Google fica fora do ar, porém nega tentativa de ataque!

O Jornal “O Globo” noticiou nesta segunda feira (18) que alguns usuários reclamaram de instabilidade e uma página atípica em determinados momentos do dia, quando buscas eram realizadas no Google[bb]. A empresa de buscas negou qualquer ataque e disse que testes tanto em São Paulo quanto em Minas foram realizados nos servidores nacionais e internacionais e nenhum sinal de ataque foi confirmado.

A página, mostrada na imagem abaixo possui uma texto atípico, porém explicado por alguns técnicos como um sinal de “modo de segurança” dos servidores do Google. “Essa tela surge quando são identificados comportamentos anormais de computadores ou servidores de terceiros que fazem conexões com os servidores do Google. Quando um equipamento desse tipo apresenta um comportamento anormal, o Google isola a fonte do problema até que os gestores do sistema da máquina em questão verifiquem a saúde dos seus servidores e normalizem o funcionamento do equipamento, evitando assim colocar equipamento de outros usuários em risco.” – Declarou a Google Brasil em comunicado oficial na tarde de Segunda-feira.

Google instável

Há rumores que um Hub[bb] da Embratel em Miami estaria enviando muitas requisições ao servidor do Google, fazendo o serviço entrar em “modo de segurança”, exibindo a mensagem e o código de verificação. Porém a Embratel negou o ocorrido.

No comunicado Oficial a Google Brasil ainda atribuiu o problema a possíveis problemas locais, porém a Abranet, responsável pelos provedores da região onde a mensagem apareceu, afirmou que nenhum dos provedores associados havia reportado problemas de invasão em seus servidores.

Popularity: 2% [?]

14 ideias sobre “Google fica fora do ar, porém nega tentativa de ataque!

  1. É uma tela um pouco atípica, mas ela já apareceu algumas vezes quando tentei acessar o Google a partir da empresa onde trabalho. É exatamente isso: um “modo de segurança”. Ao digitar os caracteres, o usuário é direcionado à página clássica com a caixa de busca 😉
  2. Esse erro é meio comum na rede da Internet Rádio que uso aqui em Fartura/SP. Desde o começo do uso dessa internet em minha casa já vi essa mensagem pelo menos em uma contagem centenária.
  3. Bem, talvez não seja só o serviço de busca, o Google Apps simplesmente parou por aqui. Parece que esta tudo funcionando corretamente, mas não estou conseguindo receber mais nenhum email pelo Apps, os emails voltam dizendo que a conta não existe, estranho pois até alguns dias atrás estava funcionando corretamente. Só percebi isso pq um cliente me avisou, que não conseguia entrar em contato comigo pois dava erro…

    alguém mais que use o Apps teve ou esta tendo problemas?

  4. Nossa cara, já vi este erro várias vezes lá no trabalho, no computador de um amigo. como ele é o unico que usa windows, a gente sempre pensava que era algum vírus no pc dele atacando o google, ahuhuahua
  5. Kakakaa! E eu que pensava que isso só acontecia comigo. Vejo essa tela todas as vezes que tento acessar direto a página do google, mas se usar a caixa de busca do Opera ou do Firefox o problema não aparece.
  6. Hub é brincadeira. Acho difícil a Embratel ter equipamento atuando na camada de rede de um HUB num enlace de tanta importância.
  7. Essa tela é bem normal, não considero atípica, quando existe uma LAN muito grande e o IP de saída para a Internet é o mesmo, pode ocorrer essa mensagem devido ao grande número de requesições a página do google.
  8. ixii.. recebi algumas vezes essa mensagem ontem.. até pensei q fosse algum spyware no comp. q eu utilizava.. mas após digitar os caracteres deu certo fazer a busca normal… nunca imaginei se um “modo de segurança” do google… 😉
  9. Presenciei fatos estranhos essa semana. Não sei se está relacionado com o caso relatado aqui.
    Comentários na comunidade em que faço parte sumiram o que gerou atrito entre um usuário e os moderadores e foi aberta discussão pra saber quem foi que excluiu o comentário. Nenhum autor foi identificado.
    Scraps no meu perfil tb sumiram e nem eu nem o autor apagamos.
    Alguma idéia?

Os comentários estão fechados.