoft ou da Google.
Felizmente ou infelizmente, o capitalismo é isso, e não se pode fugir destas práticas. Ou se joga o jogo, ou sai dele.
Compreensão é necessário para todos, humildade é uma virtude. Devemos agradecer pessoas dispostas a trazer informação para todos nós, e tenho certeza que você pensa da mesma forma que eu.
Abração para você!
Plínio Ventura
http://www.inovar.blog.br
O objetivo de uma empresa é lucro, seja o ramo qual for, é claro que poder gerar lucro fazendo coisas “interessantes” é melhor do que copiar os concorrentes.
Comentando sobre os monopolios da microsoft (OS, Browser, Office, etc), o google ficou a 3 horas de ter uma açao judicial aberta contra ele por tentar um monopolio na area de propaganda na web. A idéia era firmar uma parceria com o Yahoo!, 3 horas antes de um orgão do governo fazer a denúncia o google retirou a oferta.
http://blog.wired.com/business/2008/12/doj-ace-google.html