Google Alerta: Cuidado com Adsense logo abaixo do título de posts!

[Atualizado] Uma prática muito comum entre os blogueiros, é o posicionamento de um quadro de Links Adsense logo abaixo do título do post, confundindo o leitor e praticamente o forçando a clicar nos links. Esta prática pode ferir algumas regras da política do Adsense, e agora pode estar com os dias contados.

Segundo os responsáveis pelo Adsense, o uso desta prática pode ferir os termos do serviço e levar o Editor a perder anunciantes, diminuindo drasticamente ganhos. A regra do Google se aplica aos casos em que o editor publica uma lista de links, geralmente em forma de quadrado, com cores muito semelhantes ao conteúdo e que acabam transformando os anúncios em complemento do título, confundindo muitos leitores não familiarizados com o blog. Muitos deles acabam clicando nos anúncios, pensando ser conteúdo. Outra prática muito comum e que pode prejudicar editores é a mistura de listas e links com os anúncios do Adsense.

A imagem abaixo mostra um caso clássico que vai contra as regras do Adsense:

Adsense

Adsense: O que não pode ser feito!

Em entrevista com o Blogueiro Rafael Slonik, do novo-MUNDO.org, que conhece muito bem o Adsense e consegue um bom faturamento com otimização e bom posicionamento dos anúncios, perguntamos se a regra pode afetar o faturamento dos blogs que se utilizam desta prática: “Vai afetar o faturamento caso o editor realize mudanças. O próprio Google Adsense sempre recomendou integrar os anúncios com o conteúdo em contraste com a política que proíbe tal feito. Mas o que se deve pensar nesse caso é: melhor alguns pássaros na mão do que um banimento do Adsense“.

Perguntado também sobre a série de alterações feitas no Adsense ultimamente e sobre a nova política adotada pelo programa, Slonik falou que “é comum essas “filtragens” acontecerem ao longo do tempo. O Adsense não é o melhor programa de monetização por acaso. Eles sempre estão inovando e se reciclando para manter o foco no benefício ao anunciante. Devem ter concluído que esta prática de anuncios abaixo do título não converte muito bem, então exigem as mudanças dos publishers“.

“Para os bons editores isso vem a calhar. Muitos blogs podem ser banidos, e se isso vir a acontecer, diminuem as impressões de anúncios trazendo aqueles anúncios que pagam mais. É a dinâmica do leilão do Adwords/Adsense“, completou Slonik.

Popularity: 6% [?]

11 ideias sobre “Google Alerta: Cuidado com Adsense logo abaixo do título de posts!

  1. A idéia de mesclar os anúncios com o conteúdo é idéia do Google. Tanto que dizem que os anúncios serão úteis ao visitante de tão contextualizados que são. Na fonte citada, não há nada dizendo que a conta do adsense poderá ser cancelada. Diz apenas que os editores podem não querer anunciar em tais sites.
  2. Peralá, Nando, acho que houve um erro de interpretação aí.

    Não é o fato do anúncio estar logo embaixo do título que fere as ‘guidelines’ do Adsense. Pode-se muito bem ter anúncios embaixo do título. É o fato do texto título *induzir* o leitor a pensar que os anúncios são conteúdo criado pelo dono do site. No exemplo “today’s hot deals” induz exatamente isso.

    E no segundo parágrafo, segunda linha: comeu um N de anunciantes. 😉

  3. Bom pessoal, atualizei o artigo e o título para ficar menos agressivo e Rafa, como botei ali no artigo “Lógico que serão prejudicados casos mais sérios, como o abaixo”. Eles punirão abusos, mas vale a pena ficar de olho para não ferir as regras deles!
  4. De qualquer forma, a prática comum de colocar ads abaixo do título com a MESMA COR do título parece um tanto problemática. Se o Google quiser, ele poder banir um usuário que se usa dessa técnica, e a justificativa deles será…bem, eles não precisam de justificativa! =D
  5. Só faltou citar a fonte…
    Dizer, “segundo os responsáveis pelo Adsense…” fica muito vago.
    No mais, é só um puxão de orelha do Google. É pro pessoal ficar atento e não abusar dos blocos de anúncios abaixo do título como se fossem seu próprio texto…

    abraço

  6. trecho de email q recebi de resposta do google adsense hoje, qdo questionados sobre isso:

    “Não é proibido exibir anúncios logo abaixo dos títulos dos posts. No entanto, deve-se ter muito cuidado para que os anúncios não sejam confundidos com o conteúdo.
    Os editores não podem disfarçar os anúncios Google de modo algum, como
    fazendo com que o conteúdo vizinho seja semelhante a eles ou com que os anúncios pareçam jogos ou tópicos de fóruns. Além disso, os editores não podem associar imagens a anúncios individuais que apareçam em seus sites.
    Esse tipo de implementação pode confundir os usuários, que supõem que as imagens estão diretamente relacionadas às ofertas dos anunciantes.”

    ou seja, a regra continua a mesma, não tentar confundir o usuário, mas nada q impeça de colocar anuncios abaixo dos titulos.
    abraços

  7. Norberto, o problema foi a hora da revisão do artigo ontem, alguns trechos foram alterados e o link sumiu. Acabei de colocá-lo novamente.

    A idéia inicial que eu havia postado foi alterada. Já fiz algumas alterações para deixar o artigo mais claro! Acho que agora ficou melhor!

  8. Não entendo, diz que não é proibido, mas querem proibir? Vai entender.

    Como eu não entendo tanto quanto o Slonik, prefiro pensar muito bem em deixar de usar o Adsense.

  9. Pingback: Afinal, posso utilizar Adsense logo abaixo do título de posts? | underGoogle - Tudo sobre Google!

  10. Pingback: Reposicionado e dando novas cores ao adsense | Plugbr

Os comentários estão fechados.