Adwords

Interessado em fazer dinheiro anunciando no Google?

Celular

Produtos do Google para seu celular favorito ou para o iPhone? Você encontra tudo aqui!

Gmail

Considerado um dos melhores Webmails do Mundo, o Gmail não pára de inovar!

Opensocial

Tudo sobre a plataforma de aplicativos para Redes Sociais do Google!

Orkut

Tudo sobre a Rede Social do Google, a mais popular no Brasil!

Início » Adwords

Publicidade no Orkut: Os anúncios estão de volta

Enviado por em terça-feira, 25 novembro 20089 Comentários
Publicidade no Orkut

Exemplo de um anúncio do próprio Google no Orkut

Depois de uma série de polêmicas envolvendo publicidade na maior e mais popular rede social do Brasil, recentemente o Orkut voltou a exibir anúncios em suas páginas de busca, comunidades e também nos perfis de usuários.

Esses anúncios – em sua maioria – são no formato Links Patrocinados, ou seja, aparecem de maneira contextual. Por exemplo, o usuário que procurar por alguma comunidade relacionada a carro ou apresentar em seu perfil informações sobre automoveis, anúncios relacionados ao mercado automotivo irão aparecer para ele. Por enquanto, só é possível anúnciar no formato anúncio de texto.

Mas e se eu não faço campanha de Links? Pensando nisso o Orkut criou uma área de “Publicidade”, no qual é possível veicular banners nas páginas. É possível segmentar por perfil, idade, sexo, temas relacionados e o formato de pagamento é o CPM (custo por mil).

Achei o modelo parecido com o oferecido pelo concorrente Facebook, onde o Orkut tem se inspirado muito nos modelos estruturais, prova disso foi o recém-lançado chat dentro do próprio site, no qual o Facebook já disponibilizava para uma maior interação entre os usuários do serviço.

Seja via Links ou pelo canal de Publicidade, vejo pontos negativos e positivos nesse tipo de divulgação.

Por um lado penso que é bom estar presente em uma rede social de massa que detém milhares de brasileiros ativos, por outro vejo um certo risco para algumas marcas estarem presentes nesse ambiente que por vezes não são bem vistos pelos usuários. É um local livre pro usuário expressar qualquer tipo de opinião sobre produtos e/ou marcas. Porém, nesse caso vamos cair naquela velha polêmica de “se está na chuva, é para se molhar”, a partir do instante que as empresas botam as caras no mundo online elas precisam estar preparadas para receber críticas, sejam boas ou ruins.

Já discuti esse tema com diversos amigos e constatei que a maioria também vê lados bons e ruins nessa dinâmica. E você, considera a publicidade no Orkut algo positivo ou negativo?

Popularity: 72% [?]

Juliana Horta é Relações Públicas e atualmente trabalha como analista de search engine marketing da agência interativa em São Paulo. Mantém os blogs Minhahorta e Burburim

9 Comentários »